É rico em vitamina C, nutriente essencial ao organismo, que também é um antioxidante. Contém potássio, que ajuda a controlar a pressão arterial e a prevenir doenças cardiovasculares. Possui vitamina K1, também conhecida por filoquinona, importante para a saúde dos ossos.
O tomate tem muitas vitaminas, principalmente a C. Tem também sais minerais como fósforo, potássio e magnésio. É uma rica fonte de licopeno, poderoso antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e pode proteger contra o câncer, inclusive o de próstata.
Um dos alimentos mais versáteis e nutritivos, ele é fonte de licopeno, um poderoso antioxidante. O tomate também contém substâncias anti-inflamatórias, vitaminas A, C, K e do complexo B e minerais. Quanto mais maduro, maior a concentração desses nutrientes.
Causam pedras nos rins
O tomate é rico em oxalato, pelo o que poderia aumentar o risco de formação de pedras de oxalato de cálcio nos rins. Esse tipo de cálculo renal é o mais comum nas pessoas e, caso a pessoa apresente maior facilidade para formação das pedras, é recomendado evitar o consumo de tomate em excesso.
Por causa do seu alto teor de acidez, o tomate deve, sim, ser evitado por pessoas que sofrem com problemas de gastrite. O alimento em si até pode ser consumido com moderação, mas o molho deve ser substituído por outras opções por ser ainda mais ácido e aumentar as chances de irritação da parede do estômago.
25 curiosidades que você vai gostar
O consumo regular de tomate ajuda a prevenir a constipação e a diarreia; É um fruto purificador e desintoxicante; Por ser rico em fibras estimula o peristaltismo dos músculos digestivos e também a liberação do suco gástrico.
Para quem não sabe, o tomate é conhecido por causar refluxo ácido. Isso acontece quando o ácido estomacal vai na direção errada: ou seja, volta ao esôfago, criando uma sensação de queimação. Então comer tomate perto da hora de dormir pode causar insônia e induzir ao desconforto estomacal.
Segundo a pediatra Ana Escobar e a nutricionista Simone Caivano, a melhor forma de ingerir o tomate é em molho. Já os outros dois produtos são mais bem aproveitados in natura, sem cozinhar ou espremer.
Uma pesquisa conduzida por especialistas britânicos sugere que duas refeições diárias à base de tomate podem ajudar na prevenção contra os efeitos maléficos do sol.
O que foi o Governo Provisório de Vargas?
Como ficou a divisão da Índia após a independência?
O que se tornou símbolo do manguebeat?
Quem criou o handebol é em qual ano?
Qual a principal consequência do Tratado de Methuen?
O que foi a arte de Pina Bausch?
Quando o corpo volta ao normal depois da gravidez?
Como enriquecer a longo prazo?
Como ficou a nova reforma da aposentadoria?
Como está o Vale do Anhangabaú hoje?
Qual o motivo da fuga de Maomé?