O órgão alerta que movimentos antivacinação são tão ou mais perigosos do que as doenças que compõem o restante da lista. O ponto principal é que a recusa à imunização ameaça retroceder o avanço ao combate de doenças que podem ser facilmente evitadas, como poliomielite e sarampo.
Por que é importante vacinar? Como apontamos, a desinformação pode trazer consequências graves à sociedade, como a vulnerabilidade e, até mesmo, mortes que poderiam ser evitadas. É preciso ter em mente que, ao vacinar, as pessoas não estão apenas se protegendo.
Os adeptos do movimento antivacina possuem vários argumentos para justificar a sua posição: A pessoa para ser vacinada deveria estar com o sistema imunológico “mais maduro”; As vacinas deveriam ser administradas uma de cada vez (sem aplicação de dose única para várias doenças);
O movimento antivacina é uma oposição mais ou menos organizada à vacinação pública, oriunda de uma ampla gama de críticos de vacinas, algo que existe desde as primeiras campanhas de vacinação.
Tomar vacinas é a melhor maneira de se proteger de uma variedade de doenças graves e de suas complicações, que podem até levar à morte.
Aroldo: O movimento antivacinas existe em vários países, encabeçado por alguns grupos específicos. A SBP condena qualquer manifestação antivacinas, considera uma irresponsabilidade. A partir do momento em que não se vacina uma criança, coloca-se em risco toda uma população.
A primeira é que informações incorretas divulgadas pelas mídias sociais provocaram a queda na cobertura de imunização no Brasil. Em segundo, a erradicação das doenças faz com que as pessoas não enxerguem a necessidade de se precaver.
As vacinas são essenciais para blindar o organismo contra doenças que ameaçam a saúde, em todas as idades. Doenças altamente contagiosas e bastante comuns no passado – como a Difteria, o Tétano, a Paralisia Infantil, o Sarampo, a Caxumba e a Rubéola – praticamente já não existem mais no Brasil.
Pensamentos intrusivos. O psiquiatra Victor Bigelli de Carvalho explica o movimento antivacina pelo medo do novo. Mas outra hipótese é que algumas pessoas escolhem lidar com dificuldades e problemas apenas negando a existência deles. Na psicanálise, essa teoria é chamada de "mecanismos de defesa do ego".
Em alguns países como Afeganistão, Nigéria e Paquistão fundamentalistas religiosos incentivam a população a não vacinarem os filhos. Alegando que as vacinas contêm o vírus da aids ou causam impotência. Quando essas pessoas saem do país acabam levando doenças para locais que já a erradicaram.
Como ver se passou de ano 2022?
Como os peixes de aquário dorme?
Quais são as três formas de administração da dieta enteral?
Pode sacar o FGTS para pagar dívidas?
Quais são os tipos de licenças ambientais?
Quais são os modos de articulação?
O que os cactos precisam para sobreviver?
Quais são as 4 fases dos esportes coletivos?
O que significa o símbolo de uma mulher?
Qual é o processo necessário para que o mRNA recém transcrito saia do núcleo e chegue ao Citosol?
Quanto custa casar na igreja católica?
Como colocar a impressora no celular?
Quem foi o autor do livro de Sofonias?