As moscas podem comer alimentos em decomposição e fezes de animais. Isso faz com que elas sejam transmissoras de agentes patógenos que podem causar problemas de saúde. Por exemplo, intoxicação alimentar, infecções respiratórias, cólera, diarreia, disenteria e febre tifoide.
Já se sabe, por exemplo, que as bactérias transportadas por insetos podem provocar problemas de saúde que vão desde infecções respiratórias até intoxicação alimentar. A dica basicamente é: se uma mosca pousar na sua comida, é melhor parar de comer imediatamente.
Quanto aos sintomas, poderão surgir dores abdominais, obstrução intestinal (prisão de ventre) e febre, dependendo do número de ovos que ingeriu. A infecção por ovos de moscas é chamada de miíase (no caso da ingestão de ovos com alimentos, denomina-se miíase acidental).
Elas são conhecidas como moscas-varejeiras. Uma única mosca pode colocar 120 ovos de uma só vez. Se uma pessoa engolir esses ovos acidentalmente, as larvas podem se hospedar no seu intestino e devorar seus tecidos, causando lesões e infecções.
A miíase é uma doença em que há infestação de larvas de moscas nas pele, podendo acontecer em qualquer parte do corpo, como pé, ouvido, boca e nariz, por exemplo, resultando no aparecimento de feridas abertas com pus e mau cheiro. Essas feridas surgem porque as larvas das moscas alimentam-se de tecidos vivos ou mortos.
24 curiosidades que você vai gostar
Envenenamento bacteriano: sintomas parecidos com a salmonela decorrentes da ingestão de larvas que tiveram contato com fezes ou material em decomposição. Reação alérgica: algumas pessoas podem ter alergia às larvas e apresentar sintomas respiratórios ou asmáticos.
Esse tipo de parasitose geralmente ocorre com a penetração direta da larva na pele ou da deposição de ovos de moscas, que se transformam em larvas e podem viver e se reproduzir por um longo período até serem detectadas e removidas.
Uma das estratégias para matar e remover a larva é por meio de asfixia, em que deve-se colocar um esparadrapo no lugar em que a larva se encontra e deixar por cerca de 1 hora. Em seguida, retirar o esparadrapo e verificar se a larva está colada, caso contrário fazer pequena pressão no local para que a larva saia.
Apesar da aparência desagradável, consumir arroz infestado por carunchos não faz mal à saúde. - Não há perigo. Pode comer até cru. É só a aparência mesmo - afirma o médico Ruy Laurenti, professor da Faculdade de Saúde Pública da USP.
Como saber a frequência da internet?
O que fazer com as roupas velhas?
Quando se usa o ponto em seguida?
Como saber se precisa limpar a fossa?
Quais são os produtos feitos com cobalto?
Como reaproveitar uma moldura de espelho grande?
Como saber se a pessoa é naturalizada?
Como se faz gestão de desempenho?
Quais são os principais ações do gerenciamento de problemas?
Como se descobre uma nova espécie de planta?
Como saber onde vou fazer a prova do Encceja?
Qual o ponteiro do relógio que marca a hora?
Como se escreve Chiquititas em português?