Os custos indiretos são aqueles que não possuem ligação direta com o produto. A principal característica deles é a impossibilidade da mensuração. Ou seja, não existe uma forma de medir as quantidades dos insumos utiliza pelos que os produtos que os consumiram.
Ao contrário dos diretos, os custos indiretos são aqueles em que é difícil atribuir um valor para cada unidade produzida. No caso da indústria de ração, por exemplo, seria quase impossível determinar o custo exato de água ou energia elétrica para produzir cada quilo do produto.
O custo indireto, por sua vez, é aquele que demanda algum critério de apropriação ao produto. Ou seja: não há uma quantidade específica desse custo que possa ser mensurada ao produto. Isso significa que será necessária alguma métrica específica para vinculação do seu valor ao produto ou serviço.
Os custos chamados de diretos são aqueles que estão ligados a produção ou oferta do produto/serviço, isto é, sem esse custo não seria possível manter a operacionalidade do empreendimento. Esse tipo de custo se caracteriza por ser facilmente mensurável, ele é prático e pode ser colocado numa planilha.
Custo direto é aquele gasto determinado necessariamente pela produção, como compra de matéria-prima. Custo indireto também é um gasto terminado pela produção, mas a relação muitas vezes não é assim tão clara. Gastos em energia elétrica, por exemplo, são custos indiretos.
35 curiosidades que você vai gostar
Exemplos de custos fixosSalário de funcionários;Aluguel de máquinas ou equipamentos envolvidos na confecção de produtos ou prestação de serviços;Manutenção de equipamentos;Entre outros gastos envolvidos na fabricação de um produto ou prestação de serviço que se mantém fixos independentemente da quantidade vendida.
Outros exemplos de custos indiretos aparecem em:Materiais não ligados à produção (de um escritório da empresa, por exemplo);Mão-de-obra indireta (funcionários de limpeza ou segurança, por exemplo);Seguros contratados;Gastos com manutenção;Custos de depreciação ou amortização.
Nesse caso: Produto X (50.000/100.000 = 50%); Produto Y (20.000/100.000 = 20%) e Produto Z (30.000/100.000 = 30%). Assim que você tiver o percentual, você vai precisar pegar esse índice e multiplicá-lo pelo valor total que a sua empresa gastou com os custos indiretos.
Enquanto os custos estão relacionados com a produção em si de mercadorias ou com a realização de serviços, as despesas decorrem das atividades de sustentação da empresa.
Nesse exemplo, alguns custos diretos seriam: Mão de obra diretamente envolvida na produção; Matéria-prima (tecidos, zíperes, botões e tintas); Materiais de embalagem.
Custo é um gasto relativo ao bem ou serviço utilizado na produção de outros bens, ou serviços. Já as despesas podem ser consideradas gastos relacionados à manutenção do negócio.
Custo e despesa, apesar de parecidos, têm conceitos diferentes. O custo está relacionado às atividades-fim do negócio, como a matéria-prima. Já a despesa se refere aos gastos não relacionados ao produto final, como as despesas administrativas.
Os custos indiretos são todos os valores a serem gastos com a administração central da construção, salários de funcionários, despesas com viagens, seguros, impostos, taxas, consultorias e pró-labore dos diretores. Portanto, eles independem do volume produzido na obra.
Para descobrir o rateio, é essencial tirar a porcentagem de participação de cada produto no consumo total da matéria-prima para que seja aplicada nos custos indiretos. Portanto, é preciso dividir o valor unitário pelo total, o que dá 60% para o produto X (15.000/25.000) e 20% para os produtos Y e Z (5.000/25.000).
CIF = custos indiretos de fabricação. (b) O custo primário ou direto é a parte do custo de produção do período que pode ser apurada sem a necessidade de rateio. Ele é calculado através da soma do material direto com a mão de obra direta - CP (=) MD (+) MOD.
Como apurar o custo direto de um produto? Basicamente, você deve somar o valor do produto ao valor do frete, do seguro, dos gastos alfandegários, despesas de compra e impostos não recuperáveis. Em seguida, deve subtrair o valor do desconto promocional e dos impostos sobre compra recuperáveis.
Quais são os principais custos fixos de uma empresa?Luz;Água;Internet;Telefone;Salários e encargos trabalhistas.
Fixas são as despesas que não variam em função da produção. Já as variáveis, é claro, são as que variam conforme sua empresa produz maiores ou menores quantidades. Exemplos de despesas fixas: gastos com segurança, manutenção do prédio, aluguel, entre outros.
Também são exemplos de custos fixos os gastos com limpeza, segurança e manutenção de máquinas. Já a matéria-prima é um exemplo típico de custo variável. Quanto mais produtos forem fabricados por uma indústria, maior será seu consumo de matéria-prima e, portanto, o gasto com ela.
São aqueles que não podem ser atribuídos diretamente aos insumos aplicados. São consequência da realização dos serviços. Por isso mesmo, são parte do custo real do empreendimento. Enquanto os custos diretos podem ser atribuídos diretamente às unidades ou partes de serviços, os custos indiretos são diferentes.
Tal qual vimos anteriormente, os custos indiretos podem ser considerados os serviços de apoio que complementam a execução da sua obra. Isso pode implicar, por exemplo, na construção de instalações provisórias para o canteiro de obras, como escritórios, banheiros, vestiários e refeitórios.
É todo o custo relacionado com a produção do insumo constituído pelos custos com a mão de obra, materiais e equipamentos. Os custos diretos consideram também a construção do canteiro de obras e qualquer estrutura de apoio para a realização dos serviços.
Já a definição de despesa engloba todos os gastos relativos à administração da empresa, como as áreas comercial, de marketing, de desenvolvimento de produtos e financeira.
Quatro tipos de custos na contabilidadeDiretos. Os custos diretos são todos aqueles que estão relacionados aos produtos e serviços vendidos pela empresa, ou seja, que têm impacto no valor final calculado para a comercialização. ... Indiretos. ... Fixos. ... Variáveis.
É considerado custo todo valor gasto com recursos e serviços para que haja a produção de algo. Por exemplo, é indispensável ter tecido e equipamentos para que peças de roupa sejam fabricadas. Além disso, as mesmas precisam ser etiquetadas e embaladas para irem à venda.
Quantos quartos deve ter uma casa?
Como armazenar tinta fora da lata?
O que fazer quando o bebê vomita o leite?
Para que serve o limpar espaço livre do CCleaner?
O que pode ser muito enjoo na gravidez?
Qual o tempo de uma progressiva para outra?
Qual o valor do salário de um delegado da Polícia Civil?
Como montar uma campanha social?
Como compartilhar imagem Canva?
Qual é o significado louco da vida?
O que permite que a água entre na célula vegetal?
Qual a importância da criatividade e inovação para as organizações no cenário atual?
Quais os tipos de sociedade em conta de participação?
Como colocar uma imagem centralizada em HTML?