A gravidade zero consiste num estado físico alcançado quando a força da gravidade terrestre deixa de atuar, o que é sentido pelas tripulações das naves espaciais (e por vezes de aviões) ao desligar-se o sistema propulsor principal.
Gravidade zero
Os objetos no espaço movimentam-se ao redor da Terra sob influência de sua gravidade, mas com uma velocidade horizontal que os concede a sensação de queda perpétua. Essa sensação é chamada de gravidade zero.
Tudo isso fica mais fácil de assimilar se compreendermos que não existe gravidade zero em nenhum lugar do universo, pois, quando um agente gera algum campo — incluindo o gravitacional —, ele o gera em todo o cosmos.
Sem gravidade, o destino do universo como um todo não seria nem um pouco brilhante: aos moldes do ocorrido com Terra e Sol, os corpos celestes também seriam desintegrados. Adeus, portanto, a planetas, estrelas, asteroides, cometas e tudo mais.
Não se pode simplesmente “desligar” a gravidade. Cintos antigravitacionais só existem no cinema ou nas histórias em quadrinhos. A Nasa e outras agências espaciais utilizam um artifício que permite simular a ausência de gravidade: a queda livre.
19 curiosidades que você vai gostar
Girar a nave – quando você pega um elevador, sente a pressão quando o elevador sobe e, quando ele desce, se sente “solto” no ar, mesmo que por poucos instantes. Isso significa que a aceleração constante pode simular o efeito da gravidade.
Faça alguns cortes na parte de baixo e junte essas partes com fita adesiva. Encha com gesso ou outro material que deixe a estrutura bem pesada. Prenda o cabo de vassoura nos potinhos, formando uma rampa. Ajeite os trilhos em formato de “v” e coloque o seu cone antigravidade pra funcionar!
A gravidade é uma força que atrai corpos físicos em si, um fenômeno natural, fundamental para a vida no planeta Terra. Sem ela não seria possível manter aprisionadas as moléculas de gases na atmosfera, ou seja, os gases seriam expelidos para o espaço.
Por outro lado, se a força da gravidade fosse mais fraca, as galáxias, estrelas e planetas também não se formariam e o universo seria escuro e, com certeza, sem vida. Portanto, essa força presente em nosso cotidiano e em todas as partes do universo é responsável pela nossa própria existência.
Quais são os efeitos colaterais do Luftal?
O que eram os cavaleiros templarios?
Como saber se estou cansada mentalmente?
Qual a diferença entre planta de situação e de locação?
Onde podemos encontrar o estado gasoso da água?
Quais são os efeitos da Maritimidade?
Qual é a música que a Taylor Swift fez para o Harry?
Quanto tempo demora a fazer efeito o brufen?
O que é uma sociedade simples e pura?
Quais são os 3 elementos do processo de comunicação?
O que é preciso para ser carpinteiro?