O que pode ser estipulado no pacto antenupcial?

Pergunta de Alícia Garcia Antunes em 27-05-2022
(63 votos)

No Pacto Antenupcial, portanto, os noivos podem dispor livremente sobre o regime de bens que será adotado, pode conter cláusulas que disciplinem doações entre os cônjuges ou deles para terceiros (filhos), compra e venda, cessão de direitos, permuta, etc.

O que pode ser disposto no pacto antenupcial?

O que pode ser disposto no pacto antenupcial? Para além das disposições patrimoniais, o pacto antenupcial poderá prever questões de cunho interpessoal ou até mesmo sobre a responsabilidade paterno-filial. Indenizações em decorrência de infidelidade passaram a ser tema da moda, sendo prevenidos em pactos antenupciais.


É estipulado através de pacto antenupcial?

Pacto antenupcial é o contrato solene e condicional, por meio do qual os nubentes dispõem sobre o regime de bens que vigorará entre ambos, após o casamento[7]. É através do pacto antenupcial que os nubentes exercem sua autonomia da vontade com relação aos efeitos patrimoniais que irradiarão do casamento.

Quais os limites do pacto antenupcial?

Assim, o pacto antenupcial, sendo considerado um negócio jurídico, deve observar as balizas impostas pelo artigo 104 do Código Civil, ou seja, os sujeitos devem ser capazes e legítimos para praticarem o ato, o objeto deve ser lícito, possível, determinado ou determinável e a forma deve ser adequada.

Quando precisa fazer pacto antenupcial?

Somente aqueles que desejarem casar pelo regime da separação de bens, comunhão universal de bens, participação final nos aquestos ou por um regime de bens misto precisam fazer o pacto antenupcial antes do casamento.

Tudo sobre o Pacto Antenupcial


16 curiosidades que você vai gostar

É possível fazer pacto antenupcial após o casamento?

“Não há na lei brasileira referência ao pacto pós-nupcial, ou seja, a lei nada menciona sobre pactos lavrados após a celebração do casamento. Mas a jurisprudência vem determinando sua lavratura em muitos casos, quando há alteração do regime de bens no curso do casamento”, explica Letícia Franco.

O que diz a Súmula 377 do STF?

Assim decorre da Súmula nº 377 do Supremo Tribunal Federal, que tem o seguinte teor: No regime da separação legal de bens, comunicam-se os adquiridos na constância do casamento .

Quais regimes necessitam de pacto antenupcial?

O pacto antenupcial somente é necessário caso os noivos optem por um regime de bens diferente do regime legal, que é o regime da comunhão parcial de bens ou, em alguns casos especiais, o regime da separação obrigatória de bens.

Quais são os regimes de bens previstos no Código Civil?

São quatro os regime de bens estabelecidos pelo Código Civil, sendo estes: os de comunhão parcial, comunhão universal, separação convencional ou legal e participação final nos aquestos.



Outras questões

Como descobrir o markup de um produto?

Como ver o horário do meu voo GOL?

Qual é o mapa astral de Libra?

Como saber qual é o meridiano central?

Como calcular a área de uma sala em metros quadrados?

O que é lucro acumulado no balanço patrimonial?

Como cancelar a conta do Trello?

O que significa a afirmação de que sociedades limitadas podem se constituir como sociedades de pessoas ou sociedades de capitais?

O que escrever com a letra K?

Como entregar chocolate sem derreter?

Como fazer leitura do disco de tacógrafo?

Como fazer a biografia de uma pessoa?

Como valorizar a si próprio?

Como fazer uma levedura?

O que a Pomba Gira Dama da Noite gosta?

Como o homem pantaneiro se veste?

O que é escrituração Fiscal?

Como a globalização afeta os países que fazem parte do Mercosul?

O que é identificação botânica?

Quais os sinônimos de verificar?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com