Como definir um pró-labore?
Não existe um valor mínimo ou máximo de pró-labore. Depende unicamente da vontade dos sócios, mas o mercado utiliza como base a tabela do INSS, definindo teto mínimo e máximo para arrecadação. Caso não esteja no Contrato Social da empresa, presume-se que todos os sócios são gerentes, tendo direito à retirada.
O custo fiscal do pró-labore é elevado, pois sobre este recai contribuição previdenciária da pessoa física (11%) e da empresa (20%), além do imposto de renda na fonte com base na tabela progressiva, cuja alíquota pode chegar em 27,5%.
Os funcionários comprovam renda através do holerite, já os sócios e administradores que recebem pró-labore utilizam o comprovante de renda específico chamado decore pró-labore. Somente profissionais de contabilidade habilitados podem emitir o decore pró-labore (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos).
Conforme a projeção tabela vigente a partir de 1º de janeiro de 2021 - devido ao reajuste no valor do salário mínimo que ocorre anualmente - o valor pago a título de pró-labore para o administrador de uma empresa deverá ser de no mínimo R $1.100,00 (hum mil e cem reais).
O pró-labore é a remuneração que um administrador recebe pelo trabalho desempenhado em sua empresa. Todos os sócios que desempenham atividades administrativas têm direito ao pró-labore. ... O mesmo vale se um sócio for administrador em outra empresa ou ainda tiver a carteira assinada.
Já nos livros da empresa, o pró-labore deve ser registrado como despesa operacional ou administrativa, na conta de Honorários da Diretoria, ou mesmo na conta Salários da Administração. Em outras palavras, o pró-labore deve constar na folha de pagamento como qualquer outro pagamento.
Recibo de pró-labore Ao realizar o pagamento de pró-labore, é preciso emitir um recibo que será assinado pelo sócio administrador, como forma de comprovação do recebimento do valor. Apesar desse recibo não ter validade como comprovante de renda, ele é uma segurança e uma forma de organizar o fluxo dos pagamentos da empresa.
Como já falamos, funciona como um salário e seu pagamento, embora não seja obrigatório, é essencial para o sucesso da empresa. Todos os detalhes sobre o pró-labore são especificados no Contrato Social, mas também é possível definir que os valores e a periodicidade serão decididos pelos sócios.
Ao final de cada período, chega a hora de retirar o pró-labore, a distribuição de lucro para os sócios e, ainda, reservar o valor que será reinvestido na empresa, para o seu crescimento.
Quanto tempo demora para constar comunicação de venda?
Quais as gírias mais usadas no Brasil?
Quais as principais características do tatu bola?
Quantas unidades vendeu Halo 5?
Como tirar gordura de fritura do chão?
Qual a importância do código de ética para sociedade?
Como os pais podem ajudar no ensino remoto?
O que eu preciso para começar a fazer bijuterias?
Qual é a importância de uma pesquisa?
É necessário tomar suplemento todos os dias?
O que acontece na fase da metáfase?
O que quer dizer a palavra segregacionista?
Quem foi a primeira esposa de Djalma Rezende?
O que a Bíblia fala sobre acolhimento?
Quais são as raízes aquáticas?
É possível jogar Minecraft Java no Windows 10?