O transgênico é um organismo que recebe um gene retirado de outro, o que lhe confere uma característica nova. A depender do gene adicionado, a planta pode se tornar mais nutritiva ou mais resistente à seca, a pragas ou a agrotóxicos.
Benefícios dos transgênicos
Eles aumentam a produção agrícola, otimizam o uso de insumos e desenvolvem plantas mais adaptadas aos desafios do campo. Isso faz com que mais alimentos estejam disponíveis para consumo direto ou indireto.
O que são organismos transgênicos? Pode ser uma planta, uma bactéria ou mesmo um animal que carrega em seu DNA, gene ou genes de outras espécies. Na maioria das vezes, esses genes servem para conferir alguma característica ao organismo transgênico.
Organismos geneticamente modificados (OMG), ou simplesmente transgênicos, são aqueles produzidos pela engenharia genética, a partir da incorporação de genes de espécies que não se reproduziriam em condições naturais; como entre indivíduos do reino animal e vegetal.
Quais são as vantagens e desvantagens dos alimentos transgênicos? Os produtos transgênicos estão diretamente relacionados com a produção agrícola. Alimentos criados através da engenharia genética são capazes de resistir a pragas e doenças, ao mesmo tempo em que têm um maior rendimento e são mais nutritivos.
28 curiosidades que você vai gostar
Os perigos que os transgênicos podem oferecer ao meio ambiente são muitos. A inserção de genes de resistência a agrotóxicos em certos produtos transgênicos faz com que as pragas e as ervas-daninhas (inimigos naturais) desenvolvam a mesma resistência, tornando-se "super-pragas" e "super-ervas".
Ao contrário do que muitos acreditam, os transgênicos não fazem mal à saúde humana, animal ou ao meio ambiente.
Transgênico é sinônimo para a expressão "Organismo Geneticamente Modificado" (OGM). É um organismo que recebeu um gene de outro organismo doador. Essa alteração no seu DNA permite que mostre uma característica que não tinha antes. Na natureza, as alterações ou mutações naturais ocorrem com frequência.
São pessoas que nasceram com doenças genéticas graves e foram geneticamente modificados nos hospitais. Receberam o gene que faltava em seu genoma e se livraram da doença.
Alimentos transgênicos são aqueles produtos que tiveram seu DNA modificado pela inserção de um ou mais genes oriundos de outro organismo. Nesse contexto, uma planta de berinjela transgênica produz um alimento transgênico, que é a berinjela.
Os Estados Unidos possuem 75 milhões de hectares de área plantada para produção de soja e milho transgênico, e no Brasil, a área ocupada com transgênicos já chega a 50 milhões de hectares segundo o levantamento. Os dois países lideram o ranking de produção transgênica na agricultura mundial.
No entanto, o surgimento de doenças como alergias, depressão, resistência a antibióticos, infertilidade e até mesmo o câncer, foi associado ao consumo de alimentos transgênicos. Além dos riscos para a saúde dos consumidores, o problema se agrava quando se considera a biodiversidade.
O pleno desenvolvimento de plantas transgênicas, no presente e no futuro, permite menor volume de aplicação de pesticidas na agricultura, restrição quanto ao registro de promissores pesticidas e, conseqüentemente, menor impacto ao meio ambiente.
Importância da Genética: A genética proporciona avanços em diversos campos da sociedade. Esta ciência permitiu ao homem ampliar seus conhecimentos de biologia, mas também na medicina, agronomia, veterinária, meio ambiente e muitas outras áreas.
Entre os aspectos positivos dos alimentos transgênicos o destaque é para: Aumento da produção de alimentos; Aumento do conteúdo nutricional; Maior resistência, durabilidade e tempo na estocagem e armazenamento; Maior resistência às pragas (bactérias, fungos, vírus e insetos); Diminuição de agrotóxicos.
A polêmica que cerca os transgênicos tem fundo econômico, social e ambiental. Seus defensores argumentam que a biotecnologia aumenta a produção de alimentos a ponto de ser uma das alternativas para resolver a fome mundial. Entidades que são contra dizem que não há provas de que os produtos sejam benéficos ou nocivos.
ContrasHá desgaste do ambiente e alterações que podem tornar-se irreversíveis, como a aplicação de agrotóxicos, que penetra na terra e através da chuva atinge os rios e toda fauna e flora que está interligado.Dúvidas geradas quanto à própria saúde humana e os riscos que podem se desencadear a longo tempo.
A transgenia consiste em desenvolver organismos geneticamente modificados (OGMs), ou seja, em transpor uma característica de uma espécie para outra, introduzindo o gene da primeira no DNA da segunda (leia a sequência didática no quadro da página 60).
Outra aplicação, esta mais controversa, são os alimentos transgênicos, alimentos modificados com o objetivo de melhora da qualidade e aumento da produção e da resistência às pragas (insetos, fungos, vírus, bactérias e outros) e herbicidas.
DesvantagensPossibilidade do desenvolvimento de problemas de saúde, como reações alérgicas.Podem causar doenças como câncer ou serem venenosos para humanos.Perda de biodiversidade.Desaparecimento de espécies e contaminação de sementes.Incentivar o aparecimento de pragas mais resistentes.
Giampietro (2002), ao discutir os OGM s, distingue três ti- pos de incertezas, quando avaliamos as possíveis conseqüências das tecnologias para a saúde e o ambiente: risco, indeterminância e ignorância.
Transgênicos são 93% da área plantada com soja, milho e algodão | Agronegócios | G1.
As culturas para as quais existem tecnologias OGM aprovadas no país são:Algodão.Cana-de-açúcar.Eucalipto.Feijão.Milho.Soja.
A última safra colocou o Brasil em lugar de destaque na lista dos maiores produtores mundiais de alimentos geneticamente modificados. Perde apenas para os Estados Unidos. São 30 milhões de hectares destinados à cultura de transgênicos, especialmente soja, milho e algodão.
A comercialização no País, no entanto, só foi regulamentada em 2005 com a aprovação da Lei de Biossegurança pelo Congresso Nacional. Entre os produtos transgênicos cultivados no Brasil, a soja é um dos campões de produtividade.
Quais alimentos são considerados Remosos?
Qual animal tem a carne mais saudável?
Quantos dias de aula teórica na auto escola?
Qual é a responsabilidade da tomadora de serviços em razão das verbas trabalhistas?
Pode usar papel manteiga no microondas?
Quanto tempo demorou para construir as pirâmides?
Quais são os princípios éticos comuns?
O que é uma fonte não confiável?
Em que ep o Luffy reencontra a Nami?
Quantas vezes posso tomar BCAA por dia?
Onde é a Área de Transferência?
O que é um carma na vida de uma pessoa?
Como saber se o áudio foi reproduzido?
Quem inventou que tem que comer de 3 em 3 horas?