Poeira, choque térmico, cheiros, exposição a determinados agentes químicos e alterações na anatomia nasal ou dos seios da face são fatores desencadeadores da sinusite alérgica.
O raio-x dos seios da face é o exame mais adequado para diagnosticar um quadro de sinusite ou de rinossinusite. A técnica identifica mesmo inflamações profundas ou obstruções físicas que dificilmente seriam percebidas por outros meios.
Estes vírus são espalhados por espirros ou tosse. Pessoas com alergias, pólipos nasais ou um septo nasal (a parede entre as cavidades nasais) desviado (não em linha reta) tendem a contrair sinusite viral mais frequentemente, porque estas condições tornam mais fácil para um vírus infectar os seios da face.
Existem vários tipos de medicamentos disponíveis na farmácia que podem ser prescritos pelo médico para tratar uma sinusite:
De acordo com o tempo de duração da infecção, a sinusite pode ser dividida em: Aguda, quando dura até 4 semanas; Subaguda, quando dura entre 4 e 12 semanas; Crônica, quando a duração é maior que 12 semanas, com micro-organismos resistentes ao tratamento, que pode se prolongar por vários anos.
Quando a sinusite alérgica for do tipo aguda, não se deve parar o uso do antibiótico no meio do tratamento, já que é normal os sintomas irem embora antes da medicação. Esse ato será uma maneira de evitar o surgimento de mais complicações e de uma evolução para a sinusite crônica.
Como saber o tipo de sinusite. Além de aguda ou crônica, a doença pode ser viral ou bacteriana. O tipo de sinusite é determinado pelo agente causador, o que também pede tratamentos diferentes para o problema. Vamos entender a diferença entre elas. A sinusite viral é provocada pela infecção por vírus.
No adulto é comum a aparição de congestão nasal e dor de dente, e nos baixinhos, geralmente, a sinusite está associada ao quadro febril. Quando o incômodo chega aos seios frontais ou etmoidais, as dores de cabeça são fortes e incapacitantes. Além disso, é frequente sentir obstrução nasal acompanhada de catarro sanguinolento, febre e mal-estar.
Na presença dos sintomas que indiquem sinusite, que estejam acompanhados de febre, secreção purulenta pelo nariz, e dor intensa na face, deve-se procurar o atendimento do clínico geral ou otorrino, que irá recomendar o tratamento adequado para a doença.
Quem fundou o Estado de Sergipe?
Como surgiu o armário cápsula?
O que fazer quando o filho não quer estudar nem trabalhar?
Onde surgiu o filé à parmegiana?
Quando surgiu o cavalo no Brasil?
Quem fundou a empresa Bauducco?
O que é e quando surgiu o comércio eletrônico?
Qual é a origem do uso de chapéu?
Que momento histórico da Grécia a lenda do Minotauro está inserida?
Quem gravou primeiro convite de casamento?
Onde surgiu a primeira escola de ballet clássico no Brasil?
Como estimular a criança a gostar de colorir?
Como saber se estou com entradas?
Como o professor pode utilizar as mídias digitais?
Quais os sintomas de parasitas no corpo?
Qual a diferença entre as placas de vídeo?
Como saber se fui excluído de um grupo no WhatsApp?
Como saber que uma relação não dá certo?