Curitiba é uma palavra de origem Guarani: kur yt yba quer dizer "grande quantidade de pinheiros, pinheiral", na linguagem dos índios, primeiros habitantes do território. Nos primórdios da ocupação humana, as terras onde hoje está Curitiba apresentavam grande quantidade de Araucaria angustifolia, o pinheiro-do-Paraná.
Gírias Curitibanas – o Buzão curitibano: Biarticulado.LIGEIRINHO – Se refere ao ônibus de linha direta implantado no sistema de transporte público de Curitiba, em 1991.TUBO – Local de parada dos ônibus ligeirinhos e expressos. Espécie de ponto de ônibus curitibano.COZIDO – É a pessoa que está bêbada.
Normalmente, quem é de Curitiba jura de pé junto que o curitibano não tem sotaque. Mas, apesar de muitos de nós acreditarmos piamente que não existe variação em nosso jeito de falar quando comparado às demais regiões brasileiras, a verdade é que existe sim um sotaque curitibano típico e bem marcante.
Palavra de origem guarani que significa rio semelhante ao mar. Pará (mar) + Anã (parecido, semelhante). Entre 1853 e 1860, o nome da Província do Paraná era escrito Paranã.
GURIA – A palavra guria é usada para chamar as meninas do Paraná. Essa expressão é usada também no Rio Grande do Sul.
40 curiosidades que você vai gostar
Curitibanês em 35 palavras1) Penal. Não, não é o direito penal. ... 2) Vina. Nunca, jamais, em hipótese alguma pense em pedir o cachorro quente sem vina. ... 3) SotaquE. Curitibano sempre vai falar que não tem sotaque e que apenas pronuncia as palavras da maneira correta. ... 4) AdEvogado. ... 5) Aipim. ... 6) Mimosa. ... 7) Guria. ... 8) Guria do céu.
São as meninas curitibanas. O termo “garotas” quase não é usado por aqui. Quando o assunto é bombástico, usa-se: “guria do céu”.
O primitivo homem paranaense pertencia à família tupi-guarani e jê. Foram os tupi que deram nome ao Estado: Paraná "rio caudaloso", sendo estes ainda, os que primeiramente entraram em contato como o homem branco.
Paranã = mar, em tupi.
Guaraci, Quaraci, Coaraci ou Coraci (do tupi kûarasy, "sol") na mitologia tupi-guarani é a representação do Sol, às vezes compreendido como aquele que dá a vida e criador de todos os seres vivos, tal qual o Sol é importante nos processos biológicos.
Guria: É a mesma coisa que garota ou menina. Quando alguém fala “guria do céu” ou “guriaaaa” (estendido mesmo), é porque o assunto é sério! Jacu: Pessoa tosca, sem noção ou pessoa tímida demais. Japona: É a peça de roupa que todo curitibano tem em casa para se proteger do frio.
Aqui em Curitiba chamamos estojo de "PENAL". A palavra "penal" vem láááááá de antigamente, quando se usava pena de ave e tinteiro para escrever. Incorporamos ao nosso vocabulário e assim ficou.
Guri, guria, piá…
Quando ouvir um curitibano falando essas gírias é só substituir as palavras por menino e menina. Piá é para meninos um pouco mais novos. Achou confuso? Essa é apenas uma das gírias.
Vina: em Curitiba não existe cachorro-quente com salsicha. É vina!
Djanho: geralmente é utilizado para representar descontentamento com algo ou alguém. Se você ainda não ouviu algum curitibano dizer “piá do djanho”, ainda não viu tudo nessa vida.
Paráguasú: Oceano. Mar imenso. Nome de uma índia, que viveu com o português náufrago (1510) Diogo Álvares Correa, o Caramuru.
y ou ty (água ou rio)
"Aysú" significa amor em tupi-guarani.
As tradições mais fortes vieram dos grupos de imigrantes e as principais manifestações são o Fandango, do Litoral, as Cavalhadas, de Guarapuava, e Congada, da Lapa. O folclore do Paraná reúne costumes trazidos por imigrantes europeus, escravos que colonizaram o Estado.
São alemães, poloneses, ucranianos, italianos, japoneses, povos que ajudaram a construir o Paraná de hoje. As 28 etnias que colonizaram o Estado trouxeram na bagagem sua cultura, costumes e tradições.
Paranaguá é um município localizado no litoral do estado do Paraná, no Brasil. Fundada em 1648, é a cidade mais antiga do Paraná e a principal do litoral paranaense.
A denominação dos habitantes naturais do município é curitibanos, topônimo de uma cidade homônima localizada no estado vizinho de Santa Catarina, fundada por moradores de Curitiba.
Aqui em Curitiba se chama aipim. Mas algumas pessoas também chamam de mandioca.
Aqui em Curitiba a gente chama menino de piá. Sua origem é do guarani e significa coração! Os indígenas chamavam carinhosamente seus filhos de "tchê piá", que significa "meu coração".
Como funciona o processo seletivo da UFU?
O que revelam as expressões faciais?
Quais as formas de ingresso na UPE?
Como passar na prova do Detran teórica?
Qual a probabilidade de ter os olhos claros?
Como fazer o cálculo de mínimo múltiplo comum?
Quantos pontos precisa para passar em Medicina na UFMA?
Como faço para passar para UFC?
Como calcular folha de pagamento 2021?
Tem direito a nutricionista pelo SUS?
Como é calculada a gratificação natalina?
Como mudar a linha de corte no Revit?
O que fazer para ficar mais velha?
Qual é o gás usado para fazer refrigerante?
Como ler o DOT do pneu Goodyear?