Chamam-se Grandes Navegações as expedições marítimas realizadas por europeus entre os séculos XV e XVI. ... Diversos fatores possibilitaram a Grandes Navegações como o aprimoramento das técnicas de navegação, a necessidade de metais preciosos e de se descobrir um novo caminho marítimo para as Índias.
Os dois grandes objetivos que caracterizaram as Grandes Navegações foram:
As Grandes Navegações iniciaram-se no século XV e estenderam-se ao longo do século seguinte, com progressiva exploração do oceano.
O objetivo era contornar o continente africano, primeiro pelo oceano Atlântico e depois pelo Índico, para chegarem às Índias. Para conseguirem este feito, os portugueses precisaram de quase um século. O primeiro ponto alcançado na África foi Ceuta, cidade conquistada após batalha com os árabes, em 1415.
Portugal e Espanha desejavam muito ter acesso direto às fontes orientais, para poderem também lucrar com este interessante comércio. Um outro fator importante, que estimulou as navegações nesta época, era a necessidade dos europeus de conquistarem novas terras.
O primeiro motivo que levou os portugueses ao empreendimento das Grandes Navegações foi a progressiva participação lusitana no comércio europeu no século XV, em razão da ascensão de uma burguesia enriquecida que investiu nas navegações no intuito de comercializar com diferentes partes do mundo.
EXPANSÃO ULTRAMARINA PORTUGUESA Insuficiência portuguesa em metais preciosos para a cunhagem da moeda. Falta de produtos agrícolas e de mão-de-obra. Desejo de expandir a fé cristã Necessidade de novos mercados.
Grandes Navegações é a expressão usada para se falar da exploração do Oceano Atlântico, feita de maneira pioneira por Portugal, ao longo dos séculos XV e XVI. O pioneirismo português foi resultado de condições políticas, comerciais e geográficas específicas.
As Grandes Navegações foram resultado de uma série de transformações em curso na Europa desde o século XII. Por meio delas, o continente europeu completou sua passagem da Idade Média para a Idade Moderna e fortaleceu o comércio e o uso da moeda a partir do mercantilismo.
As Grandes Navegações portuguesas se iniciaram com a conquista de Ceuta, em 1415. Segue uma seleção das principais navegações realizadas por Portugal: O temido Cabo do Bojador é ultrapassado pelos navegadores, África (1434) Pedro Álvares Cabral passa a ser considerado o descobridor do Brasil (1500)
As Grandes Navegações foram expedições marítimas encabeçadas pelos europeus entre os séculos XV e XVI. Os primeiros países a se aventurarem em alto mar foram Portugal e Espanha, seguidos pela Inglaterra, França e Holanda.
Por meio delas, o continente europeu completou sua passagem da Idade Média para a Idade Moderna e fortaleceu o comércio e o uso da moeda a partir do mercantilismo. Além disso, as Grandes Navegações tornaram Portugal a maior potência do mundo entre os séculos XV e XVI, consolidando um império ultramarino.
Como justificar texto no Adobe?
Como é a profissão de coreógrafo?
Como fazer um cristal de verdade?
Como se chama os animais que se alimentam com vegetais?
Quanto posso deduzir de pensão alimentícia?
Como montar uma fábrica de sacolas de papel?
Quais os nomes dos guias da Umbanda?
Como adicionar total no gráfico dinâmico?
Qual o nome dos fãs de Senhor dos Anéis?
Como lançar paredes de contenção?
Qual a matéria prima da espuma?
Quais são as terras emersas do planeta?
Como iniciar um negócio de vendas?
Como são formados os gêmeos idênticos?
Pode lavar louça com bicarbonato?
O que preciso para montar uma fábrica de pães?
Quanto paga uma milhar combinada com 6 números?