É uma chuva de abrangência local (áreas pequenas) e ocorre quando há a movimentação do ar, isto é, o ar frio desce, por ser mais denso, e o ar quente eleva-se, por ser mais leve. Ao subir, o ar quente carrega toda a umidade, inicia-se o processo de condensação e, depois, ocorre a precipitação.
As chuvas convectivas também ocorrem na estação chuvosa, dos climas tropicais. No Brasil as regiões do centro-oeste e sudeste estão sujeitas a esse fenômeno. É aquela chuva rápida e intensa que ocorre no final da tarde em muitas cidades brasileiras.
Em escala global, as chuvas frontais são comuns nas áreas continentais da Zona Temperada do planeta Terra, que compreende a área entre o Círculo Polar e o Trópico, tanto norte quanto sul. Nesses locais, de clima subtropical, as chuvas frontais ocorrem especialmente no inverno.
Chuvas ciclônicas, também denominadas como chuvas frontais, acontecem quando duas massas de ar, fria e quente, encontram-se. ... Essas chuvas são comuns nas regiões Sudeste e Sul do Brasil, no período do inverno.
As chuvas ciclônicas são originadas da interação de massas de ar quentes e frias. Geralmente, elas têm de baixa a média intensidade e são de longa duração, atingindo grandes áreas ao mesmo tempo, e são muito comuns no Brasil.
26 curiosidades que você vai gostar
Decorrente das altas temperaturas, esse tipo de chuva geralmente precipita durante as tardes. São chuvas rápidas que podem ser seguidas de temporais. Ocorrem normalmente no sudeste brasileiro durante as tardes de verão e por isso, são chamadas popularmente de “chuvas de verão”.
De acordo com a origem, as chuvas podem ser frontais (ocorrem quando uma massa de ar quente e úmido encontra-se com uma massa de ar frio e seco), orográficas ou de relevo (ocorrem quando uma nuvem encontra um obstáculo natural, como as montanhas) e convectivas (ocorrem pela diferença de temperatura nas camadas mais ...
A chuva frontal, também chamada de chuva ciclônica, ocorre a partir do encontro de uma massa de ar fria e seca com uma massa de ar quente e úmida. Nas frentes, que são as zonas de contato entre essas duas massas com características diferentes, acontece a condensação do vapor e a precipitação da água na forma de chuva.
Chuva orográfica, também conhecida como chuva de relevo, é a precipitação associada a barreiras naturais determinadas pelo tipo de relevo da região. Essas barreiras ou obstáculos podem ser, por exemplo, serras, cordilheiras ou montanhas.
Como se faz o trabalho em grupo?
Para que serve a curva granulométrica?
Com quantos dias os gatos abrem os olhos?
Quanto tempo de gravidez começa os enjoos?
O que é a energia do corpo humano?
Qual o médico que trata ansiedade?
Quais são as unidades do SI PARA tempo massa e comprimento?
Qual o conceito de memória RAM?
Como prepara banho de descarrego?
Quais os tipos de retroalimentação?
O que é um artigo de revista científica?
Quanto tempo dura a aposentadoria por incapacidade permanente?