Para Platão, o Belo está pautado na noção de perfeição, de verdade. Para ele, a Beleza existe em si mesma, no mundo das ideias, separada do mundo sensível (que é o mundo concreto, no qual vivemos). ... O filósofo entende que o Belo não pode ser desligado do homem, já que ele está em nós, é uma fabricação humana.
Platão diz que a Beleza absoluta é o brilho ou esplendor da verdade. Platão ainda assinala que um juízo de beleza só é possível de ser enunciado quando o mesmo não possui um interesse na coisa que estamos considerando. Temos assim uma apreciação apenas pela beleza em si.
De acordo com a concepção platônica, a Beleza é uma essência superior, que existe junto ao Bem e à Verdade no mundo das Ideias.
Para Aristóteles, a beleza exige, entre outras características, a grandeza e ao mesmo tempo proporção, sendo assim, uma mulher bonita e bem proporcionada, mas pequena, pertence ao campo gracioso e não ao da beleza. ... As características essenciais da beleza seriam a harmonia, a grandeza, a medida e a proporção.
Platão possuía uma visão negativa da Arte, para ele a arte é MÍMESES (imitação/cópia). A arte é, portanto, uma cópia do mundo sensível e afasta o homem 3 graus da verdade. ... Para ele a arte também é MÍMESIS (imitação/cópia), porém defendia que o elemento da criatividade estimula o intelecto.
31 curiosidades que você vai gostar
Entretanto, Platão julga a arte como imitação, capaz de enganar, uma vez que a realidade sensível já é uma imitação do inteligível. A arte afasta ainda mais do real, pois imita a cópia. ... A imitação, pois, torna-se até benéfica porque representa uma composição de narrativas que mostram experiências possíveis.
Platão entendia que a realidade deveria ser entendida como uma dualidade: o mundo sensível e o mundo das idéias. ... O mundo das ideais também pode ser denominado mundo inteligível, sendo alcançado pela razão. O mundo sensível era alcançável pelos sentidos.
A beleza, caracterizada pelo belo, surge na harmonia das partes. As três características principais da beleza são: harmonia, grandeza e proporção • As coisas que apresentam beleza, apresentam unidade na variedade e simetria na forma.
conceitos de estetica
O feio para o grego antigo, dificilmente cabe nele. E quando é forçado a representa-lo o faz idealizando-o, ou seja, negando-o. Pois para ele, o feio é somente uma antítese do belo, mas também do bom em sentido moral; é o lado escuro, mau, da vida.
Ao contrário de Platão, Aristóteles pensou no belo a partir da realidade sensível, assim deixou de lado o abstrato por algo definitivo, concreto. Assim o belo se torna realidade, se materializa. logo a beleza no pensamento de Aristóteles podia evoluir, e não era eterna ou imutável.
Sofocracia (de sophrosine: virtude da moderação), ou governo dos sábios, é a teoria filosófica antiga de um sistema político defendido por Platão em A República. Neste sistema, só poderá governar quem contemplou a ideia de Bem, o filósofo. Assim se constituiria o regime ideal, sob a óptica de Platão.
Platão foi discípulo de Sócrates e o primeiro teórico idealista. O idealismo platônico consiste, basicamente, em uma distinção entre conhecimento sensível, inferior e enganoso, que seria obtido pelos sentidos do corpo, e conhecimento inteligível, superior e ideal, que acessaria a verdade sobre as coisas. ...
A Ideia para Platão
Em Platão, as ideias não são criações dos seres humanos: elas são os seres em si, que existem objetivamente, a despeito de serem conhecidos pelos seres humanos. As ideias são a realidade plena, caracterizando-se pela inteligibilidade, pela incorporeidade, pela imutabilidade e pela unidade.
Beleza é um substantivo feminino que expressa a qualidade do que é belo ou agradável. Pode também ser um termo para caracterizar uma mulher formosa ou uma coisa bela. A beleza é uma característica ou um conjunto de características que são agradáveis à vista e que são capazes de cativar o observador.
um rosto de felicidade onde tem um sorriso. boa alimentação. um fenômeno lindo de se admirar quando estamos confusos. apenas um padrão de moda que se modifica de tempo em tempo.
Caráter do ser ou da coisa que desperta sentimento de êxtase, admiração ou prazer através dos sentidos. Por este significado, podemos relacionar beleza a algo bom, que traz bom ânimo, em termos populares, algo que faz seus olhos brilharem, que desperta bons sentimentos e um tanto de amor próprio.
O problema do feio está contido nas colocações que são feitas sobre o belo. Por princípio, o feio não pode ser objeto da arte. No entanto, podemos distinguir, de imediato, dois modos de representação do feio: a representação do assunto "feio" e a forma de representação feia.
Metafísica é um conjunto de escritos de Aristóteles que, grosso modo, trata do “ser enquanto ser”. ... O que há em comum entre todos os 14 livros que compõem a Metafísica é que eles tratam de uma espécie de Filosofia anterior, Filosofia primeira ou Filosofia do ser em geral.
Platao defendia o Inatismo, nascemos como princípios racionais e idéias inatas. Já Aristóteles era um filosofo que defendia oEmpirismo, as idéias são adquiridas através de experiência...
Estética é conhecida como a filosofia da arte, ou estudo do que é belo nas manifestações artísticas e naturais. A estética é uma ciência que remete para a beleza e também aborda o sentimento que alguma coisa bela desperta dentro de cada indivíduo.
A estética é conhecida também por ser a ciência do belo, a filosofia da arte que dedica-se a estudar aquilo que é belo nas manifestações da natureza e também nas manifestações artísticas. A estética é uma área da filosofia, é portanto, um ramo filosófico que dedica-se a estudar e investigar a essência da beleza.
Segundo Hegel, “o belo é a Idéia enquanto unidade imediata do conceito e de sua realidade”5 e, portanto, é verdadeiro. Tal afirmação só fará sentido se tivermos em mente de modo claro o significado de cada termo ali em jogo.
Já na filosofia dos pré-socráticos o dualismo aparece sob a forma de aparência e realidade. ... Em Platão, ele se mostra na crença na existência de um mundo ideal, que contém ideias eternas, e de um mundo sensível, onde as coisas estão em constante transformação.
Segundo Platão, atingir o conhecimento implica converter o sensível ao inteligível – ou seja, despertar, reviver e relembrar esse conhecimento esquecido. Dessa forma, a alma se liberta das aparências para se abrir ao conhecimento das ideias verdadeiras.
O que é Arte:
Uma obra de arte transmite uma ideia, um sentimento, uma crença ou uma emoção. ... Segundo Aristóteles, está na origem da atividade artística a propensão natural do homem a imitar. Para o filósofo alemão Immanuel Kant (1724-1804), a arte diferencia-se da natureza por ser uma atividade racional e livre.
Qual a expectativa de vida de quem nasceu em 2006?
Qual a camada da pele e sangra?
Quanto tempo leva para osso se regenerar *?
Qual o objetivo de números decimais?
Como enviar encomenda pela jadlog?
Em que país é encontrado o Mico-de-cheiro?
Quais são os estágios da anestesia?
Como tirar a margem de impressão?
Como fazer uma pessoa te esquecer de vez simpatia?
Qual a diferença entre Pai de Santo e babalorixá?
Qual é o tamanho do cabelo da Rapunzel?
Quais os tipos de doenças agudas?
Quanto preciso para morar na Alemanha?
Quanto tempo leva para interditar uma pessoa?
Quais são as principais causas do desperdício de alimentos no Brasil?
Quanto custa as custas processuais?