Exu recebeu a missão fazer a comunicação entre os seres humanos e o plano divino e, como é uma entidade de grande importância, representa o início da comunicação. Por isso, ao iniciarem-se rituais ou trabalhos religiosos, é comum que se faça uma reverência ou oferenda especialmente para Exu.
“Em algumas casas das religiões africanas e afro-brasileiras Exu é o sentinela e protetor”, afirma. Mas ele também assume, em algumas canções, características de uma espécie de mensageiro entre os orixás e o ser humano.
Mas mesmo que ambos não sejam a mesma entidade, eles possuem a mesma função: defender a porteira dos terreiros e das casas dos médiuns. Só que o Exu na Umbanda quando convocados, são para proteger a Casa e fazer o despache de espíritos zombeteiros e eguns.
Exu na Umbanda
Trabalha conduzindo energias pesadas, desfazendo demandas e é responsável pela abertura de caminhos, como preconiza a tradição Iorubá. Costuma ser cultuados geralmente no primeiro dia do mês, ou no primeiro dia de abertura dos trabalhos, para proteger os templos de energias perversas e malignas.
Linha de Malei - Exu Rei. Linha de Mossurubi - Exu Kaminaloá Linha dos Caboclos Quimbandeiros - Exu Pantera Negra. Linha Mista - Exu dos Rios/Exu das Campinas.
16 curiosidades que você vai gostar
Exu de Umbanda – Wikipédia, a enciclopédia livre.
As entidades da Esquerda na Umbanda (exus, pomba-giras, pombas-giras mirins e exu-mirins) são espíritos compromissados com a espiritualidade superior, que falam em perdão, em Lei, em ação e reação, em fé e em Deus.
Gira ou Jira(no idioma quimbundo, nijra, caminho). na Umbanda, é a reunião, o agrupamento de vários espíritos de uma determinada categoria, que se manifestam através da incorporação nos médiuns. A gira pode ser festiva, de trabalho ou de treinamento.
É bem aqui que está um detalhe importante: este movimento de 360º não leva 24 horas exatas para ser feito, mas sim 23 horas e cerca de 56 minutos.
Sendo assim, no Brasil, a figura de Exu começou a sofrer um processo de ressignificação, passando a assumir novas facetas. Na umbanda, ao invés de Orixá, ele se torna um Egum, ou seja, a “alma de um espírito falecido”. Os Eguns correspondem aos indivíduos que pertenceram a classes ou grupos marginalizados da sociedade.
Cada um deles tem sua bebida e comida preferida, indo desde a já famosa farofa, cachaça e a cerveja, até vinhos e uísques refinados. Velas, charutos ou cigarros são sempre bem-vindos.
Exu (em iorubá: Èṣù) é o orixá da comunicação e da linguagem: assim, atua como mensageiro entre os seres humanos e as divindades, (dentre outras muitas atribuições).
Exu: orixá do movimento e da comunicação. É identificado com São Gabriel Arcanjo. No entanto, também foi associado pelos católicos ao diabo, por isso muitas vezes é temido.
Os filhos de Exu são muito energéticos, brincalhões, é impossível estar perto deles sem dar uma risada de uma brincadeira ou comentário que faz. Muito carismáticos e de coração bom, estão sempre com um sorriso no rosto.
Para que você responda de uma vez por todas a pergunta como saber meu Exu guardião, pesquise pelos terreiros mais próximos de você. Se na sua cidade existir algum, faça uma visita, converse com as pessoas que participam e procure saber o procedimento para descobrir o Exu guardião. Confie sempre na sua intuição.
Na umbanda, o exu é uma entidade mensageira dos orixás (exu é o masculino, e pomba gira, o feminino).
A gira é um ritual da umbanda para realização de trabalhos espirituais por meio de médiuns incorporando entidades. Na abertura são entoados cantos, saudações e defumação do ambiente. Os médiuns ficam de um lado do terreiro enquanto assistentes e visitantes ficam de outro.
O ritual tem no mínimo duas horas de duração.
Costumam ser relacionados à direita os Caboclos, Pretos-Velhos, Baianos, Erês, Marinheiros, Ciganos e outros. Na esquerda podemos citar os Exus, Exus-Mirins e Pombajiras.
A gira, o feminino do giro, sua feição mulher que, não apenas gira como o giro no sentido de mudar, desviar, promover deslocamentos, mas que também gira como a festa, a roda, o encontro que abre os caminhos e que é marcado pelo termo quimbundo njira.
Se continuar passando a mão na cabeça do seu filho assim ele será uma criança mimada. A origem dessa gíria vem dos judeus, que têm o costume de abençoar os cristãos-novos passando a mão pela cabeça e descendo pela face, enquanto pronunciam a bênção. Veja também o significado de "cabeça".
Relativamente aos exus, o fator de movimento preponderante é o peso (intencionalidade). São intensamente "pesados" (muito relaxados). O caminhar dos exus, seja em pé, seja com a ajuda dos joelhos, não tem tensão muscular, não resiste ao peso, é passivo diante do seu corpo, que parece ter um "peso" grande.
As giras com as quais mais se identifica são as de esquerda, onde Exus e Pombagiras pedem passagem para trabalhar através dos médiuns. Mas não é só Uriel que tem esse apreço por essas entidades. As giras de esquerda nos terreiros tendem a ser as mais cheias e concorridas.
Através da numerologia dos Orixás você é capaz de descobrir qual é o seu guia. E mais, o signo dos Orixás, ou os Odus, podem ser definidos por intermédio da sua data de nascimento. Assim, relaciona-se a ciência dos números com esses signos de matriz africana. Odu significa destino, e também pode ser chamado de caminho.
Olocum – Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como saber o tamanho que vou ficar?
Como saber qual é o tipo do cacho do cabelo?
Como saber quem é seu guardião?
Como saber qual caso de fatoração usar?
Quanto tempo dura a fase de crescimento?
Como saber quais declarações estão pendentes?
Quem trata a responsabilidade moral como uma virtude?
Como saber a transportadora Electrolux?
Quais as atitudes de uma pessoa individualista?
Qual o número da conta poupança Caixa?
Como saber como será a aparência do meu filho?
Como saber o nome da pessoa q recebeu uma entrega dos Correios?
Como saber o seu tipo de cabelo crespo?
Como recuperar o número do CPF na internet?
Como faço para ligar uma geladeira 110V em 220V?
Como trabalhar com alunos com deficiência múltipla?