Uma lesão na cabeça é qualquer tipo de lesão no cérebro, crânio ou couro cabeludo. Isso pode variar desde uma leve protuberância ou contusão até uma lesão cerebral traumática. Ferimentos na cabeça comuns incluem concussões, fraturas cranianas e feridas no couro cabeludo.
Dirigir em alta velocidade; Envolvimento em brigas; Esportes de risco sem a devida proteção (bicicletas, skate, patins – sem uso de capacetes); Mergulhar em águas rasas e cachoeiras.
As lesões secundárias são decorrentes de processos que contribuem para morte celular após o trauma inicial. Seus principais elementos são a hipóxia, distúrbios metabólicos, distúrbios hidroeletrolíticos e hipertensão intracraniana.
Doenças que afetam o cérebro, a medula espinhal e os nervos são chamadas doenças neurológicas. Os sintomas neurológicos são causados por um transtorno que afeta parte de ou todo o sistema nervoso. Eles podem variar porque o sistema nervoso controla diversas funções orgânicas diferentes.
A trombose cerebral é um tipo de AVC que acontece quando um coágulo de sangue entope uma das artérias do cérebro, podendo levar à morte ou gerar sequelas graves como dificuldades na fala, cegueira ou paralisia.
Esse tipo de lesão cerebral causa alterações emocionais, cognitivas e de comportamento. Hoje, a TBI é a causa principal de deficiência e défice cognitivo, especialmente em crianças e adultos jovens. É interesante mencionar que é mais frequente encontrar homens com lesões cerebrais que mulheres.
As pessoas que correm mais risco de sofrer uma lesão cerebral são as mais jovens, do nascimento até os 4 anos, os adolescentes mais velhos e as pessoas de 65 anos ou mais. Uma de cada meio milhão de pessoas sofre lesões cerebrais traumáticas cada ano.
O descanso é o único tratamento para tratar uma lesão cerebral. Porém, os cuidados e medicamentos especiais podem ser indicados para restringir os danos secundários (excesso de fluido, oxigenação arterial reduzida, apreensão e outros) ocasionados no cérebro, especialmente nos casos mais graves.
A linguagem, memória, percepção e outras habilidades cognitivas podem estar afetadas após uma lesão cerebral. As funções executivas são necessárias para realizar tarefas mais complexas, e por isso é fundamental treinar com um programa validado cientificamente.
Quais os benefícios da SUDENE?
Como funciona o tubo de imagem da televisão?
Como mudar contagem para SOMA no Excel?
Como conseguir o adesivo para Alzheimer pelo SUS?
O que significa licenciamento em dívida ativa?
Como negociar dívida da faculdade?
Como funciona o timer temporizador digital?
Quem é o dono da transportadora Braspress?
Quais foram os primeiros imigrantes que chegaram a região Sul do Brasil?
Tem aviso prévio no período de experiência?
O que é lei processual penal no espaço?
Quanto custa uma diária de internação hospitalar?
Qual a real necessidade de editar imagens?
Como que funciona cheque Pré-datado?