“A educação sexual integrada e compreensiva faz parte da promoção do bem-estar dos adolescentes e jovens, realçando o comportamento sexual responsável, o respeito mútuo, a igualdade e equidade de gênero, assim como a proteção da gravidez inoportuna, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, defesa contra ...
Políticas públicas e educação sexual são formas para reduzir os índices de gravidez na adolescência. “(No México), 18% dos nascimentos (…) correspondem a menores de 19 anos, em 2010 foram registrados mais de 700 mil desses nascimentos, dos quais entre 60 e 80% são consequência de gravidez não-planejada”.
Se a gente cuida da saúde da família e das jovens, diminui a evasão escolar no caso de uma gravidez precoce. Elas sabem que terão acompanhamento de equipes especializadas e que os professores estarão preparados para lidar com a situação”, explica a coordenadora do programa, Raquel Turci Pedroso.
Diante deste cenário de prejuízos tão significativos, faz-se necessário medidas urgentes de prevenção e conscientização. O artigo reafirma que um dos fatores mais importantes é a educação sexual integrada e compreensiva para garantir a proteção da gravidez inoportuna e prevenção de IST/HIV.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Vanessa Vieira, a gravidez na adolescência é um problema de saúde pública. “Os riscos à saúde da mãe e bebê são muitos, como prematuridade, anemia, aborto espontâneo, eclâmpsia, depressão pós-parto, entre outros”, completa.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Vanessa Vieira, a gravidez na adolescência é um problema de saúde pública. “Os riscos à saúde da mãe e bebê são muitos, como prematuridade, anemia, aborto espontâneo, eclâmpsia, depressão pós-parto, entre outros”, completa.
Entre os fatores biológicos que merecem destaque, podemos citar os riscos de prematuridade do bebê e baixo peso, morte pré-natal, anemia, aborto natural, pré-eclâmpsia e eclâmpsia, risco de ruptura do colo do útero e depressão pós-parto.
A gravidez na adolescência é considerada a que ocorre entre os 10 e 20 anos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Apontada como uma gestação de alto risco decorrente das preocupações que traz à mãe e ao recém nascido, a gravidez nesta faixa etária pode acarretar problemas sociais e biológicos.
Estresse, depressão e ansiedade são problemas sérios e que podem prejudicar a formação do bebê e causar problemas para o resto da vida.
Existem diversas linhas de frente para combater a gravidez na adolescência, sendo as duas principais o trabalho de conscientização e planejamento reprodutivo. Falamos sobre elas a seguir. Contracepção eficiente. A questão do método contraceptivo para adolescentes é particularmente sensível. “As jovens não são tão responsáveis.
Quando se pensa que os jovens estão mais informados e que a gravidez na adolescência não é um problema, os números mostram o contrário: 15% dos bebés nascidos em Portugal, em 2010 tinham mães adolescentes. Os valores estão a melhorar mas Portugal continua a ser um dos países com maior taxa de gravidez na adolescência.
O alerta é do Departamento Científico de Adolescência da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), que nesta semana divulgou o Guia Prático de Atualização sobre a Prevenção da Gravidez na Adolescência. O documento, que integra uma série de ações programadas pela SBP sobre o tema, tem como objetivo disseminar medidas preventivas e educativas.
Segundo eles, a gravidez na adolescência pode aumentar custos associados ao evento para o sistema de saúde, elevar as taxas de mortalidade e também impactar no futuro de várias gerações. De acordo com o documento, a desinformação sobre sexualidade, direitos sexuais e reprodutivos são os principais motivos para a gestação na adolescência.
Quais são os movimentos da articulação do ombro?
Quantas horas um piloto pode voar por dia?
Qual o único vulcão do Brasil?
Pode tomar nimesulida e Naproxeno?
Para que serve o couro sintético?
Qual a melhor forma de fazer hidratação no cabelo?
Quais são os tipos de assédio moral no ambiente de trabalho?
Como fazer um termo de autorização?
Quantos idiomas Roger Federer fala?
Quais são os processos de gestão do conhecimento?
O que é terneiro em português?
Como faço para escolher o nome da minha filha?
Quais são os sinais que antecedem a morte?
Qual a importância das angiospermas para a economia?
O que significa sonhar com uma onda gigante?
Quais os poderes de propriedade?