Os números quânticos descrevem valores de quantidades conservadas na dinâmica de um sistema quântico.
Os quatro números quânticos são: principal, secundário ou azimutal, magnético e spin. Eles são usados para identificar cada elétron na eletrosfera do átomo.
Os números quânticos são uma forma de definir a localização dos elétrons, parte essencial na composição do átomo. Partindo da mecânica quântica, linha de estudo com foco em entender as energias ligadas a esses elétrons, os números quânticos são divididos em quatro.
Os números quânticos são quatro: principal (n), secundário (l), magnético (m ou ml) e spin (s ou mS). Eles têm a função de localizar os elétrons, motivo pelo qual não existem elétrons que tenham os quatro números quânticos iguais.
Para entender como determinar esse número quântico, temos de realizar uma representação gráfica dos elétrons em orbitais. Isso é feito geralmente indicando um orbital por um quadrado. Por exemplo, o subnível s só possui um orbital, pois ele tem só uma forma em relação a qualquer orientação espacial, que é esférica.
37 curiosidades que você vai gostar
Os elementos são ordenados na tabela periódica de acordo com seu número atômico, a quantidade de prótons que eles têm. Em um átomo neutro, o número de elétrons é igual ao número de prótons, então é fácil determinar o número de elétrons pelo número atômico.
Número Quântico Principal (n):
Indica o nível de energia do elétron, variando de 1 a 7. Quanto maior o número quântico principal, maior será a energia do elétron.
O número quântico secundário ou número quântico azimutal, na mecânica quântica, é um dos números quânticos, e caracteriza as subcamadas de um orbital atômico. Definido por l, este número obtém-se a partir de um conjunto de números naturais, que termina no resultado da subtração uma unidade ao número quântico principal.
Número quântico magnético, ml
Dessa forma, este número quântico pode assumir valores inteiros de -l, passando por zero, até +l. l = 0 : corresponde ao subnível s, onde existe somente uma orientação (ml = 0).
01 B De acordo com a configuração eletrônica, o subnível mais energético para o átomo de oxigênio é o 2p4, que apre- senta os seguintes valores para os números quânticos: n (número quântico principal) = 2. и (número quântico secundário) = 1. m (número quântico magnético) = –1.
O número quântico principal expressa o nível de energia do elétron, definido por sua distância média do núcleo. O segundo número quântico é chamado de momento angular ou azimutal e define a forma dos orbitais dos elétrons. O número quântico magnético indica a orientação dos orbitais no espaço.
O spin é uma propriedade quântica presente em partículas subatômicas, como prótons e elétrons. Trata-se de uma grandeza vetorial porque apresenta módulo, direção e sentido. Seu módulo, entretanto, não pode apresentar quaisquer valores, já que o spin é uma grandeza quantizada.
Por exemplo, se um elétron tem o número quântico principal 3, os valores possíveis de l são: 0, 1 e 2. Assim, dentro da camada 3 há três espécies de orbitais. Os orbitais com o mesmo n, mas diferentes l, pertencem a diferentes subcamadas de uma dada camada. ... Para l = 1 (subcamada p), ml = -1, 0, +1, há três orbitais.
Número de elétrons no subnível mais energético: o subnível mais energético é o último a ser preenchido, isto é, o 3d. Assim, o número de elétrons nele é 3. Número de elétrons no subnível mais externo: o subnível mais externo é o que fica mais afastado do núcleo, isto é, o 4S. Assim, o número de elétrons nele é 2.
São 4: n = principal, l = momento angular, ml = magnético e ms = spin. Esses são os possíveis números quânticos magnéticos. ... Os números quânticos são resultados da equação de Schrödinger.
Os orbitais mais comumente preenchidos são s, p, de ef. Os orbitais S não têm nós angulares e são esféricos. Os orbitais P têm um único nó angular através do núcleo e têm a forma de halteres. D e f têm dois e três nós angulares, respectivamente.
N → 4 subníveis (s, p, d e f), 16 orbitais.
O número quântico de spin é o quarto de um conjunto de números quânticos (o número quântico principal, o número quântico azimutal, o número quântico magnético e o número quântico de spin), que descrevem completamente o estado quântico de uma partícula. É designado pela letra s.
Definido por n, o número quântico principal define a energia do nível em que se encontra o elétron, a partir da relação de Bohr. Quanto maior esse número, maior a energia do orbital correspondente.
Características do elétron
Massa em quilogramas: 9,11 x 10-31 kg. Massa em unidades de massa atômica: 5,49 x 10-4 u.m.a.
Ele tem carga negativa e se localiza na eletrosfera, em torno do núcleo atômico, o que decorre da força eletromagnética. As outras partículas são o próton (carga positiva) e o nêutron (carga neutra), as quais formam o núcleo atômico.
Qual dos ácidos a seguir é classificado como Oxiácido Diácido e forte?
O que é um circuito elétrico e como ele funciona?
Como saber se OR é forte ou fraco?
Como funciona o colesterol no organismo?
Como saber quando é verbo de ligação?
Quais as funções do controle do ar condicionado Consul?
Será que ele é tímido ou não está afim?
O que é o controle Legislativo?
Como saber se um número é inteiro?
Como identificar uma camisa de algodão?
Como fazer um relógio com material reciclado?
Como melhorar a pronúncia do inglês?
Como iniciar um grupo de projeto social?
Como você pode usar a internet via satélite?
Como criar rotas com vários endereços?
Como melhorar a aderência da argamassa?