A dermatite de contato, ou eczema, é um tipo de reação na pele que ocorre devido ao contato de alguma substância ou objeto irritante, que causa alergia ou inflamação na pele, gerando sintomas como coceira, vermelhidão intensa e inchaço.
A dermatite de contato, como o próprio nome já diz, é causada por um agente externo (produto ou objeto) que ao entrar em contato com a pele causa irritação ou alergia. Geralmente, os locais atingidos são rosto e mãos. Os principais sintomas são coceira, vermelhidão, erupção cutânea, inchaço e descamação da pele.
A dermatite de contato alérgica geralmente causa coceira intensa. A dermatite de contato irritante causa mais dor do que coceira. Para ambas, a erupção cutânea varia de vermelhidão leve, de curto período, a inchaço intenso e bolhas grandes.
Os especialistas capacitados para diagnosticar dermatites são: clínico geral, dermatologista, alergista e imunologista. Quando o quadro de dermatite estiver controlado, é importante fazer uso diário de produtos que fortaleçam a pele, como cremes hidratantes específicos que promovem o alívio da irritação, coceira e vermelhidão.
A dermatite de contato pode levar até três semanas para desaparecer. Depois que as pessoas reagem a uma substância, elas geralmente reagirão pelo resto da vida. Pessoas que têm dermatite de contato fotoalérgica podem continuar a manifestar surtos induzidos pelo sol por anos a fio (chamado reação persistente à luz).
Quando ocorre o reconhecimento das despesas e receitas na DRE?
Como conseguir internação psiquiátrica gratuita?
É necessário advogado para dissolução de união estável?
Qual a importância de se comemorar o Dia da Consciência Negra?
O que deve ser avaliado durante a análise ergonômica?
Quais as novas conquistas do Brasil na Olimpíada de Tokyo *?
Onde os mastócitos são encontrados?
Como nós conseguimos enxergar?
O que o neto do irmão da minha avó é meu?
Qual a durabilidade do piso de resina?
Qual o predador natural do ser humano?