Como ajudar a evitar o preconceito em sala de aula: 5 dicas para...
Denise Carvalho: O preconceito começou como consequência da escravidão, porque os negros eram considerados, até pelos mais estudiosos da época, seres inferiores, associados a animais e desprovidos de inteligência.
Uma pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por exemplo, concluiu que vítimas de discriminação têm um risco quatro vezes maior de desenvolver depressão ou ansiedade e ainda estão propensas a agravos como hipertensão.
Leia abaixo:
Para isso, elencamos algumas atitudes que podem contribuir para um ambiente de trabalho livre de preconceitos.
A origem do preconceito está nos valores, ideologias, interesses ou crenças de um determinado grupo social. O preconceito parte de uma visão de mundo pouco elaborada, repleta de ideias e certezas que não sobrevivem a um mínimo de reflexão ou exame crítico.
Preconceito – O preconceito causa inúmeros danos a quem sofre e esta presente muitas vezes de forma velada. Lamentável observar tal comportamento! É importante destacar que isso tem graves consequências a quem sofre essa agressão, como baixa autoestima, irritabilidade, depressão e em alguns casos a morte.
A discriminação pode se dar por sexo, idade, cor, ou racismo, estado civil, religião, ou por ser a pessoa, portadora de algum tipo de deficiência. Pode ocorrer ainda, simplesmente porque o empregado propôs uma ação reclamatória contra um ex-patrão ou porque participou de uma greve.
Como combater o preconceito? Uma das formas sugeridas é aumentar os conhecimentos acerca dos transtornos psiquiátricos: existem evidências de que este tipo de trabalho aumenta a intenção de procurar ajuda por parte dos pacientes e a probabilidade deles falarem de seus problemas com a família e amigos. NÃO PARE AGORA...
Todo o ser humano já teve algum preconceito. Embora seja um assunto pouco debatido, existe uma vasta variedade de preconceitos que as pessoas englobam em seu mundo como, por exemplo, julgar uma pessoa sem antes conhecer. Além da variedade de preconceitos, esse assunto contém inúmeras categorias como, racial, social, moral, religioso.
“Faziam para me provocar e me intimidar”, lembra Renato. "Quando assumi ser transexual, estudava em uma escola onde o preconceito era velado. Negros, pessoas com deficiência e imigrantes também eram discriminados lá", Renato Cardoso, 16 anos Ninguém nasce preconceituoso.
Se a pessoa que te tratou de forma preconceituosa tinha algum valor emocional para você, está na hora de se afastar desta pessoa pois ela não merece a sua companhia de forma alguma. Pessoas preconceituosas são totalmente imaturas internamente, não possuem noções de respeito, dignidade e valores que fazem parte de um ser humano digno e honrado.
Como usar top cropped de renda?
Onde colocar cupom de desconto no Nicephotos?
Como passar corretivo líquido no rosto?
Quanto ficou o jogo do Estrela do Norte?
Como usar a borra de café no corpo?
Como devo usar a meia de compressão?
Como acontece a cura quântica?
Como usar folha de Costela de Adão na decoração?
Qual oferta do Mcdonalds de hoje?
Como funciona Day Trade na Clear?
Como usar o Windows no macbook?
Como jogar o mesmo jogo em dois Xbox?
Como interagir com minha página no Facebook?