Os chinampas (em náhuatl, chinamitl = muro ou cerca de juncos e apam = terreno plano), também chamados de canteiros elevados ou flutuantes, são sistemas agrícolas tradicionais construídos por povos mesoamericanos em áreas alagadas.
As chinampas foram o revolucionário método de produção agrícola utilizado pelos astecas. Consistiam, a partir de material orgânico, na construção de ilhas artificiais colocadas para flutuar sobre as águas do lago Texcoco.
Os astecas praticavam a agricultura intensiva e conseguiram sustentar grande parte da população urbana com média de sete safras anuais. ... A sociedade asteca foi organizada e desenvolvida em torno agricultura do milho e o cultivo de feijões, abóboras, pimentões e amaranto.
Desenvolveram diversos conceitos matemáticos e de astronomia. Na arquitetura, construíram enormes pirâmides utilizadas para cultos religiosos e sacrifícios humanos. Estes eram realizados em datas específicas em homenagem aos deuses. Acreditavam que com os sacrifícios, poderiam deixar os deuses mais calmos e felizes.
O milho constituía a base alimentar do povo asteca. Através do preparo dos grãos produziam panquecas que eram recheadas por grãos secos, pequenos insetos, girinos e peixes. Outro alimento bastante utilizado era o cacau de onde se extraía uma bebida chamada xocoalt, que mais tarde deu origem ao chocolate.
33 curiosidades que você vai gostar
Cultivavam, principalmente, milho, cacau, pimenta, tomate, abóbora, mandioca, feijão ebatata.
A partir do cacau, começaram a produzir uma bebida complexa, uma mistura líquida condimentada, feita a partir de pasta de cacau ralada, à qual se juntavam outros ingredientes, tais como a farinha de milho, especiarias entre outros temperos e misturas diversas. ...
Segundo a lenda, a cidade teria sido construída por povos oriundos do norte do atual México, ocupando uma ilhota existente no lago Texcoco. Utilizando a lama do próprio lago, a população foi formando as chinampas, que eram os locais construídos com essa lama ampliando a ocupação sobre o lago.
Religião. A religião da população asteca era politeísta – acreditavam em muitos deuses. Adoravam deuses da natureza como: deus Sol, deus Lua, deus Trovão, deus Chuva e também uma serpente emplumada que simbolizava uma deusa. ... Eles acreditavam que quanto mais as crianças chorassem, mais chuva deus iria prover.
No topo da hierarquia social asteca estavam os nobres, os sacerdotes e os militares. Estas três classes exerciam importante papel na manutenção do império, na conquista de novas terras e no contato entre os homens e os deuses. Logo em seguida estavam os comerciantes e artesãos.
O cultivo agrícola dos astecas era considerado muito próspero, e os historiadores atribuem isso à técnica de cultivo utilizada: as chinampas. Nessa técnica, os astecas desenvolviam ilhas artificiais nos canais do lago Texcoco utilizando material orgânico do fundo do lago.
O trabalho no Império Asteca era diversificado. Existiam os trabalhadores livres (comerciantes, artesãos, etc.) e os que trabalhavam em regime de servidão. Estes últimos atuavam na construção de obras públicas e eram controlados, na base da violência, pelas autoridades militares, religiosas e governamentais.
Características dos astecas
Esses impostos eram pagos em itens de valor para a época e, caso não fossem pagos, os astecas, em represália, puniam os povos conquistados. Os impostos eram cobrados pelo imperador asteca, que na língua local, o nahuatl, era chamado de Hueyi Tlatoani.
Para os astecas, os sacrifícios humanos eram como alimento para os deuses. Os rituais asseguravam a existência da humanidade. Segundo relatos dos conquistadores espanhóis que destruíram o Tempo Mayor, as vítimas sacrificadas eram prisioneiros de guerra, em sua maioria.
RESPOSTA: Enquanto os astecas desenvolveram uma técnica de cultivar alimentos em regiões alagadas. os incas desenvolveram a agricultura nas montanhas, em forma de grandes degraus.
4. Qual das alternativas abaixo apresenta as principais características da religião asteca? A – Religião monoteísta, presença de mitologia; práticas religiosas realizadas pelos sacerdotes.
Religião (do latim religio, -onis) é um conjunto de sistemas culturais e de crenças, além de visões de mundo, que estabelece os símbolos que relacionam a humanidade com a espiritualidade e seus próprios valores morais.
A sociedade asteca era rigidamente dividida, com o imperador acima de todos, pois era considerado um representante dos deuses. Abaixo dele encontrava-se a aristocracia composta por militares, sacerdotes e altos funcionários públicos.
Os astecas, portanto, são conhecidos como povos pré-colombianos e mesoamericanos. ... A capital dos astecas, Tenochtitlán, era uma ilha que ficava no meio do lago Texcoco, lago que existia no Vale do México na época. O lago não existe mais, pois os espanhóis o aterraram ao longo da colonização.
- Cochimetl: deus das atividades comerciais e dos mercadores. - Ilmatecuhtli: criadora das estrelas, era considerada a deusa da beleza. - Xólotl: deus do relâmpago e dos espíritos. - Tezcatlipoca: criador do mundo, era o deus das estrelas e da lua.
Em 1325, depois de anos de peregrinação, os mexicas (astecas) chegaram ao local indicado pelo sacerdote, uma ilhota do lago Texcoco, onde construíram uma pequena cabana de bambu, que foi o primeiro templo de Huitzilopochtli e o núcleo inicial da futura cidade de Tenochtitlán.
Admite-se que os índios astecas foram os primeiros chocólatras conhecidos da história. Eles coletavam sementes de cacau e faziam uma infusão que acreditavam ser um poderoso afrodisíaco, chamada “chocolate” (líquido quente). ... A invenção da prensa de cacau em 1828 diminuiu ainda mais os custos de produção.
Os povos maia e asteca cozinhavam o cacau e o trituravam com milho e pimenta aromatizando o preparo com baunilha e canela. ... Além de servir como base para a bebida, que deveria ser ingerida ritualisticamente, as amêndoas de cacau circulavam como moeda.
Feito a partir do mel com a água, o hidromel é uma das bebidas mais antigas do mundo e foi largamente consumido na Idade Média. Hidromel é uma bebida obtida a partir da fermentação do mel com água e, possivelmente, é a mais antiga do mundo. ... O hidromel também está presente em algumas mitologias.
O cultivo de vegetais em jardins flutuantes, as chamadas chinampas, é uma técnica milenar, que sobreviveu em Xochimilco. ... Para isso, os habitantes locais começaram a criar ilhas artificiais para plantar vegetais. O processo de criação das chinampas é complexo.
Quanto custa para fazer abdominoplastia?
O que significa harem em japones?
Qual a melhor semana para fazer a Morfologica do segundo trimestre?
Qual foi o marco do Naturalismo no Brasil?
Qual é a ave mais colorida do mundo?
Qual o Ano mínimo para Uber 2021?
Quais são as dicas para emagrecer sozinha?
O que são folhetos embrionários?
O que aconteceu no ano de 1822?
O que significa o tempo verbal?
Quanto que ganha o cristiano ronaldo?
Quanto tempo demora tirar a carta?