Resumo sobre fontes históricas São documentos materiais e imateriais produzidos pelos homens ao longo do tempo. São o principal objeto de estudo do historiador para produzir conhecimento histórico. Seus tipos são: documentos escritos, vestígios arqueológicos, representações pictóricas e registros orais.
Resumo sobre fontes históricas
Os tipos de fontes são: documentos textuais, vestígios arqueológicos, representações pictóricas e registros orais. Alguns exemplos de fontes: texto escrito, vídeos, fotos, áudios, resquícios de objetos históricos, quadros.
José D Assunção Barros organiza as fontes históricas em quatro tipos, que são:documentos textuais;vestígios arqueológicos e fontes da cultura material;representações pictóricas; e.registros orais.
“Fonte Histórica” é tudo aquilo que, por ter sido produzido pelos seres humanos ou por trazer vestígios de suas ações e interferência, pode nos proporcionar um acesso significativo à compreensão do passado humano e de seus desdobramentos no Presente. As fontes históricas são as marcas da história.
Os diferentes tipos de fontes e quando os usarFontes serifadas. Esses são os tipos de fontes mais antigos. ... Fontes não serifadas. As fontes não serifadas dispensam os floreios de sua predecessora em troca de uma abordagem mais limpa e moderna. ... Fontes serifadas egípcias. ... Fontes caligráficas. ... Fontes decorativas.
19 curiosidades que você vai gostar
Acesse o WhatTheFont e insira uma imagem para descobrir a fonte utilizada. No computador, é possível carregar um arquivo do seu dispositivo. No celular, há a possibilidade de usar a câmera ou enviar uma foto da galeria; Em seguida, a plataforma irá identificar e sugerir algumas opções de texto presentes.
Classificação de fontes
Existem 4 classificações primárias de estilo, nos quais a grande parte das fontes existentes se encaixam: (sem serifa), Serif (com serifa), Script (simula a escrita à mão) e Dingbat (composta por símbolos diversos no lugar das letras do alfabeto).
Fontes históricas são documentos que trazem consigo vestígios do passado que permitem com que os historiadores exerçam o seu trabalho.
As fontes históricas são constituídas por elementos das quais o homem fez e deixou no passado. Os fatos históricos influenciam o futuro, ou seja, o atual mundo é composto dos acontecimentos e feitos anteriores.
Essas fontes podem ser escritas ou não escritas. Fontes escritas: cartas, letras de canções, livros, jornais, revistas, documentos públicos, etc. Fontes não escritas: pinturas, depoimentos orais, filmes, fotografias, utensílios, objetos variados.
As fontes históricas podem ser classificadas em: Fontes materiais: objetos, utensílios, vestuário, móveis, instrumentos de trabalho, construções, restos de pessoas ou animais mortos, restos de alimentos, entre outros. Fontes escritas: certidões, documentos, livros, cartas, diários, jornais, mapas, entre outros.
Por conseguinte, temos como fontes imateriais os vestígios que sobrevivem nas sociedades e que são detectáveis em suas tradições, costumes, lendas, ritos e folclore. fontes materiais: monumentos, utensílios, vestígios arqueológicos, etc. fontes imateriais: tradicões, costumes, ritos, lendas e folclore.
Todos sabemos que as chamadas fontes orais para o historiador, são, fundamentalmente, entrevistas gravadas, transcritas ou não, onde determinado entrevistado narra acontecimentos sobre o passado – sobre o seu próprio ou o de outras pessoas, instituições, etc.
As fontes históricas podem ser vestígios arqueológicos, como ossos dos animais e dos homens que viveram no período da pré-história. Esses são exemplos de fontes materiais escritas. Documentos escritos em tempos passados, mapas, cartas, diários, pergaminhos e jornais antigos também são fontes materiais escritas.
São imagens, fotografias, artes, publicidades e outros, de grande importância para a história de determinada época. Esses anúncios foram fontes visuais para as pessoas daquela época.
As fontes históricas são os itens materiais e imateriais (ou seus vestígios) que são produzidos pela ação humana. As fontes históricas são fundamentais para que o historiador possa realizar o seu trabalho de investigação do passado humano.
A fonte de origem geralmente é chamada de Fonte Primária, que é o primeiro grau da informação. Por sua vez a fonte secundária é o resultado da discussão e o resultado das fontes originais. Por fim encontrasse as fontes terciarias, que são a junção entre o material inédito com o material já discutido.
Em historiografia e biblioteconomia, uma fonte primária (também chamada de fonte original) é um documento, gravação ou outra fonte de informação, como um documento escrito ou uma figura por exemplo, criado no tempo em que se estuda, por uma fonte com autoridade, geralmente com conhecimento pessoal direto dos eventos ...
Principais fontes históricas do Brasil Império:
- Pinturas, retratos, desenhos e esculturas (principalmente em igrejas). - Documentos oficiais. - Ruínas de cidades da época. - Livros de História escritos no período imperial.
Letra de fôrma, letra cursiva e letra de imprensa.
Para suprir a demanda dos diferentes componentes do computador de mesa, as fontes mais utilizadas no pcs são no padrão ATX, que fornecem as seguintes voltagens de saída: +3,3V, +5V, +12 V, -5V, -12V e +5VSB. Este padrão foi criado em 1996 e também está presente em gabinetes e placas mãe.
Uma fonte tipográfica (também chamada de tipo ou, simplesmente, fonte) é um padrão, variedade ou coleção de caracteres tipográficos com o mesmo desenho ou atributos e, por vezes, com o mesmo tamanho (corpo). Assim, dizemos fonte Garamond, fonte Ale, ou fonte negrita, fonte itálica.
WhatTheFont é o nome de uma das ferramentas que identifica mais facilmente a fonte usada em determinado texto. Tudo o que você precisa é fazer um screenshot do trecho que contém o tipo de letra que precisa ser identificada e deixar que o WhatTheFont faça o resto.
O What Font Is é um site que permite descobrir a fonte pela imagem. O usuário deve fazer upload do arquivo e usar as ferramentas do aplicativo online para recortar o trecho em que o texto aparece e separar as letras. Feito isso, os caracteres são analisados e as prováveis tipografias usadas na foto serão exibidas.
Descobrir a fonte usada em uma imagem é um procedimento que pode ser feito online por meio do site What The Font. A plataforma reconhece textos presentes em imagens JPG ou PNG, exibindo a família tipográfica usada no arquivo e oferecendo, também, versões semelhantes acompanhadas de links para baixar ou comprar.
O que pode acontecer quando o bebê está sentado na barriga?
Como fica a maré na lua cheia?
Qual é o livro mais difícil de se ler?
Como fica o cérebro após um AVC?
O que acontece com o cão depois de castrado?
Como saber a hora certa de tirar o aparelho dos dentes?
O que fazer quando a tela do celular não acende?
Qual a melhor tinta para pintar portas e janelas de madeira?
Como fica o umbigo nas primeiras semanas de gravidez?
Como pintar o cabelo de lilás em casa?
Como fica o muco próximo de vir a menstruação?
Como tingir o chantilly de cor creme?
Qual é a tinta que é usada para pintar sabonete?
Como visualizar processo no JEF?
Qual a tinta para pintar vaso de barro?
Como ocorre a gravidez durante a 3a semana?
Como pintar o cabelo na nuca em casa?
Como levar queijo em viagem de ônibus?