A hidrossalpinge é um problema em que as tubas uterinas ficam obstruídas e cheias de líquido. Essa obstrução é decorrente de um processo infeccioso, frequentemente causado por doenças sexualmente transmissíveis, como clamídia e gonorreia, por exemplo.
Hidrossalpinge é a dilatação das trompas. Pode ser provocada por procedimentos cirúrgicos, por endometriose. Mas a principal causa é a infecção por bactérias sexualmente transmissíveis como gonorreia, clamídia, micoplasma, ureaplasma. Essa trompa está danificada e pode estar obstruída.
Como deve ser o tratamento Na maioria dos casos o médico indica o uso de antibióticos de acordo com o agente infeccioso responsável pela hidrossalpinge, além de poder ser indicados medicamentos para aliviar os sintomas ou regular o ciclo menstrual, por exemplo.
Hidrossalpinge é a presença de líquido no interior da trompa, a qual está obstruída por infecção, endometriose ou cirurgia prévia. Quando a infecção sobe pelo útero e atinge as trompas, ocorre uma destruição da camada interna das tubas, produzindo secreção, a qual é muito irritante para a cavidade abdominal.
A Salpingite é o processo inflamatório da trompa, de causa bacteriana ou endometriose. A Hidrossalpinge é uma consequência possível da Salpingite, no qual há um aumento no volume da trompa e acúmulo de líquido em seu interior.
Caso o problema com as tubas seja diagnosticado, o médico pode recomendar a cirurgia para corrigir os danos ou desbloquear as tubas uterinas. No entanto, se a paciente está ovulando normalmente, o profissional pode considerar técnicas de reprodução assistida que não necessitam das tubas uterinas, como a FIV.
Tratamento medicamentoso para hidrossalpinge não existe. O tratamento é sempre cirúrgico. A medicação é usada em casos de salpingite (inflamação das trompas por inúmeras causas), que pode estar associada à hidrossalpinge.
Caso o problema com as tubas seja diagnosticado, o médico pode recomendar a cirurgia para corrigir os danos ou desbloquear as tubas uterinas. No entanto, se a paciente está ovulando normalmente, o profissional pode considerar técnicas de reprodução assistida que não necessitam das tubas uterinas, como a FIV.
Sintomas de salpingite
O tratamento para a hidrossalpinge deve ser indicado pelo ginecologista de acordo com a causa da alteração e sintomas que a mulher possa estar apresentando.
A leitora Mariana (apelido) recebeu recentemente o diagnóstico de hidrossalpinge e segundo ela o médico deu 50% de chances de engravidar, já que ela tem uma das trompas perfeita e saudável. Veja o relato a seguir. Trocando Fraldas: Como foi a descoberta da Hidrossalpinge?
Se a hidrossalpinge tiver afetado somente uma das trompas e a outra trompa encontra-se permeável e desobstruída existem chances de engravidar. No entanto, o líquido acumulado pela hidrossalpinge e expelido ao longo dos ciclos, passa pelo útero pode acabar expulsando um embrião que esteja tentando se fixar.
A dilatação e acúmulo de líquido que caracteriza a hidrossalpinge provoca a obstrução da trompa, o que impede o encontro entre o óvulo e espermatozoide. Por isso, portadoras de hidrossalpinge têm um alto risco de infertilidade.
Como se determina a viscosidade?
Como é medido o milímetro de chuva?
Como confirmar matrícula na Uninter?
Como plantar a bico-de-papagaio?
Como pintar uma vaga de deficiente?
O que detecta o exame Coombs indireto?
Como plantar mandioca a partir da raiz?
O que causa o aparecimento de moscas?
Qual é o melhor veneno para baratas?
Como plantar muda de ameixa vermelha?
Qual a medida em graus do ângulo?
Como acabar com a necessidade de aprovação?
Qual a época de plantar camomila?
Como saber o tamanho de uma televisão?