Além de serem o principal indício da evolução biológica, com os fósseis podemos compreender como era o planeta há milhares de anos, o que possibilita reconstruções ambientais e o reconhecimento de espécies atualmente extintas.
A Paleontologia no Brasil se desenvolve principalmente no ambiente acadêmico, em centros de pesquisa universitários. Como o Brasil não possui graduação superior nessa área, o profissional precisa optar por uma pós-graduação (especialização, mestrado, doutorado) para ampliar seus conhecimentos.
Os fósseis são considerados evidências da evolução porque esse registro mostra frequentemente organismos bastante diferentes do que vemos hoje. Esse é o caso dos dinossauros, que possuem seu registro bem documentado nos fósseis, sendo encontrados ossos, pegadas, dentes e até mesmo fezes fossilizadas desses animais.
Os fósseis são considerados evidências da evolução porque, por meio deles, é possível observar as características de seres vivos que hoje não mais compõem a fauna e a flora do planeta.
O trabalho de encontro dos fósseis é executado pelo paleontólogo, realizado por meio da escavação de um local e da coleta do material. Atualmente, é possível encontrar muitos fósseis em diversos museus de história natural espalhados pelo mundo. A Paleontologia é o nome da ciência que estuda os fósseis e o paleontólogo é o profissional da área.
Ou seja, na época geológica do Holoceno da era Cenozoica que se iniciou após a última era glacial, cerca de 11,5 mil anos e que se estende até o presente. O estudo dos fósseis foi aprofundado em meados no século XVIII, embora o filósofo grego Xenófanes já utilizava os fósseis em suas análises.
Para a formação de fósseis, algo raro de acontecer, é preciso que haja a cobertura dos restos do animal por sedimentos rapidamente, pois a matéria orgânica, assim como os rastros, dos seres vivos, tende a ser decomposta muito rapidamente.
De acordo com o estudo dos fósseis, há dois tipos: Somatofóssil: são os fósseis de organismos do passado (restos somáticos), por exemplo, ossos, carapaças, folhas, troncos, dentre outros. Icnofóssil: são fósseis que identificam a atividade animal, seja por meio de pegadas, rastros, túneis, excrementos, marcas de dentadas, dentre outros.
Como funciona e para que serve uma autoclave?
Como funciona uma torneira com misturador?
O que quer dizer os formulários estão desativados no Gmail?
Como citar extraordinário na redacao?
Quais os tipos de colheita de algodão?
Por que Adam Smith é considerado o pai do liberalismo econômico?
Como colorir pasta americana com corante em pó?
Para que serve esmalte sintético a base de água?
Como abrir duas janelas do Word ao mesmo tempo?
Quanto tempo para secar esmalte na cabine UV?
O que fazer para aumentar a pressão da água?
Como colocar a faixa na cabeça cabelo cacheado?
Como melhorar a imagem no Adobe Illustrator?