Marcas inexplicadas na pele, incluindo pequenos pontos de cor vermelha ou púrpura (petéquias) ou manchas de cor púrpura (púrpura), hematomas (equimoses) ou pequenos vasos sanguíneos alargados e visíveis na pele ou nas membranas mucosas (telangiectasias).
As lesões purpúricas são subdividas pelo tamanho em petéquias (menores de 2 mm), sendo geralmente numerosas, ou púrpuras maculares (de 2mm a 2cm), ou equimoses (maiores de 1 cm). Outra classificação é em trombocitopênicas e não trombocitopênicas. Na primeira, há a diminuição de células plaquetárias.
Hematoma é o acumulo de sangue no interstício dos tecidos provocado normalmente por lesão da parece vascular. Pode ter a mesma expressão clínica da equimose, porém, emprega-se esse termo nos casos de grandes coleções, com abaulamento local. Nas equimoses o sangue está infiltrado, espalhado nas malhas dos tecidos.
A equimose é o extravasamento de sangue dos vasos sanguíneos da pele que se rompem formando uma área de cor roxa e, normalmente, está relacionada a traumas, contusões ou efeito colateral de alguns medicamentos, por exemplo.
Principal diferença entre equimose x hematoma:
✓ Nas equimoses o sangue está infiltrado, espalhado nas malhas dos tecidos. Nos hematomas, os tecidos vizinhos são deslocados e comprimidos.
31 curiosidades que você vai gostar
Outro aspecto de grande interesse médico-pericial é a tonalidade da equimose. De início, a coloração é avermelhada; depois, com o correr do tempo, ela se apresenta vermelho-escura, violácea, azulada, esverdeada e, finalmente, amarelada, desaparecendo, em média, entre 15 e 20 dias.
O que causam essas manchas roxas ou equimoses? As equimoses podem ocorrer por um acidente, por uma queda, por um trauma, quando você torce o tornozelo, quando você quebra um osso, quando você passa por uma cirurgia cirurgia plástica, até mesmo cateterismo cardíaco.
Quais são os sintomas de equimoses? O principal sintoma de equimose é uma área de descoloração da pele maior que 1 centímetro. A área também pode ser sensível e dolorosa ao toque. Suas equimoses mudam de cor e desaparecem quando seu corpo reabsorve o sangue que se acumulava sob a pele.
A equimose é caracterizada por um sangramento em que ocorre a infiltração do sangue nos tecidos do corpo, como a pele, por exemplo, devido à ruptura de alguns vasos sanguíneos, o que resulta em manchas roxas no corpo. Por ambos serem manchas roxas no corpo, é comum confundir um hematoma e uma equimose.
Como ocorre a divisão de uma célula bacteriana?
Quais são as bactérias Gram-positivas?
Como foi feito o primeiro sabão?
Pode tomar suco de laranja todos os dias?
Qual a diferença de uma chave seccionadora para um disjuntor?
Como foi o período colonial no Brasil?
O que é uma apresentação em um livro?
Quais são os 4 tipos de diabetes?
Para que serve a consulta de viabilidade?
Como se faz uma reunião de trabalho?
Qual a relação do Brasil com o meio ambiente?
Quais são as etapas de elaboração de um estatuto social de uma Cooperativa?
Pode levar carregador portátil no avião?
Como era praticado o vôlei antigamente?
Porque é para quem Lucas escreveu o evangelho?