Além da dor no corpo e da elevação da temperatura, a febre pode provocar várias reações no organismo, como sudorese (suor) cansaço, sonolência, fraqueza e sede intensa [3]. Por isso, é tão normal - e inclusive, importante - sentir vontade de beber água, conforme a febre vai evoluindo.
Colocar cobertores sobre a pessoa e manter o pescoço e a cabeça bem agasalhados; Colocar bolsas de água quente sobre o cobertor ou outros dispositivos que ajudem a aumentar a temperatura corporal; Oferecer uma bebida quente, evitando que seja café ou uma bebida alcoólica, pois aumentam a perda de calor.
A febre é um mecanismo de defesa do corpo contra quadros de infecções. Por meio de circuitos fisiológicos e neuronais integrados, a temperatura do corpo é elevada para garantir a sobrevivência das células sob condições anormais no organismo.
De acordo com Ornelas, quando a temperatura fica entre 37,3°C e 37,8°C, configura o estado febril (também chamado de febrícula). “Ele é causado tanto por uma variação normal ao longo do dia quanto por atividades físicas.
Como medir febre?
Alterações de até um grau são consideradas perfeitamente normais. Os problemas ocorrem quando essa variação de temperatura passa de um grau. Os infectologistas estabelecem o limiar de 37,3°C como uma febrícula e consideram temperaturas acima dos 39°C como febre alta.
A hipertermia é uma condição médica associada a perda da capacidade de controlar a temperatura corporal, resultando em um aumento descontrolado da temperatura do organismo, sendo o oposto da hipotermia. É esperado que um adulto saudável tenha uma temperatura corporal média em torno de 37ºC.
O corpo produz mais calor após uma refeição cheia de carboidratos do que uma mais gordurosa. Isso porque as calorias são queimadas imediatamente em vez de serem estocadas pelo organismo.
Algumas causas menos comuns de febre incluem: 1 Hipertireoidismo. 2 Excesso de exposição solar. 3 Cirurgias. 4 Traumas. 5 Feocromocitoma. 6 Embolia pulmonar. 7 Desidratação. 8 AVC (com lesão do hipotálamo). 9 Hepatite por álcool. More ...
A febre pode ainda surgir como reação a medicamentos/vacinas ou, mais raramente, ser causada por doenças não-infecciosas. A febre é uma doença? Não. A febre é geralmente uma resposta normal do organismo para ajudar a combater uma infeção por vírus ou bactérias e, por esse motivo, benéfica.
A febre é, geralmente, um sinal de outro problema do organismo, de infecções a traumas do sistema nervoso. O tratamento deve seguir a natureza da doença principal e deve ser urgente nas crianças e idosos, a fim de evitar que a enfermidade se agrave.
Considera-se febre uma temperatura axilar ou oral superior a 37,5º C ou timpânica superior a 37,7º C. No entanto, o organismo das pessoas idosas pode não ter capacidade de elevar tanto a temperatura corporal. Quais são os sintomas da febre em adultos?
Porque na Antártida não tem noite?
Qual a importância do custo médio ponderado de capital para o gestor?
Quem é o predador natural da águia?
Pode tirar o último sobrenome?
O que significa Redmi Note 10?
Quanto tempo demora para receber carteira de motorista provisória?
Como recorrer de uma multa que eu não cometi?
Quais são as matérias do curso de Marketing?
Qual foi a principal desvantagem que aconteceu devido ao uso das máquinas na agricultura?
Quando uma pessoa desvia o olhar o que significa?
Como é feita a retirada de pólipo no estômago?
O que é bom comer para fortalecer a cartilagem?
Como representar e nomear uma reta?