A carta formal é um documento cujo conteúdo se refere a um tema institucional, comercial, trabalhista, político, financeiro, acadêmico , entre outros, no qual a linguagem formal e cordial é usada.
Inicie sua carta com a marcação do local e da data em que ela foi feita. Se necessário, identifique o nome, cargo e instituição do destinatário. Utilize um vocativo (pessoal ou formal) para marcar o início do diálogo.
Dentre os tipos de cartas formais, enviar um currículo para uma oferta de trabalho ou uma empresa é um passo bastante importante para encontrar um trabalho, mas o curriculum vitae não será a nossa única introdução perante os responsáveis por recursos humanos.
O começo da carta, seja ela escrita à mão ou digitada, é a saudação inicial. É nessa parte que você cita o nome da pessoa para quem está escrevendo, como “Querida Emília” ou “Olá, Sabrina”. De acordo com a sua relação de proximidade com o destinatário, escolha a expressão mais adequada.
Apresentamos exemplos práticos e resumidos com as características necessárias à elaboração e escrita de cartas utilizando uma linguagem formal ou informal, consoante as suas necessidades. A carta é uma modalidade redacional livre, pois nela podem aparecer a narração, a descrição ou a reflexão.
O final da carta deve escolher uma das opções. Saudações de amizade, / Saudações cordiais / Com amizade, (relativamente formal) Um abraço, (informal) Um grande / forte abraço. Um beijinho.
Como deixar o cabelo masculino alto na frente?
Como diagnosticar traço falciforme?
Como ir do aeroporto de Porto Alegre para Canela?
Como fazer para liberar o Trevor no GTA 5?
Como ir para Paquetá de Niterói?
Qual a forma correta em baixo ou embaixo?
O que significa a palavra emperrada?
Qual é o significado encharcada?
O que é emulsificante Onde comprar?
Qual é o correto entubar ou intubar?
Como se pergunta qual é a sua nacionalidade em inglês?
O que é dígrafo E o que é encontro consonantal?