O que pode ser alegado em agravo de instrumento?

Pergunta de Kelly Luna Soares de Faria em 02-06-2022
(18 votos)

I - tutelas provisórias; Cautelar e tutela antecipada; as decisões que se referirem ao tema (concessão, não concessão, revogação ou modificação) podem ser objeto de agravo de instrumento; sejam elas tutelas de urgência ou evidência.

Quando é cabível o agravo de instrumento?

Assim, é cabível o recurso de agravo de instrumento contra a decisão interlocutória que apreciar a decadência ou a prescrição, com fundamento no inciso II do art. 1.015 do CPC (“mérito do processo”).


Pode alegar preliminar em agravo de instrumento?

Não é cabível agravo de instrumento contra a decisão, ao sanear o processo, rejeita preliminar de ilegitimidade passiva, porquanto não prevista no rol do art. 1.015 do Novo CPC (AI n. 1.0024.12.067844-6/002, rel.

O que não pode faltar no agravo de instrumento?

Dentre as irregularidades que conduzem ao não recebimento do Agravo de Instrumento, podemos citar as 3 principais falhas:Ausência de peças obrigatórias.Ausência de peças facultativas.Falhas nas custas processuais.

Qual recurso contra decisão em agravo de instrumento?

O recurso especial é o tipo de requerimento cabível contra o agravo de instrumento. A decisão foi definida pelo Superior Tribunal de Justiça em 1993. Esse deve ser enviado ao STJ quando a parte não concorda com a decisão proferida pelo tribunal competente a respeito do recurso de agravo de instrumento.

AGU Explica - Agravo de Instrumento


15 curiosidades que você vai gostar

O que vem depois de negado o agravo de instrumento?

O RECURSO CABÍVEL CONTRA DECISÃO QUE NEGA SEGUIMENTO A AGRAVO DE INSTRUMENTO É O AGRAVO INTERNO, A TEOR DO ART. 557 , § 1º , DO CPC , E NÃO O AGRAVO REGIMENTAL. APLICÁVEL, CONTUDO, O PRINCÍPIO DA FUNGIBILIDADE RECURSAL.

O que vem depois de um agravo de instrumento?

O agravo do instrumento deve ser interposto no próprio Tribunal que julgará o recurso. No processo o agravo será interposto e processado no órgão recorrido e somente após remetido ao órgão que caberá recurso.

O que deve constar no agravo de instrumento?

Agravo de Instrumento no NCPC

os nomes das partes; a exposição do fato e do direito; as razões do pedido de reforma ou de invalidação da decisão e o próprio pedido; o nome e o endereço completo dos advogados constantes do processo.

O que colocar no preparo do agravo de instrumento?

O preparo inclui todas as despesas processuais para a interposição de um recurso. Quando exigível pela legislação pertinente, nada mais é do que o pagamento de uma quantia em dinheiro para que se possa interpor um recurso à instância superior.

O que juntar no agravo de instrumento eletrônico?

Nos casos em que houver processo eletrônico, segundo o ministro, o juízo de primeiro grau poderá ter acesso eletronicamente ao agravo interposto, o que afasta a obrigatoriedade de o agravante juntar cópia da petição e demais documentos.

O que pode ser objeto de preliminar?

As preliminares ou objeções processuais são as matérias nas quais, se acolhidas, implicarão em extinção dos pedidos sem resolução do mérito. São defesas contra o processo ou contra a ação.

O que pode ser alegado em preliminar de contrarrazões?

1.009, parágrafo 1º, do Novo CPC. (2) Devem ser suscitadas na preliminar de apelação ou nas contrarrazões, todas as questões resolvidas na fase de conhecimento cuja decisão a respeito não comportasse agravo de instrumento e, dessa forma, não tenham sido cobertas pela preclusão.

O que alegar em contrarrazões de agravo de instrumento?

Como sabido, para fins de admissibilidade do Agravo de Instrumento, não basta alegar, mas, demonstrar mediante dados e elementos concretos, que a decisão acarreta risco de lesão grave e de difícil reparação à parte, sob pena de constituir a afirmação mero fruto de criação intelectual da parte Agravante, que, por si só, ...

Quando cabe agravo de instrumento no novo CPC?

O Novo CPC definiu que o prazo para interposição do agravo de instrumento é de 15 dias úteis, contados a partir do momento que a decisão interlocutória do magistrado é publicada. O prazo máximo para manifestação do Tribunal em relação ao recurso de agravo de instrumento é também de 15 dias.

Qual o objetivo do agravo de instrumento?

O agravo de instrumento é um recurso que pretende obter a reforma das decisões chamadas de interlocutórias. São aquelas decisões que não encerram o processo, mas têm poder em questões pontuais em cada caso.

Qual a diferença entre apelação e agravo de instrumento?

A principal diferença da apelação no CPC/15 é que o juiz não faz juízo de admissibilidade das apelações. Ele apenas as recebe e remete ao tribunal. Isso gera um problema prático: apelações malucas sobrem para o tribunal! “Trata-se de apelação do autor contra a decisão interlocutória que declinou da competência, de fl.

Tem que recolher custas em agravo de instrumento?

As custas processuais devem ser recolhidas e comprovado o seu pagamento, no prazo para interposição do recurso, nos termos do art. 789 , § 1º , da CLT . Tal procedimento não foi realizado pela recorrente, que somente comprovou o recolhimento das custas processuais na interposição do agravo de instrumento.

Como calcular custas de preparo?

O valor do preparo é a soma da taxa judiciária mais o porte de remessa e de retorno dos autos. Conforme reza o artigo 511, do CPC, o preparo deve ser comprovado no momento da interposição do recurso.

É necessário qualificar as partes no agravo de instrumento?

1.2 – QUALIFICAÇÃO DAS PARTES – Como o Agravo de Instrumento é interposto diretamente ao Tribunal de Justiça, é necessário fazer uma nova qualificação das partes, exatamente como realizado na Petição Inicial.

Quais são os pedidos do agravo de instrumento?

Toda decisão que trate do mérito – e não seja rigorosamente uma sentença – poderá ser atacada por agravo de instrumento. É o caso da decisão que julga procedente o pedido para condenar o réu a prestar contas (art. 550, § 5º, CPC).

Como é julgado o agravo de instrumento?

O agravo de instrumento sobe para ser julgado em volume separado dos autos principais, nos processos físicos, sendo que os documentos relativos a ele ficam normalmente só em seu próprio volume.

O que fazer quando há sentença em processo com agravo de instrumento pendente de julgamento?

O agravante poderá requerer a juntada, aos autos do processo, de cópia da petição do agravo de instrumento, do comprovante de sua interposição e da relação dos documentos que instruíram o recurso. §1o Se o juiz comunicar que reformou inteiramente a decisão, o relator considerará prejudicado o agravo de instrumento.

Quando o juiz mantém a decisão agravada?

Assim, uma vez constatado que, efetivamente, a parte não demonstrou afronta, direta e literal, a norma constitucional, nos termos em que preconiza o art. 896, § 2.º, da CLT, mantém-se a decisão agravada, que denegou seguimento ao Agravo de Instrumento.

O que significa negar seguimento ao agravo de instrumento?

Negar seguimento a recurso é pura e simplesmente impedir que seja apreciado pelo colegiado; relator nota que, caso contrário, será perda de tempo. E em atenção ao princípio da economia processual tranca o trâmite do recurso.



Outras questões

Como preparar o solo para plantar azaleia?

Como se descobriu o peso da Terra?

Para que serve Body Protein?

Para que serve o banho de cânfora?

Qual é a causa da esclerose múltipla?

Quando plantar nabo forrageiro?

Como se pergunta de onde a pessoa é em inglês?

Pode lavar o cabelo quando faz tatuagem?

Como tomar azitromicina di-hidratada 500 mg?

O que é germe de gato?

Como preparar um banho de assento?

O que pode causar a colite?

O que pode acontecer se tomar anticoncepcional por conta própria?

É possível se apaixonar de novo?

Como tomar o Blueelife?

Como tomar banho de caneca?

O que é infecção bacteriana no sangue?

Quais as fases em que uma doença pode passar explique cada uma delas?

O que pode causar o Oxiurus?

Quantos comprimidos de biotina devo tomar por dia?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com