Então, lembre-se: quando vir que um café é 100% arábica, lembre-se que ele é um café de altitude, cultivado em terrenos específicos, clima ameno e rico em sabor, acidez e aroma. Quem sabe até algumas notas frutadas, florais ou picantes.
Originário da Etiópia e cultivado pelo mundo todo, o arábica foi uma das primeiras espécies de café a ser produzida. Este nome, “arábica”, se deve muito provavelmente ao fato da Arábia ter sido responsável pela propagação da cultura do café. O Arábica se caracteriza por produzir cafés mais finos e requintados.
Por se tratarem de duas espécies diferentes de café, é natural que o sabor também seja muito distinto. Assim, enquanto o arábica tem um gosto mais adocicado e ligeiramente ácido, o café robusta é mais marcante e amargo. O mesmo vale para o aroma, muito mais suave no arábica e mais denso e pesado no robusta.
O café Arábica possui mais açúcares naturais, por isso tem um sabor mais adocicado, gosto suave e ligeiramente ácido. Em contrapartida, o Robusta é amargo e mais marcante no paladar, ideal para quem aprecia um café mais forte e intenso.
As duas espécies têm aroma e sabor bastante diferentes. Enquanto o arábica é mais aromático, suave e ácido (seco), o conilon é amargo e mais marcante. Essas distinções são marcadas, entre outros fatores, por conta da presença de cafeína, substância que age no organismo causando estímulos e maior concentração.
42 curiosidades que você vai gostar
Açúcar e cafeína
Mais adocicado, o arábica tem um teor de 6 a 9% de açúcar, contra 3 a 7% do conilon. O teor de cafeína, no entanto, é mais baixo, com 1,2% em média contra 2,2% do robusta. Esses indíces interferem diretamente no sabor, já que conferem ao segundo um amargor maior.
O Café Arábica (Coffea Arabica) é o líder de mercado, correspondendo a mais de 60% da produção de café mundial. Isso se deve a sua complexidade de aromas e ao seu sabor mais adocicado, possuindo 50% menos cafeína do que o seu concorrente Robusta.
Café arábica: maior qualidade e sabor prolongado
Seus benefícios incluem as ações antioxidantes, preservadas nesse tipo de grão, que previnem o envelhecimento precoce das células e diminuem os riscos do desenvolvimento das células cancerígenas.
Ao contrário do Arábica, o café Robusta é fabricado através de “blends” (mistura de grãos) com o café Arábica resultando em um tipo de café de torra mais escura, aroma forte e amargo, e maior concentração de cafeína (o dobro do café arábica).
Quais os melhores cafés do mundo?Tailândia – Café Black Ivory. ... Panamá – Café Elida Geisha. ... Indonésia – Café Kopi Luwak. ... Ilha de Santa Helena – Santa Helena. ... Jamaica – Blue Mountain. ... El Salvador - Los Planes. ... Quênia – Quênia AA. ... Guatemala – Antigua.
5. Quais as principais variedades de Café Arábica?5.1 Mundo Novo. O Mundo Novo é um dos tipos de variedades de café mais requisitados para a produção de cafés especiais. ... 5.2 Bourbon. ... 5.3 Laurina. ... 5.4 Catuaí ... 5.5 Acaiá ... 5.6 Topázio. ... 5.7 Icatu. ... 5.8 Caturra.
Também é conhecido como café turco. A moagem deste café é muito fina, pois ele não é coado. Para fazê-lo, misture 5 colheres (chá) de pó de café comum com 5 xícaras de água fria e coloque para ferver. Retire do fogo e mexa no sentido horário.
As cultivares mais indicadas para plantio: Mundo Novo, Catuaí Amarelo, Catuaí Vermelho, Acaiá e Icatu. São adaptadas a regiões de temperaturas amenas e altitude elevada.
Sabor, aroma e composição
No paladar, costuma ser mais ácido ou seco e suave. Já o conilon conta com um amargor mais presente e marcante quando bebido. Resumindo o Arábica é mais completo, tem muito mais aroma, doçura e acidez. Enquanto o conilon tem um paladar mais neutro, é mais amargo porque tem mais cafeína.
O café é composto por sete características principais que são classificadas em fragrância, aroma, acidez, amargor, sabor, corpo e resíduo. É por meio delas que é possível identificar a bebida nas mãos do consumidor.
Características do café: aroma marcante, frutado com notas de chocolate e nozes, corpo cremoso aveludado, acidez média e muito equilibrada e finalização prolongada com uma doçura de caramelo e notas de chocolate amargo.
Os "melhores" cafés são do tipo Arábica, possuem aroma e doçura intensos com muitas variações de acidez, corpo e sabor. Os cafés especiais e gourmet são 100% Arábica. O Arábica tem 50% menos cafeína que o Robusta.
O café Jardim foi a única marca que não possuía o Selo de Pureza ABIC (Associação Brasileira das Indústrias de Café) em seu rótulo. O Selo de Pureza certifica que o produto é puro, sem adulteração ou misturas, oferecendo segurança alimentar, qualidade e respeito ao consumidor.
Melitta Café é eleito melhor pelo Proteste1º – Melitta Café Pontuação total: 89. ... 2º – Pimpinela Café Pontuação total: 82. ... 3º – 3 Corações Café Pontuação total: 80. ... 4º – Qualitá Café Pontuação total: 79. ... 5º – Aro Café Pontuação total: 77. ... 6º – Maratá Café Pontuação total: 77. ... 7º – Café Brasileiro. ... 8º – Pilão Café
O conilon é o mais comum nas lavouras do Espírito Santo. Já o robusta é mais comum em Angola, por exemplo. A planta é bem maior, algumas chegando a seis metros de altura”, explica o especialista.
arabica, uma espécie tetraplóide que apresenta 2n=44 cromossomos (LASHERMES et al., 1999).
Coffea canephora – sua variedade mais comum é a Robusta, sendo cultivada na África ocidental e central, no sudoeste da Ásia e em algumas regiões do Brasil, onde é conhecida como Conilon. Coffea liberica – sua variedade é chamada de Dewevrei, conhecida como Excelsa e é nativa da África, não sendo muito demandada.
1- As variedades mais produtivas foram, em ordem, a IBC-Palma2, o Catucai amarelo e o Catuai amarelo 62. 2- No sistema adensado a produtividade foi 61% maior do que no sistema renque-aberto.
Atualmente, os grãos de café mais produzidos no Brasil são o arábica e o conilon (ou robusta)”, enfatiza Aureliano Nogueira da Costa, professor do Curso CPT Como Produzir Café Conilon. As variedades de café arábica e café conilon vêm de mutações naturais ou do melhoramento genético.
O programa de melhoramento genético da equipe do antigo Instituto Brasileiro do Café (IBC) e da Fundação Procafé foi responsável por desenvolver a cultivar Graúna. O novo grão é o resultado de um híbrido natural de cafeeiros Acauã e Catucaí.
Como identificar um Hot Wheels Super T Hunt?
Como jogar Cyber Hunter no computador?
Quais são os cursos sequenciais?
Quando um ciclo de amizade acaba?
Como saber se o equipamento está em curto com Multimetro?
Qual a diferença entre curso de capacitação e curso de extensão?
Como saber se câmbio está bom?
É necessário reconhecer firma de assinatura digital?
Como usar uma imagem do Google?
Como descobrir quem criou um Arquivo PDF?
Como saber se o diodo é positivo ou negativo?
Como jogar jogos antigos no celular?
O que é um documento autenticado?
Como saber que tipo de empresa devo abrir?
Como saber a versão do Windows 10 na ISO?
Como descobrir todos os bens do falecido?