Conforme citado, a exposição dos animais ao sol e a temperaturas muito altas é a principal causa para a hipertermia em cães. No entanto, fatores como obesidade, idade avançada e o excesso de exercícios físicos (principalmente, em climas quentes e úmidos) também podem desencadear o problema.
A hipertermia por intermação nada mais é do que uma síndrome determinada pela ineficiência do organismo de controlar o aumento excessivo da temperatura corpórea. Esse tipo de transtorno costuma ser muito grave por causar diversas alterações sistêmicas importantes que colocam a vida do pet em risco.
Como tratar hipertermia em cães?
Ao contrário do que ocorre com os humanos, os cães não possuem glândulas sudoríparas que produzem o suor e, assim, regulam a temperatura corporal. Na verdade, a troca de calor necessária para a adaptação ao ambiente acontece pela língua do animal.
Assim como acontece com seres humanos, o organismo dos cães sintetiza vitamina D a partir da luz solar. Uma das vitaminas lipossolúveis, ela é armazenada no tecido adiposo e é fundamental para a absorção de cálcio e de fósforo. Por isso, é importante para evitar problemas ósseos, como a osteoporose canina.
Entre os sintomas de que o cachorro está com calor estão:
Já os principais sintomas de hipotermia são:
A hidratação também é fundamental, tanto em dias quentes como em frios. Não se esqueça de fornecer água fresca e em abundância. Uma dieta equilibrada, exercícios rotineiros e manter o peso ideal também contribuem para uma temperatura estável.
O cão também sente calor e quando o corpo ultrapassa os 40°C, acontece a hipertermia. A hipertermia em cães não é uma exclusividade do verão, mas o calor intenso é um fator influenciador. O corpo do cachorro não tem a mesma capacidade que o nosso para liberar calor e se aquece mais rapidamente.
A hipertermia ou intermação em animais de estimação é causada pela elevação anormal da temperatura corporal do animal, prejudicando as funções celulares do bichinho, causando perda de consciência, convulsão, parada cardíaca, e várias outras complicações sérias.
A hipertermia é um problema muito grave e pode levar o cãozinho ao óbito por isso, fique atento aos sintomas que vamos listar abaixo: - Respiração intensa.
Apesar de em ambos os casos o cachorro apresentar um aumento da temperatura, a definição dos quadros é diferente: a febre em cães é uma resposta do sistema defensivo a uma infecção ou processo inflamatório, enquanto a hipertermia é caracterizada pela elevação da temperatura causada pelo ambiente ou pela incapacidade de liberar calor.
Quantas horas é o treinamento da NR 18?
Qual a principal vantagem do vidro fantasia?
Qual o salário de um arquiteto em Portugal?
O que acontece se dormir com creme de hidratação no cabelo?
Quais as portas usadas pelo FTP?
Quais os casos são cabíveis O recurso de apelação?
Qual a quilometragem de um pneu Michelin?
Quais as vantagens de ser um correspondente bancário?
Onde colocar oferenda para Exu?
O que pode comer antes da ultrassom abdominal?
Quais são os conceitos básicos da estatística?
Quando é indicado o uso de talas coletes e tração ortopédica?
Como fica a barriga depois de emagrecer?
Qual o menor múltiplo de 2 3 é 5 simultaneamente?