A capacidade de percepção espacial é a habilidade para perceber seus relacionamentos com o entorno ao seu redor (processos exteroceptivos) e com você mesmo (processos interoceptivos). ... O espaço também faz parte de nosso pensamento, pois é o lugar onde reunimos todas as nossas experiências.
Para perceber essa habilidade nos nossos alunos e aguçar a Inteligência Espacial, podemos apostar em jogo dos sete erros, pintura, comparação e observação de desenhos. Trocar móveis e materiais da sala de aula e pedir para as crianças apontarem as mudanças também é uma maneira simples de trabalhar esta competência.
A leitura de diferentes estilos de textos escritos, a atenção às suas características, realizar um resumo escrito ou oral são exercícios que podem ajudar a desenvolver a inteligência linguística. Você pode fazer isso tanto lendo um livro escrito como escutando um audiolivro ou podcast.
Trata-se de pessoas que frequentemente pensam com imagens e que se lembram facilmente das imagens visuais, dos pormenores do que observam e das relações entre as coisas no espaço.
A Habilidade visuo espacial(Gv) é genérica e ampla, correspondendo a um tipo de processamento geral capaz de produzir, registrar, relembrar transformar imagens e sensações visuais (Primi, 2003; Schelini, 2006).
A pessoa que a possui apresenta capacidade para perceber de forma exata o mundo visual e de realizar transformações e modificações em relação ao que foi observado. Essa capacidade é aplicada tanto a cenários reais quanto imaginários.
Escrita, apresentação de trabalhos em público, contação de histórias pelos alunos e teatro, por exemplo, podem estimular essa inteligência. Indivíduos com essa inteligência têm coordenação motora, equilíbrio e facilidade para mover o corpo, como na dança e nos esportes, por exemplo.
Como desenvolver essa inteligência
A inteligência linguística se refere não apenas à capacidade oral, mas também a outras formas de expressão, como a escrita ou mesmo o gestual. A inteligência verbo-linguística refere-se à capacidade de um indivíduo de se expressar, seja por meio da linguagem ou de gestos.
Afinal, quais as habilidades da inteligência espacial? Quem consegue desenvolver sua inteligência espacial tem uma série de habilidades que podem ser utilizadas nas mais diversas atividades do dia a dia, tanto do âmbito pessoal quanto no profissional. – recriar aspectos das experiências visuais, assim como sua relação com demais fatores externos.
Se você quer saber mais sobre essa inteligência e como exercitá-la, continue lendo este artigo de Psicologia-Online: Inteligência espacial-visual: características, exemplos e atividades. A inteligência espacial é um dois oito tipos de competências identificados pelo psicólogo Howard Gardner em sua Teoria das Inteligências Múltiplas.
O conceito de inteligência espacial foi apresentado ao mundo pela primeira vez no livro “Estruturas da mente – A teoria das múltiplas inteligências”, de Howard Gardner (PhD e professor de Educação e Psicologia na Universidade de Harvard), em 1983.
Inteligência espacial-visual: exemplos Diversas figuras históricas se destacam ao longo da história por sua inteligência espacial-visual: Lucien Hervé: foi um fotógrafo húngaro do século XX, reconhecido sobretudo por sua fotografia da arquitetura. Sua obra se destaca pela captura da geometria e pelo jogo de luz e sombras.
O que diz o artigo 147 do Código Penal?
É verdade que nenhum animal produz seu próprio alimento todos são consumidores?
Quais são as principais habilidades sociais?
O que acontece se a empresa não der baixa na carteira em 48 horas?
Qual é o valor máximo permitido para a parcela residual final no ciclo Toyota?
Qual antibiótico substitui azitromicina?
Qual é a diferença entre maior é grande?
O que aparece no ultrassom com 4 semanas?
Quais são as etapas da cadeia respiratória?
Qual é o segundo Pokémon mais fraco do mundo?
Quais são as características de um projeto?
Qual a importância de uma boa comunicação?
Quanto tempo a empresa tem para mudar o cargo do funcionário?
Qual a importância da tabela de temporalidade para a gestão de arquivos escolares?