Riscos para saúde: são vários e graves os riscos potenciais, tendo os cientistas apontado como os principais deles: aumento das alergias; aumento de resistência aos antibióticos; aumentos das substâncias tóxicas; maior quantidade de resíduos de agrotóxicos.
É aquele que tenha em sua composição organismos geneticamente modificados, cujo material genético (DNA/RNA) tenha sido alterado por qualquer técnica de engenharia genética.
Os OGM mais famosos entre a população são os alimentos transgênicos que tem como objetivo principal selecionar plantas e animais mais resistentes a doenças, pragas, agrotóxicos e mudanças climáticas, e que sejam também mais nutritivos e produtivos.
Um artigo publicado no International Journal of Biological Sciences mostrou que o consumo da semente modificada tem efeitos negativos principalmente sobre fígado e rim, órgãos ligados à eliminação de impurezas.
Entre os aspectos positivos dos alimentos transgênicos o destaque é para: Aumento da produção de alimentos; Aumento do conteúdo nutricional; Maior resistência, durabilidade e tempo na estocagem e armazenamento; Maior resistência às pragas (bactérias, fungos, vírus e insetos); Diminuição de agrotóxicos.
Os principais alimentos transgênicos vendidos no Brasil são a soja, o milho e o algodão, que dão origem a produtos como os óleos de cozinha, extrato de soja, proteína texturizada de soja, leite de soja, salsicha, margarina, massas, bolachas e cereais.
Como identificar a presença de alimentos transgênicos
A legislação exige que o uso de ingredientes geneticamente modificados seja indicado no rótulo de todos os alimentos vendidos no Brasil. O rótulo deve apresentar um triângulo amarelo com um "T" preto dentro, seguido de uma frase indicando que o produto é ou contém transgênico.
Já que, de acordo com a legislação brasileira, todos os produtos transgênicos devem possuir o selo "T" em preto (normalmente localizado dentro de um triângulo amarelo) ou alguma sinalização com as letras "AGM" ou "OGM" de Alimentos/Organismos Geneticamente Modificados.
Veja no texto abaixo o que são os transgênicos e suas vantagens e desvantagens. Os transgênicos são também conhecidos como organismos geneticamente modificados ou OGMs.
Banana. Quais os produtos transgênicos produzidos no Brasil? Segundo dados de um relatório de 2018 do Serviço Internacional para Aquisição de Aplicações de Agrobiotecnologia (ISAAA), o Brasil está em segundo lugar quando o assunto é plantação de transgênicos no mundo.
Desvantagens dos alimentos transgênicos. Desenvolvimento de doenças (reações alérgicas, câncer, etc.); Desequilíbrio ambiental (poluição do solo, da água e do ar, desaparecimento de espécies, perda da biodiversidade, contaminação de sementes, etc). Veja também: Biotecnologia.
Ambientalistas apontam para os impactos no meio ambiente. Agricultores enaltecem os benefícios econômicos dos transgênicos. Transgênicos na agricultura . Os organismos transgênicos apresentam uma ou mais características que garantem qualidade mais alta. Os genes de plantas e animais são selecionados e manipulados em laboratório.
Como funciona o kit GNV 5ª geração?
Como inverter o lado de um vídeo no Sony Vegas?
Como puxar o fio do telefone do poste passo a passo?
Como ligar e desligar o celular com dois toques?
Como ligar o limpador de para-brisa no HB20?
Como ligar forno de embutir Brastemp?
Como fazer o despertar do Homem de Ferro fortnite?
O que cai no psicoteste do Detran?
Como fazer a ligação do hallmeter?
Quanto ganha uma estrela diamante Mary Kay?
Como colocar luz no seu teclado?
Como trabalhar as lendas na educação infantil?
Como liberar o gás no apartamento?
Como ligar um modem em um switch?
Como se transformar em um operador e investidor de sucesso guia prático?