O que mudou na Lei de recuperação judicial?

Pergunta de Bernardo Silva em 22-09-2022
(88 votos)


O que mudou na Lei de recuperação judicial?

Entenda o que mudou na Recuperação Judicial e Falência das Empresas. ... Uma das inovações mais comentadas da nova Lei tem sido a possibilidade de os credores apresentarem um plano próprio de recuperação judicial da empresa e o aprovarem, mesmo à revelia da recuperanda.

Quais débitos entram na recuperação judicial?

No artigo 49 da Lei 11.101/2005, está determinado que estão sujeitos à recuperação judicial todos os créditos que o devedor possui no momento do pedido, mesmo os que não estiverem vencidos.

Quais créditos não podem ser objeto de recuperação judicial?

1) Não se submeterá aos efeitos da recuperação judicial créditos oriundos de credor titular da posição de proprietário fiduciário de bens móveis ou imóveis, de arrendador mercantil, de proprietário ou promitente vendedor de imóvel cujos respectivos contratos contenham cláusula de irrevogabi- lidade ou irretratabilidade ...



O que são débitos quirografários?

Assim, temos que, o Credor quirografário é aquele que não possui um direito real de garantia, pois seu crédito está representado por títulos oriundos de uma obrigação, como, por exemplo, a duplicata, o cheque, um contrato que configure um título executivo extrajudicial, uma nota promissória e etc.

Como funciona o processo de recuperação judicial?

É sabido que o processo de recuperação judicial ( Lei 11.101/05) visa soerguer a empresa que infelizmente nele ingressa, em especial em tempos de aguda crise econômica. Por meio da recuperação judicial, as empresas podem legalmente obter deságios de seus débitos vencidos e vincendos para com os credores (artigo 50, I).

Qual o valor do empregado durante a recuperação judicial?

Aqueles referentes ao período em que o empregado continua trabalhado na empresa durante a recuperação judicial devem ser pagos normalmente. Apenas, permite-se que o seu valor seja reduzido mediante acordo ou convenção coletiva.



Quem pode pleitear a recuperação judicial?

Qualquer empresa em crise pode pleitear a Recuperação Judicial? Não. A recuperação judicial se presta àquelas empresas que possuam viabilidade, que sejam capazes de demonstrar que a crise econômico-financeira pode ser superada, através de determinadas medidas reestruturantes da atividade.

Qual a relação das empresas em recuperação judicial com o fisco?

Existem diversas relações das empresas em recuperação judicial com o Fisco, e, nesta coluna, tratarei de apenas uma: a tributação do deságio. Para melhor explicitar o problema, retornemos ao caso da Livraria Cultura, acima exposto.



Outras questões

Como que escreve responsável?

Como se escreve se ou ser?

Como escreve reúso ou reúso?

Qual o melhor limpador de vírus gratuito?

Quais são as tatuagens do PCC?

Quem compôs Samba Lelê?

Como escrever a palavra sítio?

O que é LIBRAS e qual a sua estrutura?

Como iniciar o conflito da narrativa podemos perceber a passagem do tempo?

Como trabalhar leitura nas aulas remotas?

Qual a origem e significado da palavra shampoo?

Que vieram?

Quando se usa a palavra sobretudo?

Como tomar óleo essencial de limão?

Como passar lápis para abrir o olhar?

Como passar lápis na parte superior do olho?

Como adicionar livros no app do Kindle?

Como passar o fio da TV atrás do painel?

Como mudar g para mL?

Qual procedimento para induzir o parto?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com