Dilatórias são aquelas que geram a procrastinação do processo. São as exceções de suspeição, de incompetência, e para os doutrinadores Fernando Capez e Julio Fabbrini Mirabete, as de ilegitimidade de parte. Exceções peremptórias são aquelas que geram a extinção do processo.
Ocorre quando há um litígio pendente de julgamento por um juiz. A exceção de litispendência impede a duplicação da ação, ou seja, não poderá ser intentada ação com as mesmas partes e sobre o mesmo fato. Assim, por meio da exceção de litispendência evita-se o "bis in idem".
Segundo ensinamentos de Carlos Henrique Bezerra Leite, as exceções dilatórias distendem o curso do processo, sem extingui-lo. Nesta classificação estão incluídas as exceções de incompetência, suspeição e impedimento. Já as exceções peremptórias visam à extinção do processo.
No prazo da defesa escrita, pode o réu apresentar exceções peremptórias (implicam no encerramento de um feito) e exceções dilatórias(não extinguem o processo). Exemplo disso é a exceção de incompetência relativa, exceção dilatória, que deve ser oposta, no prazo de defesa escrita, sob pena de preclusão para a defesa.
As exceções são procedimentos incidentais em que se alegam determinados fatos processuais, referentes a pressupostos processuais ou condições da ação, expressamente previstos na lei processual, cuja arguição obedece a determinado rito, com o objetivo de extinguir o processo ou simplesmente dilatar o seu exercício.
27 curiosidades que você vai gostar
No CPP brasileiro existem as seguintes espécies de exceções, a saber: a) suspeição; b) incompetência; c) litispendência; e) ilegitimidade de parte e, f) coisa julgada.
O que é Exceção:
Exceção pode ser relacionada também a indivíduos, por exemplo, dizer que aquele menino ou menina é uma exceção, ou seja, eles são diferentes dos demais, possuem um modo de pensar e/ou agir que é fora do comum, que não são iguais as outras pessoas em seu modo de ver a vida.
1. Que põe termo a instância ou acção judicial por ter acabado o prazo legal; que causa perempção . Dupla grafia pelo Acordo Ortográfico de 1990: perentório ou peremptório.
A exceção de ilegitimidade diz respeito à parte; partes são consideradas os sujeitos que compõe o litígio, portanto, se uma parte não é legítima para a propositura daquela ação, deve-se arguir a exceção de ilegitimidade.
Onde compartilhar links do Hotmart?
O que acontece quando o processo sai no Diário Oficial?
O que dá alterado no hemograma quando está com apendicite?
Como instalar dreno ar condicionado janela?
Como entrar com uma ação contra o Banco do Brasil?
Qual a pena mínima para o tráfico de drogas?
Como fazer intercâmbio pela PUC?
Como saber que a música não tem direitos autorais?
O que dizer na hora de se declarar pra ela?
Como calcular os metros quadrados de um cômodo?
Como fazer para retirar um boletim de ocorrência?
Como ver as pessoas que gostaram do vídeo no YouTube?
Onde vai o reembolso do AliExpress?
Como fazer divulgação de canecas personalizadas?
Quando o namoro não é recíproco?
Como posse de bola o jogador pode dar quantos passos e em seguida deve fazer o quê no handebol?