Plantio de árvores em grande quantidade nas grandes cidades. Criação de parques e preservação de áreas verdes; Medidas para diminuir a poluição do ar: diminuição e controle da emissão de gases poluentes pelos veículos e controle de poluentes emitidos por indústrias.
As principais causas da formação de uma ilha de calor são possibilitadas, de um modo geral, por: Aumento da urbanização, caracterizado principalmente pelas inúmeras construções (edificações de concreto), que impedem a circulação dos ventos; Poluição atmosférica por excesso de veículos (emissão de gases poluentes);
Fatores como poluição atmosférica e utilização de energia por indústrias, residências e veículos de combustão interna também são responsáveis pela formação de ilhas de calor, pois contribuem para o aquecimento da atmosfera.
Estratégias de projeto para diminuir o efeito das Ilhas de Calor: – Plantio de árvores (de preferência nativas), criação de novos parques e preservação das áreas verdes.
Ilhas de calor urbano (ICU) é o nome dado às cidades com elevado grau de urbanização que têm a temperatura maior do que as regiões rurais próximas. Esse fenômeno acontece devido à concentração de asfalto, ruas, avenidas e concreto (prédios, casas e outras construções).
Esses fatores envolvem a ação humana, que contribui para o aumento do calor (retirada da vegetação urbana, impermeabilização, etc.) e para a diminuição da circulação do ar (construção de prédios e edifícios em larga escala).
O que acontece é o impedimento da circulação do ar frio, que é mais denso. Com isso ele fica “preso” nas regiões mais próximas da superfície, se misturando ao ar poluído e impedindo que ele seja dissipado. Como a inversão térmica é um fenômeno atmosférico, é de certa forma um movimento natural.
Ilhas de calor urbano (ICU) é o nome dado às cidades com elevado grau de urbanização que têm a temperatura maior do que as regiões rurais próximas. Esse fenômeno acontece devido à concentração de asfalto, ruas, avenidas e concreto (prédios, casas e outras construções).
A diferença de temperatura entre os centros urbanos e rurais, quando ocorre a Ilha de Calor, pode variar de 5° até 10° aproximadamente. Essa elevação é perceptível durante o dia e a noite, porém, à noite, as pessoas costumam notar mais, já que os prédios e a pavimentação de ruas e estradas receberam o calor do sol durante o dia todo.
Principais soluções para diminuir a formação das ilhas de calor. Entre as cidades mais afetadas pelas ilhas de calor, observam-se as seguintes estratégias para diminuir o impacto causado: Reflorestamento e programas de arborização, seja com árvores em parques ou jardins verticais;
Muitos problemas decorrentes das ilhas de calor podem ser observados pelos próprios cidadãos que vivem nos grandes centros, sendo alguns deles: Surgimento de problemas com a saúde relacionados com a umidade relativa do ar fica muito baixa; Aumento do consumo da eletricidade, por causa do excessivo uso da refrigeração;
O primeiro transtorno causado pelas ilhas de calor é o excesso de chuvas. Devido à temperatura elevada, uma grande quantidade de ar quente sobe, e por conta desse desequilíbrio chove mais em ilhas de calor do que em áreas rurais.
Qual o ser vivo mais complexo do mundo?
O que é uma estrutura funcional?
Quais tipos de amplificadores que compõem um amplificador de áudio?
Como a empresa deve utilizar ciclo PDCA?
Quanto tempo dura o efeito do frontline?
Quanto dá de juros 350 milhões na poupança?
Qual a melhor cor para sala de TV?
O que é a língua para Saussure?
Quem representa o Estado e o Distrito Federal em juízo?
Como manter a maquiagem por mais tempo?
Quanto tempo o feijão pode ficar no congelador?
Quem não tem filhos pode receber o Bolsa Família?
Para que serve a ferramenta do planejamento na administração?