As virtudes se configuram em hábitos capazes de levar alguém à excelência, ao que há de melhor na condição humana. Dentre as virtudes que se destacam estão: justiça, persistência, otimismo, humildade, bondade, compaixão, empatia, perdão, honestidade, disciplina e coragem.
As virtudes são adquiridas por esforço moral pessoal. Apenas o cuidado com a qualidade das relações interpessoais e o exercício constante de autorregulação de atitudes impulsivas, reativas e, muitas vezes, negativas teremos a cristalização das virtudes.
Para os filósofos e psicólogos, por exemplo, as virtudes humanas básicas das pessoas são:benevolência.bondade.justiça.paciência.sinceridade.responsabilidade.pontualidade.assiduidade.
O que é Virtude:
Virtude é uma qualidade moral, um atributo positivo de um indivíduo. Virtude é a disposição de um indivíduo de praticar o bem; e não é apenas uma característica, trata-se de uma verdadeira inclinação, virtudes são todos os hábitos constantes que levam o homem para o caminho do bem.
Tradicionalmente, as sete virtudes cristãs ou celestiais combinam as quatro virtudes cardeais clássicas da prudência, justiça, temperança e coragem (ou fortitude) com as três virtudes teologais da fé, esperança e caridade. Estas foram adotados pelos Padres da Igreja como as sete virtudes.
37 curiosidades que você vai gostar
O Catecismo da Igreja lembra que todas as virtudes humanas, que são muitas, giram à volta das quatro virtudes cardeais, que são as virtudes-eixo: prudência, justiça, fortaleza e temperança (nn. 1805-1809).
São elas: castidade, caridade, temperança, diligência, paciência, bondade/benevolência e humildade. Essas sete virtudes não correspondem às sete virtudes celestiais ou sete virtudes cristãs alcançadas pela combinação das virtudes cardinais e teologais.
As virtudes se configuram em hábitos capazes de levar alguém à excelência, ao que há de melhor na condição humana. Dentre as virtudes que se destacam estão: justiça, persistência, otimismo, humildade, bondade, compaixão, empatia, perdão, honestidade, disciplina e coragem.
Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma Virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Que não foi feito segundo a lei do mandamento carnal, mas segundo a Virtude da vida incorruptível.
Como usar a esponja de maquiagem corretamente?
Como escrever a palavra doce de leite?
Como saber o complemento de um ângulo?
Qual é o sentido de exclusivamente?
Como usar cores fora da minha cartela?
Qual é o substantivo de emprestado?
Como é que se escreve energia?
Como o recorrente provará a divergência nos embargos de divergência?
O que a psicologia fala sobre o filme Coringa?
Qual é o código para ligar para Tocantins?
Porque o filho do Bruce Lee morreu?
Como a filosofia política se diferencia da ciência política?