Na primeira consulta, o neurologista faz uma entrevista com o paciente para conhecer suas queixas. Ele também pode perguntar sobre relacionamentos pessoais, trabalho, hábitos alimentares, estilo de vida e histórico de saúde pessoal e familiar.
8 perguntas que os pacientes não podem deixar de fazer quando visitam o médicoQual é a minha condição e o que causou isso? ... Por que você está prescrevendo este medicamento? ... Quais são os possíveis efeitos colaterais? ... Quais são as opções de tratamento? ... Qual é a minha perspectiva?
Na primeira consulta com o neurologista, é natural que o paciente fique um pouco ansioso, mas não há com o que se preocupar. Em geral, o médico deverá fazer um levantamento do histórico do paciente, assim como do histórico familiar, para averiguar a presença de doenças ou distúrbios que possam afetar o sistema nervoso.
Para sanar essa e outras dúvidas, abaixo vamos listar as principais condições tratadas por esse especialista.Convulsões e tremores (movimentos incontroláveis)Distúrbios da consciência e da memória prejudicados.Distúrbios do sono.Dor nas costas.Dores de cabeça e enxaquecas.Vertigem.Síndrome da perna inquieta.
Atenção aos sintomas de transtorno neurológicoDor de cabeça ou no pescoço.Dor nas costas.Tontura.Convulsão.Sensação de desmaio ou desmaio.Paralisia facial.Enrijecimento de parte do corpo.Espasmos.
29 curiosidades que você vai gostar
Doenças NeurológicasMal de Parkinson. Doença associada à idade, o mal de Parkinson é caracterizado pelo comprometimento motor, geralmente acompanhado por tremores. ... Mal de Alzheimer. ... Aneurisma e Acidente Vascular Cerebral (AVC) ... Tumores do cérebro e coluna. ... Depressão. ... Esclerose múltipla. ... Distonia. ... Enxaqueca.
Sinais neurológicos sutis são alterações no exame neurológico que compreendem funções diversas como integração sensorial, coordenação motora, sequenciamento motor e presença de reflexos primitivos.
O médico neurologista tem um papel essencial para avaliar, diagnosticar e tratar distúrbios neurológicos, dos nervos e músculos. Com atuação voltada aos cuidados clínicos, esse especialista costuma ser procurado quando há sintomas como dor de cabeça frequente, tontura, insônia e outros problemas relacionados ao sono.
No caso de doenças do sistema nervoso periférico ou autônomo, como Parkinson e Alzheimer, pode haver alterações nos campos visuais e na pupila, gerando fotofobia e dificuldade para enxergar de perto.
Por exemplo: histórico de doenças na família, como é a alimentação, se faz uso de remédios, bebidas alcoólicas, etc. Além disso, o médico vai realizar um exame clínico para detectar alguma doença ou condição no paciente. Assim, vai analisar a pele e os músculos, além de testar o reflexo nervoso e a postura do paciente.
Pacientes com diagnóstico de cefaleia e indicação de investigação com exame de neuroimagem, declínio cognitivo rapidamente progressivo ou vertigem de origem central já avaliada em serviço de emergência devem ter preferência no encaminhamento ao neurologista, quando comparados com outras condições clínicas.
Teste de Sensibilidade como exame neurológico
Em geral, é realizado com o estímulo de um objeto específico, que é encostado brevemente na área examinada, sem que o paciente possa enxergá-la. O neurologista pede que o paciente relate quando sentir o contato com o objeto, registrando as respostas em uma ficha.
Empodere-se1 - Qual o nome do problema que tenho? ... 2 - Quais são as minhas opções de tratamento?3 - Quais são as minhas chances de cura?4 - Como é realizado o exame ou procedimento?5 - Quando e como receberei os resultados do exame?6 - Como se soletra o nome do medicamento prescrito?
Doenças oculares que podem levar à cegueiraDEGENERAÇÃO MACULAR RELACIONADA COM A IDADE (DMRI) Doença do fundo do olho que acomete pessoas acima de 50 anos. ... GLAUCOMA. ... RETINOPATIA DIABÉTICA. ... DESCOLAMENTO DE RETINA. ... CATARATA.
“Aneurismas, adenomas de hipófise, suspeita de hipertensão intracraniana, infecções virais, bacterianas e parasitárias, além de doenças autoimunes (como esclerose múltipla), podem afetar o nervo óptico e outras áreas do sistema visual”, diz.
A visão embaçada pode estar associada a diversos problemas e os mais comuns são os erros de refração (miopia, hipermetropia e astigmatismo). A sensação de “turvamento” ou “enevoamento” também pode ocorrer como um sintoma secundário de outras moléstias, entre as quais a enxaqueca, a diabetes e a pressão alta.
Apesar de os dois médicos trabalharem com questões relacionadas ao sistema nervoso, o neurologista é mais específico para encontrar as causas das doenças com características “físicas”, moleculares. Já o psiquiatra foca nas doenças “psíquicas” e nos comportamentos provenientes delas.
Geralmente, o médico psiquiatra é o profissional mais indicado para fazer o diagnóstico do transtorno de ansiedade.
O reumatologista, por sua vez, cuida dos problemas inflamatórios das articulações e tecidos que as cercam (ossos, músculos, tendões e ligamentos).
As causas que levam ao desenvolvimento das doenças são diversas: infecções, fatores genéticos, lesões, má alimentação, estilo de vida sedentário entre outras. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico de uma doença neurológica, melhor. Por isso, é muito importante conhecê-las e ficar atento aos seus sintomas.
Déficit neurológico focal é a perda de movimento, sensação ou função em um local específico do corpo, como o lado esquerdo da face, braço esquerdo ou áreas menores, como a língua. Complicações na visão, audição e fala também são considerados déficits neurológicos focais.
São doenças que se devem a um problema real com o FUNCIONAMENTO do sistema nervoso, que interfere com a capacidade do cérebro de receber e enviar sinais apropriadamente.
As 4 doenças cerebrovasculares mais comunsA trombose cerebral. A trombose é um acidente cerebrovascular isquêmico. ... A embolia cerebral. A embolia cerebral é outro tipo de condição cerebrovascular de origem isquêmica. ... Hemorragia cerebral ou intracerebral. ... Hemorragia subaracnóidea.
A doença de Charcot-Marie-Tooth é uma neuropatia hereditária na qual os músculos da parte inferior das pernas ficam fracos e definham (atrofia). A doença de Charcot-Marie-Tooth afeta os nervos que controlam o movimento dos músculos e os que transportam informações sensoriais ao cérebro.
Por exemplo: nome, data de nascimento, sexo ou gênero, naturalidade, cor, endereço, estado civil, profissão, entre outras informações. Essas perguntas são importantes para que seja possível organizar os prontuários, assim como, para que o profissional conheça melhor o paciente.
O que é vencimento na folha de pagamento?
Quem são os herdeiros das casas de Hogwarts?
O que melhora artrose no joelho?
Como se tornar um TIM Beta grátis?
Como representar as vistas de uma figura?
Qual o rapper brasileiro mais rico?
O que é a decomposição de números?
Qual é o papel do concreto em uma estrutura e do aço?
Quantos ml de cloro líquido para cada 1.000 litros de água?
Qual o valor do Bolsa Família de mãe solteira?
Qual a função da conta corrente?
Qual é a moto mais rápida do mundo?
Quais as principais mudanças ocorridas na Educação Infantil?