É devido à presença do PFOA que o teflon é considerado o grande vilão quando o assunto são panelas, já que a substância está associada a um maior risco de câncer. Além das antiaderentes, as panelas de alumínio também merecem atenção redobrada.
De acordo com a Environmental Working Group, o teflon entra em contato com o nosso organismo, permanecendo nele por longo tempo e provocando danos ao fígado e à tireoide, reduzindo por exemplo, a nossa capacidade de combater as infecções.
Ainda de acordo com a Environmental Working Group, o teflon entraria em contato com o nosso organismo, permancendo nele por longo tempo e provocando danos ao fígado e à tireoide, reduzindo a nossa capacidade de combater as infeçcões.
Teflon antiaderente
Embora este tipo de panelas seja conhecido por poder causar problemas de saúde, se estiverem danificadas, a FDA afirma que não causam qualquer problema para a saúde, mesmo que o teflon seja acidentalmente ingerido.
PFOA refere-se ao ácido perfluoro-octanóico, um composto químico utilizado no fabrico de produtos domésticos comuns, como lubrificantes, ceras, revestimentos de papel, embalagens de alimentos, entre muitos outros objetos.
16 curiosidades que você vai gostar
Isso acontece devido a propriedade antiaderente do Teflon®. A cadeia polimérica do PTFE é formada por átomos de carbono e flúor como se fosse um fio recoberto.
Não há problemas quanto a segurança, mas as panelas antiaderentes podem estragar quando expostas ao calor da máquina a de lavar louça. Além disso, detergentes abrasivos também consomem a camada protetora. Por isso, lave os utensílios à mão, com uma bucha delicada.
Basta apenas espalhar sal grosso pelo fundo da frigideira e levá-la ao fogo por alguns minutos. Quando o sal começar a queimar, ficando meio amarelo, retire do fogo e, com bastante cuidado, vá retirando o sal com um papel-toalha para não arranhar.
Revestimento cerâmico: já as panelas com antiaderente cerâmico são mais saudáveis quando comparadas à alternativa anteriores, pois não possuem PFOA e PTFE em sua composição. Panelas com este revestimento não grudam os alimentos, são fáceis de lavar e distribuem o calor uniformemente.
Segundo Raphaella, as panelas de vidro, porcelana, cerâmica e aço cirúrgico são mais seguras e atóxicas.
7 – Panela de cerâmica é uma panela boa para a saúde
Sendo 100% de cerâmica natural, é uma excelente opção por não transmitir componentes tóxicos à saúde. Há opções em que as panelas possuem um revestimento de cerâmica, mas são de alumínio.
Produzidas com Teflon, material que também é chamado de PTFE, essas panelas são as únicas que podem realmente ser chamadas de antiaderentes – já que o Teflon funciona de maneira semelhante a uma película, que possibilita que os alimentos não grudem. Esse material é seguro, porém, só até atingir 260 graus Celsius.
Entre T1 e T3 desenvolvemos o Starflon Excellent, o qual o antiaderente é 5x mais durável, em comparação ao Starflon Max. O Starflon T3 passou por uma melhoria e agora é chamado de Starflon Premium, o qual o antiaderente é 10x mais durável, em comparação ao Starflon Max.
Durabilidade é uma das principais diferenças
Quando o assunto é resistência da superfície antiaderente, sem dúvida, a melhor opção é a panela de cerâmica, pois ela tem a vantagem de resistir muito bem a arranhões. Por outro lado, elas não são tão resistentes à queda quanto as de teflon.
Os mil milhões de faturação anual da DuPont com o "teflon" são astronomicamente superiores à indemnização que a empresa química acabou por pagar (670 milhões de dólares) aos 3500 casos de contaminação sanguínea verificados em Parkersburg.
Já o revestimento de Starflon tem vários subníveis, de acordo com a sua resistência. É, portanto, muito usado na fabricação de panelas, sendo livre de Ácido Perfluorooctanóico (PFOA), que é o produto usado para colar o Teflon e que também pode ser tóxico.
Por isso, serve para muitas coisas além de forrar panelas. Devido à sua resistência ao calor, ele é usado para revestir cabos, mangueiras e até aeronaves. Pode ser usado também na confecção de ossos artificiais, próteses odontológicas, coletes à prova de balas e até absorvedores de choque e de som.
Em particular, o uso de utensílios de metal sobre Teflon deve ser evitado. Arranhões não apenas danificam a aparência da panela, mas também permitem que a comida grude na superfície arranhada.
No começo dos anos 1920, a DuPont começou a fabricar gasolina com chumbo em seu parque industrial às margens do Rio Delaware. O processo de fabricação não apenas espalhava chumbo pelo solo – onde boa parte permanece até hoje – mas também envenenava muitos trabalhadores.
Livre de riscos
Na onda verde, há panelas antiaderentes que não contêm PTFE e PFOA. Essas duas siglas representam compostos químicos utilizados na fabricação da maioria desse tipo de revestimento e frequentemente vão para a berlinda como possíveis ameaças à saúde.
Onde estes contaminantes emergentes podem ser encontradosUsado como antiaderente em panelas (Teflon);Produtos de embalagens de papel para alimentos;Roupas e outros produtos à prova d água;Tecidos resistentes a manchas e carpetes;Alguns cosméticos;Galvanoplastia de cromo;
PFOA é ácido perfluorooctanoico, uma substância que a DuPont passou a comprar e usar em grande quantidade a partir de 1951 (não confundir com PTFE, que é o Teflon em si). Ela servia para dar estabilidade ao processo de polimerização e formação do Teflon.
Enxágue bem e, após isso, passe um pouco de óleo ou gordura na parte interna da panela. Leve ao fogão, em temperatura baixa! Com o auxílio de uma espátula ou colher, use papel toalha ou guardanapo para espalhar o óleo em toda superfície antiaderente da panela, durante dois a cinco minutos. Espere a panela esfriar!
Segundo representantes da Tramontina, antes do primeiro uso a panela deve ser lavada com esponja macia e sabão neutro ou detergente líquido e enxugada com pano seco. Depois, a parte interna deve ser untada com óleo ou gordura e levada ao fogo baixo por um ou dois minutos. Quando esfriar, lave-a e enxugue-a novamente.
Para a parte externa, basta um paninho úmido ou desengordurante básico. Se houver restos de comida grudados, deixe de molho em água com detergente por um pouco mais de 10 minutos. Para recuperar a “grelha” da cesta, onde costuma ser mais difícil a remoção de resíduos, você pode usar uma palha de aço, mas bem de leve.
Como formatar o PC a partir de um HD externo?
Como enviar mensagem de um computador para outro na mesma rede?
Como formatar um celular da Samsung bloqueado?
Como conseguir diamante de graça no Free Fire 2021?
Como formatar o PC Windows 7 pela BIOS?
Como ganhar dinheiro no Genshin Impact?
O que é balanço positivo de nitrogênio?
Como salvar os arquivos e formatar o PC?
Como ganhar crédito de graça na Vivo?
Como manter o corpo do idoso em bom funcionamento?
Qual a melhor loja para comprar roupa social?
Como ganhar Robux de graça pelo PC 2021?
Como ganhar cartas grátis no Coin Master?