A geração de 1930, segunda fase do modernismo brasileiro, compreende o período de 1930 a 1945. Foi influenciada, portanto, por um contexto histórico marcado por conflitos sociais e políticos, como a Revolução de 1930 e a Revolução Constitucionalista de 1932 (durante a Era Vargas), além da Segunda Guerra Mundial.
Em sua segunda fase, entre os anos de 1930 a 1945, a poesia modernista alargou seus horizontes temáticos e consolidou-se graças às conquistas de seus precursores. A segunda geração foi marcada pelo amadurecimento e pela ruptura com a fase polêmica de suas primeiras manifestações.
O Modernismo tem início no Brasil a partir da Semana de Arte Moderna de 1922, que aconteceu em São Paulo, no centenário da Independência. Influenciados pelos “ismos” europeus — cubismo, futurismo, dadaísmo etc.
A 2ª fase do modernismo foi marcada pelas principais características a seguir:Realismo e romantismo;Versos livres e brancos;Temática social, cultural e econômica;Linguagem coloquial, cotidiana, próxima do povo;Regionalismo, nacionalismo e universalismo;Viés crítico e politizado.
Características do modernismo
Predominância do humor, da ironia, da irreverência. Uso recorrente de versos livres nos poemas. Uso de uma linguagem coloquial, mais próxima da oralidade e do que seria a língua portuguesa brasileira. Linguagem fragmentada, predileção pela síntese, uso de flashes cinematográficos.
39 curiosidades que você vai gostar
Em linhas gerais, o modernismo apresenta a seguintes características:Antiacademicismo.Experimentalismo.Crítica à tradição.Nacionalismo.Desconstrução.Renovação estética.Fragmentação.Liberdade formal.
A primeira geração modernista ou primeira fase do modernismo no Brasil é chamada de "fase heroica" e se estende de 1922 até 1930. Lembre-se que o modernismo foi um movimento artístico, cultural, político e social bem amplo.
Pré-modernismo é como ficou conhecido o período literário brasileiro que vai de 1902 até 1922. ... Já no Brasil, a Proclamação da República, o surgimento das favelas e a Guerra de Canudos são alguns fatos históricos que levaram os autores desse período a realizarem críticas sociais, econômicas e políticas em suas obras.
Marco oficial do Modernismo brasileiro, a Semana de Arte Moderna aconteceu em São Paulo (SP) e reuniu artistas das mais diversas áreas no Theatro Municipal de São Paulo ao longo dos dias 13 e 18 de fevereiro de 1922.
A geração de 1930, segunda fase do modernismo brasileiro, compreende o período de 1930 a 1945. Foi influenciada, portanto, por um contexto histórico marcado por conflitos sociais e políticos, como a Revolução de 1930 e a Revolução Constitucionalista de 1932 (durante a Era Vargas), além da Segunda Guerra Mundial.
O modernismo no Brasil foi um longo período (1922-1960) que reuniu diversas características e obras, por isso, esteve dividido em três fases, também chamadas de gerações: Primeira fase modernista (1922-1930) - a fase heroica ou de destruição. Segunda fase modernista (1930-1945) - a fase de consolidação ou geração de 30.
A prosa da 2ª fase modernista caracteriza-se pelo regionalismo, pela relação do homem com o meio em que vive. A Literatura Brasileira já apresentava uma tendência regionalista.
Antes dos anos 20, são feitas em São Paulo duas exposições de pintura que colocam a arte moderna de um modo concreto para os brasileiros: a de Lasar Segall, em 1913, e a de Anita Malfatti, em 1917.
Entre seus principais organizadores, Guilherme de Almeida, Paulo Prado, Godofredo Silva Telles, Mário e Oswald de Andrade; esses dois últimos formaram, com o principal poeta modernista, Manuel Bandeira, aquela que ficou imortalizada como a tríade modernista, responsável por definir os novos parâmetros das letras ...
Principais Artistas
Mário de Andrade (1893-1945) Oswald de Andrade (1890-1954) Graça Aranha (1868-1931) Victor Brecheret (1894-1955)
O pré-modernismo aconteceu quando o Brasil passava pela transição da República da Espada para a República Oligárquica, que também ficou conhecida como República do Café com Leite, por conta do predomínio do comércio do café, em São Paulo e em Minas Gerais.
Nordeste: fenômeno do cangaço, fanatismo religioso centrado na figura do padre Cícero, Guerra de Canudos; Rio de Janeiro: revolta contra a vacina obrigatória contra a febre amarela e Revolta da Chibata; São Paulo: greves operárias; e. Sul: Guerra do Contestado.
PRINCIPAIS AUTORES E OBRAS DO PRÉ-MODERNISMOEUCLIDES DA CUNHA – OS SERTÕES.LIMA BARRETO – TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA.MONTEIRO LOBATO – URUPÊS / CIDADES MORTAS.AUGUSTO DOS ANJOS – EU.
Primeira fase do Modernismo: reconstrução da cultura brasileira, revisão crítica do passado histórico e das questões culturais, abolição da visão de colonizados, nacionalismo crítico, ironia, linguagem coloquial, crítica social.
A Semana de 1922
A Semana de Arte Moderna chocou parte da sociedade ao trazer uma nova visão sobre os processos artísticos. O evento foi a expressão da ruptura com o passado, da renovação de linguagem, da busca pela experimentação e da liberdade de criação e da ruptura com o passado.
Características do ModernismoLibertação da estética.Quebra com o Tradicionalismo.Liberdade para experimentações.Liberdade formal (versos livres, abandono das formas fixas, ausência de pontuação e etc)Linguagem com humor.Valorização do cotidiano.
Nomes essenciais nesse momento foram Lasar Segall (1891-1957) e Anita Malfatti (196-1964), que podem ser considerados os precursores da arte moderna no país, realizando exposições ainda nos anos 10.
Na arte moderna vê-se a influência da Revolução Industrial, das máquinas a vapor, do aumento das velocidades, da fotografia, do cinema, do avião, do estudo da mente entre outros elementos que contribuíram para a mudança do pensamento e das atitudes.
Lista dos principais artistas Modernistas brasileiros e estrangeiros, exemplos de pintores, músicos e escritores.- Anita Malfatti (pintora)- Di Cavalcanti (pintor)- Oswaldo Goeldi (pintor, ilustrador, desenhista e ilustrador)- Victor Brecheret (escultor)- Mario de Andrade (escritor)- Oswald de Andrade (escritor)
Na literatura brasileira, as principais características do Modernismo são: ... Busca pela linguagem brasileira. Nacionalismo. Ironia, humor e paródia.
Como fazer referência no final do trabalho?
O que substituir para untar a forma?
O que é violência moral exemplos?
Quando o se é conjunção integrante?
Como funciona a carta de quitação?
O que são gargalos de um exemplo?
Para que serve acender velas amarelas?
Quanto vale a moeda das Olimpíadas 2016?
Quais são os dois tipos de financiamento disponíveis?
Quanto tempo depois de uma cirurgia pode tomar banho de piscina?
Qual a importância do plano de aula na educação infantil?
Quais são as competências de um profissional de educação física?
Como aumentar a absorção de vitaminas?
O que é bom para limpar sofá de tecido?
Como fazer a cura do umbigo do bezerro?
Quais são os direitos do contrato por prazo determinado?
Quais são as piores novelas da Globo?