Para saber qual a grafia correta, basta analisar o contexto. Se a frase for uma pergunta e o pronome “que” for utilizado no final, deve ser acentuado – “o quê”. No entanto, se for apenas usado para mostrar ou realçar algo no começo ou no meio da frase, não deve ser acentuado – “o que”.
O que ou o quê são construções corretas. Sendo compostas por duas palavras, a escrita de forma junta - oque - está errada.
Como utilizar corretamente: o que, oque e o quê ?1- "O que" é um pronome interrogativo, utilizado no início ou meio da pergunta.2- "Oque" não existe.3- "O quê" é pronome interrogativo, contudo, utilizado no final da pergunta.
Vamos a uma explicação rápida do uso dos porquês: “por que” é usado no início de interrogações, no meio de frases interrogativas indiretas ou em afirmativas, substituindo (“pelo qual” e seus derivantes); “por quê” é utilizado no final da frase e pode ser substituído por “por qual razão”; já o “porque” nós usamos quando ...
O por que, escrito separado e sem acento, é utilizado para fazer uma pergunta (interrogativo) ou como ligação de termos dentro de uma oração. Ele geralmente aparece no início ou no meio das frases e expressa uma dúvida.
33 curiosidades que você vai gostar
Porque é uma conjunção subordinativa causal ou explicativa, unindo duas orações que dependem uma da outra para ter sentido completo. Quando usar por que? Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.
O “porque” junto é uma conjunção que indica causa, motivo, justificativa ou explicação. Um exemplo: "Eu não fui porque estava doente". De acordo com o professor, "Porque estava doente" é a oração que indica a razão pela qual ele não foi. Nesses casos, o “porque” é junto e sem acento.
"Por que" em perguntas e afirmações
É que há toda uma geração de brasileiros que aprendeu o seguinte: por que separado se usa em perguntas; porque junto se usa na resposta. É verdade, mas não é a verdade toda. O correto é acrescentar que por que separado também se usa em respostas e afirmações.
Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.
Como tirar print do Google Meet?
Como ativar o print passando a mão?
Como retirar os miúdos do chester?
Como tirar um print da barra de rolagem?
Como Printar tela no Motorola?
Como funciona o isolamento acústico em apartamento?
Como tirar a parafina do cabelo?
Como colocar a captura de tela no iPhone?
Como tratar pelo encravado nas partes íntimas?
Como tirar print passando a mão na tela?
Como jogar tênis de mesa em casa?
Como Printar a tela do tablet Samsung S5e?
Como tirar um print grande no iPhone?
O que fazer com uma parede úmida?
Onde ficam as torres de celular?