Fonte documental é a origem de uma informação, especialmente para fins de investigação, quer seja em jornalismo, historiografia ou produção de literatura acadêmica em geral. Em determinados contextos, os termos autor e fonte são sinônimos.
“Fonte Histórica” é tudo aquilo que, por ter sido produzido pelos seres humanos ou por trazer vestígios de suas ações e interferência, pode nos proporcionar um acesso significativo à compreensão do passado humano e de seus desdobramentos no Presente. As fontes históricas são as marcas da história.
As fontes históricas podem ser vestígios arqueológicos, como ossos dos animais e dos homens que viveram no período da pré-história. Esses são exemplos de fontes materiais escritas. Documentos escritos em tempos passados, mapas, cartas, diários, pergaminhos e jornais antigos também são fontes materiais escritas.
A história digital é uma das formas possíveis para abordar e analisar a historiografia utilizando as novas tecnologias de comunicação. É o estudo da escrita da História com o recurso à informática aplicada às Ciências Humanas.
José D Assunção Barros organiza as fontes históricas em quatro tipos, que são:
documentos textuais;
vestígios arqueológicos e fontes da cultura material;
representações pictóricas; e.
registros orais.
28 curiosidades que você vai gostar
Tipos de fontes históricas
Documentos textuais: cartas, crônicas, ofícios, diários, relatos.
Vestígios arqueológicos: objetos de cerâmica, construções, estátuas.
Representações pictóricas: quadros, pinturas, fotos, afrescos.
Registros orais: testemunhos pessoais transmitidos oralmente.
Fontes escritas: certidões, documentos, livros, cartas, diários, jornais, mapas, entre outros. Fontes visuais: pinturas, fotografias, gravuras, filmes, entre outros. Fontes orais: entrevistas, gravações, depoimentos orais, canções, entre outros.
Alguns exemplos de fontes orais são:
Lendas.
Mitos.
Relatos.
Documentários.
Entrevistas.
Discursos.
O trabalho com fontes históricas em sala de aula requer cuidados, pois todo documento histórico expressou uma versão de um determinado fato ou momento. Para utilizar boas metodologias, o professor precisa construir um roteiro de análise para os alunos.
As fontes históricas são os itens materiais e imateriais (ou seus vestígios) que são produzidos pela ação humana. As fontes históricas são fundamentais para que o historiador possa realizar o seu trabalho de investigação do passado humano.
Fontes não escritas: pinturas, depoimentos orais, filmes, fotografias, utensílios, objetos variados.
“Fonte Histórica” é tudo aquilo que, por ter sido produzido pelos seres humanos ou por trazer vestígios de suas ações e interferência, pode nos proporcionar um acesso significativo à compreensão do passado humano e de seus desdobramentos no presente. As fontes históricas são as marcas da história.
É uma forma de linguagem visual que utiliza imagens para representar determinado tema. São imagens, pinturas, fotografias, anúncios de publicidade e outros, sempre importantes como fontes históricas informativas de épocas, pessoas e das sociedades nas quais foram produzidos. ...
Por conseguinte, temos como fontes imateriais os vestígios que sobrevivem nas sociedades e que são detectáveis em suas tradições, costumes, lendas, ritos e folclore. fontes materiais: monumentos, utensílios, vestígios arqueológicos, etc. fontes imateriais: tradicões, costumes, ritos, lendas e folclore.
As primeiras são os vestígios de civilização material: monumentos, utensílios, vestígios arqueológicos etc., assim como os documentos de diversas espécies. As fontes imateriais são os vestígios que sobrevivem nas sociedades e que são detectáveis em suas tradições, costumes, lendas, ritos e folclore.
A preocupação com a preservação dos arquivos cresce consideravelmente em virtude da necessidade de salvaguardar a memória, instrumento primordial para o historiador. Os arquivos são espaços para busca de fontes e construção da narrativa historiográfica contribuindo também para vários campos científicos.
Resumo: O documento oral, reconhecido pelo seu valor histórico, tem como intuito preservar a memória das pessoas e servir como evidência ou prova de algum evento ocorrido. Ainda que pouco explorados no cenário arquivístico, constituem-se como importantes itens documentais em seus acervos.
1. Fontes visuais. São imagens, fotografias, artes, publicidades e outros, de grande importância para a história de determinada época. Esses anúncios foram fontes visuais para as pessoas daquela época.
As fontes históricas são vestígios do passado que permitem que o historiador desenvolva sua pesquisa e responda questões referentes a elas. ... Com isso, fontes de natureza oral e material passam a ser consideradas tão importantes quanto documentos escritos para se compreender o passado.
O termo iconografia nos remete portanto a todas as imagens que irão compor a carreira de um artista, por exemplo, ou ao conjunto de obras, sejam elas escultura, cinema, pintura, fotografia, xilogravura e etc., que integraram determinado período artístico. ... Essas imagens e desenhos são a sua iconografia.
1. Ciência das imagens produzidas pela pintura, pela escultura e pelas outras artes plásticas. 2. Estudo em que se acham reproduzidas obras desta natureza.
As entrevistas de história oral são tomadas como fontes para a compreensão do passado, ao lado de documentos escritos, imagens e outros tipos de registro. ... Exige, antes, a pesquisa e o levantamento de dados para a preparação dos roteiros das entrevistas.
Os registros históricos contam histórias de nossos antepassados, histórias que talvez não poderíamos aprender de nenhuma outra forma. Registros de censos, registros vitais, registros militares e outros, todos abrem as portas para o passado.
Esse tipo de narração descritiva de fatos do passado geralmente respeita uma ordem cronológica e possui certa intencionalidade - ou seja, o relato transmite um sentido particular a respeito de um acontecimento histórico.
Identificar o tema tratado (distinguir a informação principal da acessória). Identificar o contexto histórico (período / acontecimentos em que se enquadra o assunto do texto). Interpretar o documento (esclarecimento de vocábulos ou frases cujo sentido lhe suscite dúvidas; explicação das ideias centrais).
Como saber se o cachorro está com depressão?
Como transformar o calor em energia elétrica?
Como se dá a transferência de calor no interior da terra?
Como Instalar arquivo APK XAPK?
Como o Super Chá SB age no organismo?
O que o chumbo pode causar ao meio ambiente?
Qual é a importância do riso na vida das pessoas?
Como o cianeto interfere na respiração celular?
Como o capitalismo pode ajudar o meio ambiente?
Como instalar torneira em ponto de água?
Como deve se comportar um ciclista no trânsito?
Qual a maneira correta de tomar benegrip?
Como o camaleão identifica a cor?
Como capitalismo informacional provocou transformações no meio social?
O que irá acontecer com o potencial de membrana da célula em decorrência do efeito do cianeto?