Veja os principais: Condições anteriores à gestação: hipertensão, diabetes, doenças autoimunes, infecções crônicas (como HIV), problemas cardíacos, pulmonares ou renais e idade materna (mães que dão à luz com menos de 17 e mais de 35 anos têm maior risco de complicação.
Quais são os principais sintomas de uma gravidez de risco?Vômitos e náuseas frequentes e que não passam após o primeiro trimestre da gestação;Dor ao urinar;Sangramento vaginal;Contrações uterinas antes do tempo;Perda de líquido amniótico;Ausência de movimentos do bebê por mais de um dia;
O mais básico deles é a idade.
“Antes dos 18 e depois dos 35, a gravidez já é considerada de alto risco”, comenta Hernandez.
Cuidados durante a gravidez de alto riscoVisitar o obstetra regularmente. ... Fazer uma alimentação saudável. ... Não consumir bebidas alcoólicas. ... Repousar. ... Controlar o peso. ... Não fumar.
Uma gravidez é considerada de risco quando, após exames médicos, o obstetra verifica que existe alguma probabilidade de ocorrer uma doença da mãe ou do bebê durante a gravidez ou na hora do parto.
21 curiosidades que você vai gostar
O período mais delicado da gestação corresponde da primeira à 12º semana de gestação, justamente o primeiro trimestre sobre o qual falamos neste artigo. Isso porque é nessa fase que ocorre a formação dos órgãos do feto. Ou seja, é quando há maior risco de ocorrerem doenças ligadas a alterações genéticas.
Descobrir que está gerando uma vida é a realização de um sonho para muitas mães, mas o período traz, além de alegria, muita preocupação. Isso porque o primeiro trimestre da gestação é a epoca em que a gravidez corre mais riscos.
Porém, se algum dos sinais abaixo estiver presente, a gestante deve entrar imediatamente em contato com o obstetra:Dor abdominal intensa e persistente.Dor abdominal associada a vômitos.Dor abdominal com diarreia sanguinolenta.Dor abdominal com febre.Dor abdominal com sangramento vaginal.
Náuseas e vômitos são mais comuns no primeiro trimestre, mas algumas mulheres podem sofrer com os sintomas ao longo de toda a gravidez. Quando a situação for intensa, é preciso procurar o obstetra. Se a gestante não conseguir manter líquidos no corpo por mais de 12 horas, deve ir ao médico imediatamente.