O projeto fracassa, entre outras razões, porque não conseguiu construir uma hidrelétrica no Rio Jari, num dos pontos mais belos de toda a Amazônia. Há hoje, novamente, um projeto para transformar essas cataratas em hidrelétrica.
O atual projeto comporta um aumento de 20% da produção e há possibilidade de criação de uma nova linha de celulose para outras 750 mil toneladas. Uma das maiores dificuldades para a entrada de um sócio é a localização em plena floresta amazônica. A venda do pacote completo do projeto Jari é considerada complexa.
Idealizado pelo americano Daniel Keith Ludwig, o projeto Jari começou a sair do papel no fim dos anos 1960. O bilionário mandou construir uma fábrica de celulose no Japão, transportada por meio de barcaças até as margens do rio Jari.
O diretor conta que dois vilarejos começaram a crescer por conta do desenvolvimento do projeto e, no final da década de 80 e 90 foram reconhecidos como municípios. O antigo Beiradão se tornou, em 1987, Laranjal do Jari e, a antiga Vila Beiradinho foi transformada, em 1994, no município Vitória do Jari.
Ainda na década de 1970, denúncias contra as condições de trabalho na área do projeto resultaram na intervenção de fiscais do governo federal, obrigando Ludwig a promover melhorias nas condições de habitação dos trabalhadores e a cumprir a legislação salarial vigente no país.
O Projeto Jari teve início no final da década de 1960, quando o empresário norte americano Daniel Keith Ludwig adquiriu extensas áreas de terra na região do Vale do Rio Jari, baixo Amazonas, entre os Estados do Pará e Amapá, planejando a implantação de um polo agroindustrial na Amazônia.
Ali Ludwig planejava instalar um projeto de reflorestamento com árvores de crescimento rápido (gmelina), antevendo o aumento da necessidade mundial por celulose. Além disto, pretendia estender as atividades para a mineração, pecuária e agricultura, atraindo críticas de ambientalistas.
Projeto Jari (Jari Florestal e Agropecuária) é uma fábrica existente às margens do Rio Jari, para a produção de celulose e outros produtos, que teve início em 1967. O projeto foi idealizado pelo bilionário norte-americano Daniel Keith Ludwig e seu sócio Joaquim Nunes Almeida.
Para sede do projeto foi fundado, por iniciativa de Ludwig, o núcleo urbano de Monte Dourado, localizado em área pertencente ao município paraense de Almeirim.
As Empresas EMBRAPA-AP, Natura, EDP Energias, CESBE Engenharia, Jari Celulose, Jari Florestal, Marquesa, NDR, RR, Itapema, Limprest, Lagarta, Cattani, Mantec e KW do Brasil são parceiras com investimento social e com a priorização da contratação da mão de obra qualificada por estes projetos.
Quais são as três diretrizes de certificação da sustentabilidade?
Quais são os crimes domésticos?
Quanto uma aeromoça ganha por mês?
O que é oque é um pontinho vermelho no meio do oceano?
Como melhorar a fadiga oncológica?
Qual a melhor tinta para parede interna látex ou acrílica?
Como funciona a devolução dos 40 do FGTS?
Qual melhor para dor de cabeça ibuprofeno ou dipirona?
Como descobrir seus antepassados grátis?
Como é feita a laqueadura cortada?
Qual é o nome do planeta amarelo?
Qual Valor para renovar CNH 2022?
Quais são as principais rivalidades Étnico-religiosas do mundo?