Os diuréticos são medicamentos que causam aumento do volume de urina, perda urinária de eletrólitos como: potássio, sódio e magnésio, além de água. Quando consumidos em excesso causam desidratação, reduzem a pressão arterial, podem causar arritmias cardíacas, entre outras complicações.
Os diuréticos são medicamentos que aumentam o volume de urina produzida, por aumentarem a excreção de água pelos rins em resposta a um aumento da eliminação de sal ou diminuição da sua reabsorção nos túbulos renais.
Os medicamentos diuréticos geralmente são utilizados no tratamento de hipertensão e insuficiência renal e cardíaca porque ajudam na eliminação do sódio. O cloreto de sódio (sal) é o principal agravante dessas doenças e pode ser encontrado na maioria dos alimentos consumidos.
1 - Diuréticos
Quando o sal é eliminado, leva junto a água do sangue, diminuindo a quantidade de líquido nas veias e artérias e por isso diminui a pressão arterial e o inchaço causado pela pressão alta.
Portanto, por se tratar de diurético, quanto mais água e sal você consumir, mais vai reter líquidos, e a tendência é que precise cada vez mais de doses mais elevadas. Se você não tiver nenhuma dessas condições citadas acima, considerar passar em avaliação médica para possível troca da medicação.
33 curiosidades que você vai gostar
Os diuréticos são medicamentos que causam aumento do volume de urina, perda urinária de eletrólitos como: potássio, sódio e magnésio, além de água. Quando consumidos em excesso causam desidratação, reduzem a pressão arterial, podem causar arritmias cardíacas, entre outras complicações.
Alimentação para evitar a retenção de líquidos
Poderíamos pensar que ingerir líquidos pioraria o problema, mas não. A nutricionista afirma que beber água é fundamental (2 litros por dia), pois a desidratação é um dos fatores que pode estimular o aparecimento do problema.
Ao reduzir o volume de líquido nos tecidos e no sangue, o inchaço diminui, assim como a pressão arterial. Os efeitos do medicamento já podem ser notados após 1 hora a 1,5 hora após a ingestão por via oral, ou de 5 a 15 minutos pela via intravenosa.
Mas vamos deixar as coisas bem claras, a substância diurética não queima gordura, porém, elimina o excesso de líquido no corpo. Ou seja, o peso da água acumulada pode alterar o seu peso na balança, em até 3 quilos. Isto é uma boa notícia!
Como funciona o trabalho por diária?
O que faz uma centrífuga de alimentos?
Quanto rende uma carteira de investimentos?
Como funciona a transmissão de calor da garrafa térmica?
Como os gregos chamavam o Egito?
Como funciona uma granja de galinha poedeira?
O que deixa a gente mais inteligente?
Como funciona uma estação de meteorologia?
Como se chamavam os dois lados que se enfrentaram na Segunda Guerra Mundial *?
Como se chamam as pessoas que fazem teatro?
Qual é o nome do autor que atuou como o Pantera Negra?
Como funciona a portabilidade de planos de saúde?