O objeto direto é um complemento verbal e na maioria das vezes ele não está acompanhado por preposição. Assim como o objeto indireto, o objeto direto é um termo integrante da oração que completa o sentido dos verbos transitivos, o qual sozinho não consegue transmitir uma mensagem com sentido completo.
O Objeto Direto é um termo integrante das orações, o qual vincula-se aos sentidos dos Verbos Transitivos Diretos. Trata-se de um tipo de Complemento Verbal que integra-se ao sentidos dos Verbos de maneira direta, sem a mediação de outra palavra. Veja o exemplo: Maria Cristina fez acarajé.
Objeto direto, do ponto de vista da sintaxe, é o termo que completa o sentido de um verbo transitivo direto, sendo então classificado como complemento verbal. ... O objeto direto pode ser representado por um substantivo, pronome, numeral, palavra ou expressão substantivada e, ainda, oração substantiva.
Objeto direto
Os objetos diretos sempre complementam verbos transitivos diretos, ou seja, aqueles que precisam de algo que complete seu sentido na oração. Sem esse complemento, a ação do verbo é considerada incompleta. Para identificar esse tipo de objeto, é bem simples: Identifique o sujeito e o verbo da oração.
O objeto direto é formado por um nome, em geral um substantivo. Esse nome pode vir substituído por um pronome. ... O pronome reto (eu, tu, ele e etc) ocupa sempre a posição de sujeito da oração. Cabe, portanto, ao pronome oblíquo exercer a função de objeto da oração, complementando o verbo transitivo.
19 curiosidades que você vai gostar
Verbos transitivos diretos (VTD) são os verbos que precisam de um complemento para fazer sentido. Esse complemento, chamado de objeto direto, se liga ao verbo sem preposição obrigatória: ... Objeto direto: meu bolo predileto) Ganhei flores.
O complemento que não é obrigatoriamente acompanhado por preposição é chamado de objeto direto, enquanto que o complemento que exige preposição é chamado de objeto indireto. Assim, os verbos transitivos diretos não exigem complemento com preposição. Exemplos: ... Você conhece o José? (o José = objeto direto)
Objeto direto e indireto são complementos verbais que completam o sentido dos verbos transitivos.
...
Os pronomes oblíquos podem desempenhar a função de complementos verbais da seguinte forma:Objeto direto: o, a, os, as.Objeto indireto: lhe, lhes.Objeto direto ou objeto indireto: me, te, se, nos, vos.
As preposições podem ser classificadas em essenciais e acidentais. As preposições essenciais são aquelas palavras que só funcionam como preposições: a, ante, após até, com, contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, por, sem, sob, sobre, trás.
O que é bom para limpar aliança de prata?
O que é fossilização e quais seus processos?
Em que hipótese o juiz pode Declarar-se incompetente de ofício?
Quais são as cores e duas principais utilizações na nr26 NBR 7195 cores de segurança?
Quais os legumes que tem antioxidantes?
É verdade que Maiara terminou com Fernando?
Quais os aspectos favoráveis da consultoria empresarial?
Até quando vai o Auxílio Brasil?
Quais são as estratégias de comunicação da Coca-cola?
Quais os benefícios da pílula da inteligência?
Faz mal fazer bochecho com água oxigenada?
Quais são as consequências da obesidade no Brasil?