O Condado Portucalense (8) foi um condado que surge ao longo do processo de reconquista da península ibérica pelos cristãos e que é dissolvido com a assinatura do Tratado de Zamora.
A Revolução de Avis aconteceu entre 1383 e 1385 em Portugal. Esse importante momento histórico marcou o fim da dinastia Afonsina e o início da dinastia de Avis. Revolução de Avis é o nome dado à Crise de 1383, sucessão de eventos responsáveis pela proclamação de João, Mestre de Avis, como rei de Portugal.
Afonso Henriques tinha como ambição concretizar o desejo do seu pai D. Henrique: tornar o Condado Portucalense independente do reino de Leão e Castela. Nesta altura, D. Teresa mantinha uma relação amorosa com um fidalgo galego, o conde Fernão Peres de Trava.
A povoação que deu origem ao nome do condado, localizava-se junto à foz do rio Douro e tinha o nome de Portus Cale. O rei visigodo Leovigildo e seus sucessores cunharam moeda com a legenda Portucale.
Este último condado era maior em extensão e abarcava também os territórios do antigo condado de Coimbra, suprimido em 1091, partes de Trás-os-Montes e ainda do sul da Galiza, a diocese de Tui.
No Condado, a entrada de dois irmãos, magnates galegos, Bermudo Peres de Trava e Fernão Peres de Trava, viria a perturbar a já frágil estabilidade que Teresa até então tinha conseguido promover.
Como hidratar o corpo com óleo?
Quais bens não são considerados comuns no regime da comunhão universal de bens?
Quais são os atos unilaterais?
Quanto custa para registrar um imóvel em Maceió?
Como identificar o agente autuador da multa?
O que significa tensão continua?
Quando o CPK é considerado alto?
Qual o valor da comissão da Boticário?
Qual a melhor época do ano para viajar para Dubai?
Como escolher a cor certa para cada ambiente?
O que fazer para acalmar uma pessoa?