Aos 2 meses, o bebê melhora a sustentação da cabeça, levantando a cabeça quando é colocado de bruços. Além disso, o bebê consegue perceber alguns sons e acompanha com o olhar o movimento das pessoas, explorando mais o que está à sua volta.
Também é capaz de seguir um objeto com o olhar e emitir alguns sons, diferentes do choro. Com o tempo, o teu bebé e tu cada vez encontram mais formas de interagir um com o outro, desde falar-lhe e cantar até fazer massagens relaxantes, embalá-lo ou dançar com ele ao colo.
O bebê com 3 meses já reconhece melhor a voz e a imagem dos pais, responsáveis e familiares, movimentando o pescoço em direção às pessoas, vozes, objetos e sons. Além disso, quando colocados de bruços, os bebês normalmente conseguem levantar a cabeça, parte do tronco e os ombros.
A partir dos quatro meses de idade, o bebê começa a interagir mais ativamente com o mundo ao seu redor. Mais esperto, já alcança objetos com as mãozinhas, consegue se virar sozinho e começa a se sentar. Assim como nas demais fases da infância, é importante que os pais saibam como estimular o bebê.
0 a 3 meses
Os recém-nascidos são mais espertos do que a gente imagina. Nessa fase, há o fortalecimento muscular e o trabalho de todo o sistema nervoso.
25 curiosidades que você vai gostar
Quanto aos principais desafios encarados pelas mães, 49% afirma ser muito difícil e 26% que é difícil conciliar a vida pessoal com a maternidade. Outro desafio considerado muito difícil por 44% e difícil por 25% é conciliar maternidade e trabalho. “Conciliar a maternidade com a vida anterior é um desafio e tanto.
O primeiro é abaixar o estrado do berço. Isso normalmente começa a acontecer por volta dos 5 meses, mas algumas crianças são mais ariscas e o procedimento precisa ser feito ainda aos 4 meses. Todo cuidado é pouco. Quando começam a ficar de pé, é hora de tirar o kit do berço e colocar o colchão no patamar mais baixo.
“Mesmo que não enxergue muito bem ao nascer, o bebê percebe a mãe desde o início”, explica o pediatra neonatal Luiz Renato Valério, do Hospital Pequeno Príncipe (PR). Além do olhar, esse reconhecimento, de acordo com o especialista, se dá também por meio do cheiro, da voz e do toque.
– Aos 4 meses, finalmente acontece!
Ele consegue reconhecer as pessoas mais próximas e estabelecer diferentes relações com elas. A esta altura, o bebê também já sabe diferenciar conhecidos de desconhecidos. – A partir do 5º mês, a percepção de profundidade e visão em 3D começam a se desenvolver.
O que aconteceu em 1872 no Brasil?
Por que ocorre a discriminação?
O que é agregado e aglomerante?
Quais documentos necessários para alterar nome no CPF?
Como calcular a quantidade de mandioca por pessoa?
Como é realizada a avaliação na educação especial?
Qual a relação entre colesterol e hormônios?
Quais são as principais teorias de aprendizagem?
Porque o bebê gosta de ficar mais do lado esquerdo da barriga?
Qual o valor de um auxílio doença?
O que é Gastralgia na enfermagem?
Como é feito o tratamento de resíduos?
Quais são os tipos de impetigo?
O que a mecânica quântica explica sobre partícula é onda?