“A educação sexual integrada e compreensiva faz parte da promoção do bem-estar dos adolescentes e jovens, realçando o comportamento sexual responsável, o respeito mútuo, a igualdade e equidade de gênero, assim como a proteção da gravidez inoportuna, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, defesa contra ...
Políticas públicas e educação sexual são formas para reduzir os índices de gravidez na adolescência. “(No México), 18% dos nascimentos (…) correspondem a menores de 19 anos, em 2010 foram registrados mais de 700 mil desses nascimentos, dos quais entre 60 e 80% são consequência de gravidez não-planejada”.
Se a gente cuida da saúde da família e das jovens, diminui a evasão escolar no caso de uma gravidez precoce. Elas sabem que terão acompanhamento de equipes especializadas e que os professores estarão preparados para lidar com a situação”, explica a coordenadora do programa, Raquel Turci Pedroso.
Diante deste cenário de prejuízos tão significativos, faz-se necessário medidas urgentes de prevenção e conscientização. O artigo reafirma que um dos fatores mais importantes é a educação sexual integrada e compreensiva para garantir a proteção da gravidez inoportuna e prevenção de IST/HIV.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Vanessa Vieira, a gravidez na adolescência é um problema de saúde pública. “Os riscos à saúde da mãe e bebê são muitos, como prematuridade, anemia, aborto espontâneo, eclâmpsia, depressão pós-parto, entre outros”, completa.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Vanessa Vieira, a gravidez na adolescência é um problema de saúde pública. “Os riscos à saúde da mãe e bebê são muitos, como prematuridade, anemia, aborto espontâneo, eclâmpsia, depressão pós-parto, entre outros”, completa.
Entre os fatores biológicos que merecem destaque, podemos citar os riscos de prematuridade do bebê e baixo peso, morte pré-natal, anemia, aborto natural, pré-eclâmpsia e eclâmpsia, risco de ruptura do colo do útero e depressão pós-parto.
A gravidez na adolescência é considerada a que ocorre entre os 10 e 20 anos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Apontada como uma gestação de alto risco decorrente das preocupações que traz à mãe e ao recém nascido, a gravidez nesta faixa etária pode acarretar problemas sociais e biológicos.
Estresse, depressão e ansiedade são problemas sérios e que podem prejudicar a formação do bebê e causar problemas para o resto da vida.
Existem diversas linhas de frente para combater a gravidez na adolescência, sendo as duas principais o trabalho de conscientização e planejamento reprodutivo. Falamos sobre elas a seguir. Contracepção eficiente. A questão do método contraceptivo para adolescentes é particularmente sensível. “As jovens não são tão responsáveis.
Quando se pensa que os jovens estão mais informados e que a gravidez na adolescência não é um problema, os números mostram o contrário: 15% dos bebés nascidos em Portugal, em 2010 tinham mães adolescentes. Os valores estão a melhorar mas Portugal continua a ser um dos países com maior taxa de gravidez na adolescência.
O alerta é do Departamento Científico de Adolescência da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), que nesta semana divulgou o Guia Prático de Atualização sobre a Prevenção da Gravidez na Adolescência. O documento, que integra uma série de ações programadas pela SBP sobre o tema, tem como objetivo disseminar medidas preventivas e educativas.
Segundo eles, a gravidez na adolescência pode aumentar custos associados ao evento para o sistema de saúde, elevar as taxas de mortalidade e também impactar no futuro de várias gerações. De acordo com o documento, a desinformação sobre sexualidade, direitos sexuais e reprodutivos são os principais motivos para a gestação na adolescência.
O que é um método dedutivo e indutivo?
Quando a pessoa te acusa de algo que vc não fez?
Como emitir guia INSS facultativo?
O que é a imobilização do Patrimônio Líquido?
Como fazer a simpatia do vinagre?
Quais são as regras da matemática?
Qual EP a irmã do Sanji beija o Luffy?
Pode usar Pedrex no porcelanato?
Quando surgiu Bruno e Marrone?
Para que serve uma vela de sete dias?
Quanto por cento de álcool é necessário para ficar bêbado?
Onde foi gravado Enola Holmes?
Qual a individualidade do pai do Deku?
Como se classifica os bens na contabilidade?