A quantidade do hormônio liberada pele glândula tireoide é regulada pela hipófise, localizada na base do cérebro, que produz o hormônio tireoestimulante (TSH).
O TSH é um dos hormônios produzidos pela porção anterior da hipófise, a adeno-hipófise. É um hormônio de suma importância em nosso organismo, pois, é ele quem estimula a tireoide a produzir seus hormônios tireoidianos que atuam nos mais diversos locais do organismo, conforme veremos ao longo deste artigo.
b) Somatotrofina: é liberada no pâncreas e promove o crescimento corporal; c) Insulina: é liberada na hipófise e diminui a concentração de glicose no sangue; d) Adrenalina: é liberada nas suprarrenais e diminui a pressão arterial; e) Estrógeno: é liberado nos testículos e determina o impulso sexual nos machos.
A secreção de tireotrofina (TSH) é determinada pelo efeito estimulatório do hormônio hipotalâmico estimulador de tireotrofina (TRH) e pela retroalimentação negativa exercida pelos hormônios tireóideos (HT). Superpostos, atuam outros reguladores e aferências do sistema nervoso central.
Existe uma outra glândula, chamada pituitária ou hipófise, que, por meio da secreção (produção) de um hormônio chamado HORMÔNIO TIREOESTIMULANTE ou TSH, controla a produção dos hormônios produzidos pela Tireoide.
O TSH é sintetizado e secretado pela hipófise anterior em resposta a um mecanismo de feedback negativo, que envolve concentrações de T3 livre e T4 livre. Além disso, a produção de TSH é diretamente estimulada pelo hormônio liberador de tireotrofina (TRH).
Fator de crescimento semelhante à insulina tipo 1, somatomedina C ou IGF-1 é uma proteína produzida no fígado em resposta ao hormônio de crescimento (GH) com papel importante no crescimento, desenvolvimento da musculatura, diminui os níveis de glicose no sangue, reduz os níveis de gordura corporal altera a oxidação ...
hipotálamo
O hormônio liberador de hormônio do crescimento (GHRH - Growth hormone releasing hormone) é um hormônio produzido pelo hipotálamo, que estimula a secreção de hormônio do crescimento (GH) pela adenoipófise.
Produzido na hipófise, o TSH estimula a tireoide a produzir os hormônios T3 e T4 e a sua alteração é um importante indicativo de que o metabolismo não está em harmonia.
O Hormônio liberador de tireotrofina (em inglês: thyrotropin-releasing hormone, TRH, ou thyrotropin-releasing factor, TRF) é um hormônio que estimula a hipófise. Tripeptídeo hormonal produzido pelo Hipotálamo.
O hormônio tireotrófico (TSH), também chamado de tireotrofina, é uma glicoproteína dimérica (subunidade α e β), de peso molecular aproximado de 28.000 e ...
A cirurgia para a retirada da tiroide é indicada apenas quando há aumento de bócio ou suspeita de câncer. Por que o acompanhamento de um endocrinologista é importante? Os hormônios tireoidianos agem ativamente na função de órgãos vitais como o cérebro, o coração, o fígado e os rins.
Como é feito o diagnóstico de problemas na tireoide? O endocrinologista realiza uma investigação clínica, avaliando os sintomas, apalpando a glândula para ver se há nódulos, aumento ou redução do tamanho. Após esse exame inicial, ele poderá solicitar exames mais específicos.
Pode ter dois advogados no mesmo processo?
Qual a importância da epidemiologia para a área da saúde?
Qual país possui mais empresas entre as 500 maiores do mundo?
O que faz um aluno de mestrado?
O que é a organização pessoal?
Pode colocar água no radiador?
Quantos centímetros tem a bunda da Gracyanne Barbosa?
Qual a diferença entre roteador e bridge?
Como separar uma linha da outra no Word?
Quanto se gasta para fazer uma casa no segundo andar?
Quem assina a procuração o outorgante ou outorgado?
O que faz um profissional de marketing digital?
Qual a sequência de aminoácidos no peptídeo codificado?
Como faço para receber o dinheiro do Nota Legal?
Qual a função de um diodo como ele funciona?