Ambos contribuem para um bom desenvolvimento das relações humanas, mas são conceitos distintos. Simpatia é o que nós sentimos em relação aos outros ou o que transmitimos para os outros. A empatia é tentarmos entender os outros, termos a capacidade de ver e compreender a realidade através dos olhos dos outros.
Psicologicamente, empatia é a capacidade de você sentir o que uma outra pessoa sente caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela, ou seja: procurar experimentar de forma objetiva e racional o que sente o outro a fim de tentar compreender sentimentos e emoções.
Sociopata é um termo usado para descrever alguém que tem transtorno de personalidade anti-social. Pessoas com este transtorno, também chamado de sociopatia, não possuem empatia. Ele s não conseguem entender os sentimentos dos outros.
Entre estes sinónimos, cabe seleccionar os mais adequados a ocorrerem como antónimos de empatia; por exemplo: enjeitamento, estranhamento, repelência, repúdio, repugnância, repugno, repulsa, repulso, resistência.
As pessoas carentes de empatia são verdadeiras desinteressadas pelos demais. Então, não são capazes de se colocar em nossa pele para entender o que sentimos e o que pensamos. Além disso, elas não conseguem ver nada além de seu próprio mundo, por isso se mantêm em sua zona de conforto.
44 curiosidades que você vai gostar
Os diferentes tipos de empatia#1 Cognitiva: Entender o ponto de vista do outro. Se refere à ideia mais popular de empatia, relacionada a se colocar no lugar do outro. ... #2 Emocional: Compartilhar os sentimentos do outro. ... #3 Compassiva: Perceber que o outro precisa de ajuda e se colocar à disposição.
Ser empático não é concordar com tudo, mas compreender do seu ponto de vista. Pratique a escuta atenta: caso não possa ouvir a pessoa naquele momento, seja gentil em dizer que não pode e o procure assim que possível. Essa é uma decisão inteligente, pois ter empatia significa se envolver com o que se está escutando.
Mas como desenvolver a empatia? Esteja disposto a ouvir na essência o que aflige a outra pessoa. ... Tente deixar de lado os preconceitos e julgamentos. ... Não faça comparações com outros casos. ... Passe a conversar com pessoas diferentes. ... Estabeleça um laço de confiança com as pessoas, seja sincero e gentil.
Uma das qualidades de um texto é a empatia. Colocar-se no lugar do outro ajuda a criar uma conexão com o seu interlocutor e leva-lo a prestar atenção no que você quer dizer. Há várias maneiras de fazer isso, mas antes de tudo é preciso entender o que desperta emoção no seu leitor.
Como alterar senha do cartão C6 Bank?
Como usar livro caixa decoração?
Quantas xícaras de arroz arbóreo por pessoa?
Tem como ligar 2 sirenes no alarme?
Qual melhor lixa elétrica para os pés?
Como saber o Hz do seu monitor?
O que é mais barato gesso ou massa corrida?
Como salvar uma imagem em alta qualidade no Illustrator?
Como saber se tenho pontos no cartão de crédito Bradesco?
O que é frequência baseada em processador?
Como saber qual composto e mais Soluvel?
Como Usar as referências bibliográficas?
Como usar o látex para matemática?
Para que serve manteiga de karité no rosto?
Como usar suporte para lâmina de tirar calosidade?