A indústria dos videogames tem no avanço tecnológico uma de suas mais marcantes características. Em pouco tempo, a tecnologia para gerar gráficos e sons evoluiu de simples blocos pouco coloridos, com sons sintetizados artificialmente, para polígonos tridimensionais realistas e sons orquestrados com instrumentos reais.
Um jogo eletrônico, também denominado videojogo, é um jogo no qual o jogador interage através de periféricos conectados ao aparelho, como controles (joysticks) e/ou teclado com imagens conectados a um computador e um monitor.
As maiores evoluções dos jogos eletrônicos estão ligadas principalmente com o desenvolvimento tecnológico dos computadores. A microeletrônica proporcionou um aumento muito grande no poder computacional ao longo das últimas décadas.
O aumento na popularidade dos jogos eletrônicos desencadeou no surgimento do mercado de e-sports, ou seja, esportes eletrônicos. A indústria, apesar de recente, cresce exponencialmente a cada ano, com o surgimento de competições internacionais de games como League of Legends, que é jogado no computador.
Em resumo os jogos possuem um certo número de características comuns que permite que sejam classificados como elementos de um jogo:Jogador;Adversário;Interatividade;Deve existir regras;Deve existir objetivo;Condições de vitória, empate e derrota;Ser uma forma de entretenimento.
42 curiosidades que você vai gostar
Dessa explicação podemos extrair quatro características que são fundamentais para dizer se determinada prática é um esporte: 1) ter regras fixas; 2) a subordinação dessa prática a algum órgão oficial; 3) é uma atividade competitiva; 4) o atleta está sempre em busca de um tipo de recompensa maior do que o prazer de ...
Segundo Dondi e Moretti (2007), os jogos educativos são definidos como aqueles que possuem um objetivo didáti- co explícito e podem ser adotados ou adaptados para melho- rar, apoiar ou promover os processos de aprendizagem em um contexto de aprendizagem formal ou informal.
Os jogos eletrônicos trazem muitos benefícios aos seus usuários, desde que tenham como objetivo principal influências positivas e utilizados corretamente. Eles melhoram o raciocínio, a lógica, a percepção motora, auxilia na tomada de decisão, além de melhorar as estratégias de seus jogadores.
Estudos apontam que os “games” podem promover o desenvolvimento de funções cognitivas, na medida em que aprimoram a noção espacial e promovem habilidades visuais e motoras. O cérebro aprende a “pensar rápido”, o que exige conexões neuronais específicas. Até ai, tudo de bom.
Os jogos eletrônicos possuem grande influência em meio a sociedade atual, já que são considerados uma forma de “fuga social”, dessa forma, os mesmos possuem uma influência enorme para com as pessoas, sendo essa influência tanto positiva, como função de aprendizado e desenvolvimento de estímulos cognitivos, como ...
O Playstation também trouxe outros avanços tecnológicos, como o cartão de memória, por exemplo, que possibilitava ao jogador salvar dados de um jogo e continuar do ponto em que parou.
Saiba quais são os principais benefícios do videogameMelhora a coordenação motora. ... Auxilia o raciocínio lógico. ... Desenvolve a capacidade de tolerância a frustrações. ... Cria oportunidades profissionais. ... Promove o sedentarismo. ... Pode gerar problemas sociais. ... Agrava problemas de postura.
Benefícios de aprendizado e desenvolvimentoUma ótima fonte para desenvolver habilidades de aprendizagem precoce para crianças menores. ... Aumenta a memória, a velocidade do cérebro e a concentração. ... Melhoria nas habilidades de multitarefa. ... Desenvolver habilidades para futuras carreiras.
MOBA, FPS, MMO, RPG? Conheça os gêneros de games eletrônicos mais popularesFPS (First Person Shooter) ... Battle Royale. ... MOBA (Multiplayer Online Battle Arena) ... RPG (Role-Playing Game) ... MMO e MMORPG (Massively Multiplayer Online) ... Sandbox.
Os jogos propiciam o desenvolvimento de habilidades como atenção, memória, concentração, agilidade e criatividade, dentre outras. Os jogos eletrônicos, uma vez que ocupam lugar privilegiado na preferência das crianças e adolescentes, não podem ser ignorados no ambiente escolar.
Os jogos eletrônicos são uma ferramenta importante na construção da escola do futuro. Eles podem desenvolver nas crianças e nos adolescentes habilidades variadas, como atenção, interação, memória, raciocínio lógico, planejamento, tomadas de decisão, seleção visual, entre outras.
De acordo com o objetivo de cada faixa de aprendizado, os jogos eletrônicos na educação podem ser incluídos como ferramentas auxiliares. Na educação infantil, por exemplo, os estudantes podem aprender a conhecer as letras, fazer contas básicas, colorir, criar desenhos, etc.
“Os comportamentos influenciam no que se refere às questões emocionais e relacionais. Pessoas que passam horas jogando jogos violentos estão mais propensas a serem mais irritadas, a terem pensamentos mais negativistas, a serem mais imediatistas e a terem dificuldades nas relações interpessoais”, disse Caroline.
Os games e jogos eletrônicos, além de incentivar o estilo de vida sedentário e os maus hábitos alimentares, eles podem gerar outras categorias de problemas, como: o vício, o aumento da violência e de doenças como a depressão.
A dependência de jogos eletrônicos e sua influência no dia a dia dos mais jovens não param de suscitar debates e controvérsias. Um relatório da Associação Americana de Psicologia, baseado em mais de 100 estudos, concluiu que jogos de guerra, luta e tiro podem estimular a agressividade.
Damos-lhe, de seguida, alguns exemplos de jogos didáticos que pode proporcionar ao seu filho, com benefícios no seu crescimento.Jogos de criação e construção. ... Livros. ... Jogos de tabuleiro. ... Jogos de expressão corporal. ... Puzzles e quebra-cabeças. ... Jogos científicos. ... Jogos digitais.
Nesse sentido, os jogos educativos são ferramentas que incentivam o engajamento, o aprendizado e a educação, atraindo crianças e também adultos. Por meio dos jogos educativos, os participantes podem desenvolver a imaginação, a concentração, o raciocínio lógico, as habilidades motoras e também sociais, por exemplo.
São considerados ambientes de aprendizagem que não fornecem o conteúdo diretamente ao aluno, mas que utilizam-se do cognitivismo, ou seja, o aluno aprende através da busca, da descoberta e do raciocínio.
Confira os 7 benefícios dos jogos para criançasDivertem e entretêm a criança. ... Aumentam o foco e a concentração. ... Ajudam no controle das emoções. ... Auxiliam o desenvolvimento de habilidades de interpretação. ... Fortalecem os vínculos familiares. ... Mostram a importância do respeito às regras. ... Contribuem para o ensino da língua inglesa.
As vantagens e desvantagens do videogame para a saúdeAgilidade no raciocínio. ... Criatividade. ... Menos agressividade em meninas que jogam ao lado dos pais. ... Menor controle emocional e cognitivo. ... Obesidade. ... Pouco exercício, mesmo nos jogos de movimentos ativos.
O que é carga horária reduzida?
Como financiar dinheiro para construir?
O que são linfócitos típicos no hemograma?
O que é coparticipação Movida?
Como combater o vício do jogo?
Como os animais invertebrados andam?
Quantos batimentos por minuto em repouso é normal?
Como se locomover em Santorine?
Qual a importância do figurino na commedia dell'arte?
Quais os tipos de núcleos que podemos encontrar em cadeias aromáticas Polinucleadas?
Qual a religião dos argelinos?
Como se deslocar em Barreirinhas?
O que são manguezais e qual a sua importância?
Como tirar pelos dos dedos das mãos?