Os indicadores de saúde são usados como ferramenta para identificar, monitorar, avaliar ações e subsidiar as decisões do gestor. Por meio deles é possível identificar áreas de risco e evidenciar tendências.
As principais modalidades de indicadores de saúde são: Mortalidade / sobrevivência • Morbidade / gravidade / incapacidade • Nutrição / crescimento e desenvolvimento • Aspectos demográficos • Condições socioeconômicas • Saúde ambiental • Serviços de saúde.
Para a finalidade deste compêndio, os indicadores de saúde são definidos como medidas-síntese que contêm informação relevante sobre determinados atributos e dimensões do estado de saúde, bem como do desempenho de um sistema de saúde.
Existem vários tipos de indicadores de saúde que podem ser analisados pela alta administração, como por exemplo, taxa de natalidade, taxa de mortalidade, envelhecimento da população, entre outros.
Indicadores de mortalidade
Um dos mais conhecidos, o indicador de mortalidade, possibilita acompanhar o número de óbitos em determinada região, acompanhando também seus perfis, e descobrindo as principais causas de morte.
42 curiosidades que você vai gostar
Representam o “peso” que os óbitos apresentam numa certa população. Indicadores de Mortalidade: Calculamos principalmente os coeficientes ou taxas de mortalidade geral, mortalidade infantil, mortalidade por causa e a letalidade, apesar de haver muitos outros coeficientes de mortalidade bastante usados.
Morbidade e Mortalidade
A morbidade ou morbilidade, como dito, consiste na taxa de indivíduos portadores de determinada doença dentro de um grupo específico, a partir de certo período de análise. Mortalidade é referente a tudo que é mortal.
A avaliação dos indicadores de saúde deve envolver, se possível, os responsáveis pela produção, análise e interpretação dos dados e informação. Estes responsáveis devem conhecer os processos a serem realizados para monitorar as tendências e os contextos locais, regionais e nacionais.
A análise desses elementos considera fatores como alimentação, acesso à saúde, emprego, saneamento básico, educação, transporte, bem estar espiritual, físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos.
Mortalidade geral, mortalidade infantil, mortalidade materna e por doenças transmissíveis são os mais utilizados para avaliar o nível de saúde de uma população.
Entende-se por indicadores de saúde, parâmetros utilizados, aceitos universalmente, com o objetivo de direcionar o planejamento das ações programáticas, avaliar e monitorar o estado de saúde de certa população em um período definido. FONTE: AGENCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR.
Na Ripsa, convencionou-se classificá-los em: (i) indicadores demográficos; (ii) indicadores socioeconômicos; (iii) indicadores de mortalidade; (iv) indicadores de morbidade e fatores de risco; (v) indicadores de recursos; e (vi) indicadores de cobertura.
Um indicador de qualidade deve ter as seguintes características: validade, sendo a capacidade de medir apenas o fenômeno que se pretende; confiabilidade deve reproduzir resultados iguais quando aplicado em condições similares; disponibilidade, os dados para o cálculo do indicador devem ser de fácil acessibilidade; ...
Os principais indicadores de desempenho nas empresas de sucessoIndicador de lucratividade.Valor do ticket médio.Nível de serviço de entregas.Taxa de sucesso em vendas.Índice de turnover.
Saúde e educação são as duas principais políticas públicas do país. São elas que podem produzir um mínimo de igualdade num país tão desigual. Prover saúde pública de qualidade significa garantir e respeitar a dignidade de cada cidadão que integra e constrói a sociedade brasileira.
O Índice de Desenvolvido Humano baseia-se nos parâmetros de saúde, educação e renda para avaliar o desenvolvimento de um país. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma unidade de medida utilizada para aferir o grau de desenvolvimento de uma determinada sociedade nos quesitos de educação, saúde e renda.
A realização de estudos sobre a população é de suma importância e pode ocorrer em níveis regionais ou globais; o primeiro refere-se à busca por informações sobre os habitantes de um município, estado ou país; o segundo é mais abrangente, pois estabelece um agrupamento de informações, pois trata-se de pesquisas que ...
Podemos definir Indicadores de Saúde como instrumentos utilizados para medir uma realidade, como parâmetro norteador, instrumento de gerenciamento, avaliação e planejamento das ações na saúde, de modo a permitir mudanças nos processos e resultados.
São indicadores para o ano de 2020: I - proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª até a 20ª semana de gestação; II - proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; III - proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado; IV - cobertura de ...
Vamos traduzir para uma linguagem mais simples: comorbidade é a ocorrência de duas ou mais doenças relacionadas no mesmo paciente e ao mesmo tempo. Uma das características da comorbidade é que existe a possibilidade de as doenças se potencializarem mutuamente, ou seja, uma provoca o agravamento da outra.
Agravos – Morbidade e epidemiologiaArboviroses – Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela.Controle vetorial do Aedes aegypti – SISPNCD.Doença de Chagas.Leptospirose.Síndrome Congênita do Zika Vírus.Doenças neuroinvasivas por arbovírus.Peste.Esquistossomose.
O uso dos indicadores demográficos nos permite conhecer as características de uma determinada população e sua evolução ao longo do tempo no território.
Normalmente, o coeficiente geral de mortalidade se situa entre 6 e 12 óbitos por 1.000 habitantes. Valores abaixo de 6 podem significar sub-registro de óbitos (VERMELHO; LEAL; KALE, 2005).
Ref.: 3581066 Pontos: 0,00 / 1,00 São casos que podemos considerar como morbidade, exceto: anorexia e bulimia paciente com câncer fumante obesidade transtorno obsessivo compulsivo (TOC) 9.
Os dados de Mortalidade podem ser obtidos através de: CD-ROM, distribuído pela Secretaria de Vigilância em Saúde; Consultas na home-page do DATASUS em Informações de Saúde – Mortalidade. Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde (Sistema de Informação).
Qual é a diferença de citologia Papanicolau?
Quem tem pressão alta pode tomar chá de gengibre e canela?
Qual a diferença entre congruência e igualdade?
O que é o agregado na construção civil?
Qual é a comida típica do Rio de Janeiro?
Quantas pessoas são dependentes de álcool no Brasil?
Quanto ganha um nutricionista de futebol?
Quem inventou o planejamento estratégico?
Como desativar a função WPS do roteador?
Qual a diferença entre o Pentateuco e a Torá?
O que é limpeza de pele com Ledterapia?
Como soprar canela no dia primeiro?